TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO QUÍMICA

Por:   •  5/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 2

3. PARTE EXPERIMENTAL

3.1 - Materiais e Reagentes

1.Bico de Bulsen

2. Becker

3. Haste com alça de platina

4. Solução de cloreto de sódio (NaCl)

5. Solução de cloreto de potássio (KCl)

6. Solução de cloreto de cálcio (CaCl2)

7. Solução de cloreto de estrôncio (SrCl2)

8. Solução de cloreto de bário (BaCl2)

9. Solução de cloreto de lítio (LiCl)

10. Solução de cloreto de cobre (CuCl2)

3.2 – Procedimento Experimental

Inicialmente, mergulhou-se a haste com alça de platina, sendo altamente resistente ao calor (temperatura de fusão alta) e levou-o à chama, para verificar se não estava contaminado. Procedendo esta operação, mergulhou-se a haste nas soluções a serem analisadas e levando-os ao ponto da chama que permitiu a melhor visualização da cor emitida. Repetindo o procedimento a fim de analisar detalhadamente cada solução, anotou-se o nome da substância presente na solução e a coloração da chama.

A cor que será propagada na ponta superior da chama é ocorrida no primeiro segundo, caso não tenha feito assepsia da haste a mesma pode já estar contaminada com um outro íon metálico, para ter uma certeza da cor deve ser feito várias vezes para obter a certeza.

Analisando os resultados obtidos pode-se concluir que, cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. Uma observação feita em relação aos elementos Estrôncio e Cálcio são que ambos estão na mesma família mas em camadas de valência diferente, por isso ao visualizar percebe-se uma semelhança, assim como no Sódio e Potássio, estando na mesma família mas em período mais abaixo, possuindo uma semelhança em suas cores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (30.2 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com