TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Teor de Íon Magnésio

Por:   •  10/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

BACHARELADO EM QUÍMICA

DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÍON MAGNESIO EM AMOSTRA DE LEITE DE MAGNÉSIA

MOGI DAS CRUZES

2017


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        OBJETIVO        5

3.        MATERIAIS E MÉTODOS        6

4.        RESULTADOS E DISCUSSÕES        7

5.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

6.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10


  1. INTRODUÇÃO

. Titulação é o processo no qual se mede quantitativamente a capacidade de uma substância se combinar com outra. A titulação consiste em adicionar controladamente, por intermédio de uma bureta, uma solução (titulante) sobre outra solução (titulado) que normalmente está em um erlenmeyer até que a reação complete. Uma das soluções tem que ter a concentração exatamente conhecida e a concentração da outra solução é determinado por comparação.

O ponto onde ocorre o fim da reação é chamado ponto de equivalência ou ponto final teórico. O fim da titulação deve ser identificado por alguma mudança no sistema que possa ser perceptível ao olho humano ou a algum equipamento de medida.  Nas titulações visuais usa-se um reagente auxiliar, o indicador, que deverá provocar uma mudança visual na solução que está sendo titulada, devido a uma reação paralela deste com o titulante. O ponto onde isto ocorre é denominado ponto final da titulação. Em uma titulação ideal o ponto final coincide com o ponto de equivalência. Na prática, no entanto, ocorre uma pequena diferença entre esses dois pontos que representa o erro da titulação.  O indicador e as condições experimentais devem ser selecionados de modo que a diferença entre o ponto final e o ponto de equivalência seja tão pequena quanto possível.

Os métodos volumétricos podem ser classificados em diretos ou indiretos:

 (a) Método direto ou titulação direta: por este método a espécie a ser determinada reage diretamente com a solução padrão.

 (b) Método indireto ou Titulação indireta ou Titulação de retorno ou Contratitulação: esse método consiste em adicionar um excesso, exatamente conhecido, da solução padrão ao analito e depois determinar a parte desse excesso que não reagiu com outra solução padrão.

A titulação do Mg(OH)2 deve ser feita de maneira indireta, por ser pouco solúvel, faz com que a determinação do ponto de equivalência seja difícil. Para evitar esse problema, o procedimento adotado é fazer com que a reação de neutralização do hidróxido de magnésio ocorra totalmente através da adição de uma quantidade excessiva da solução de ácido padrão secundário, no caso HCl.   Em seguida, o excesso de ácido é titulado com uma solução-padrão básica secundária, NaOH.


  1. OBJETIVO

Determinar o teor de Mg2+ em amostra de leite de magnésia.


  1. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1. Materiais

  • Garra para bureta;
  • Balança analítica;
  • Suporte universal;
  • Erlenmeyer de 250 mL;
  • Bureta de 50 mL;
  • Pipetas volumétricas 20 mL;
  • Béquer de 100 mL;
  • Espátula.

3.2. Reagentes

  • Ácido clorídrico (HCl);
  • Hidróxido de sódio (NaOH);
  • Leite de magnésia;
  • Água destilada;

3.3. Métodos

Pesou-se aproximadamente 1,00 g da amostra de leite de magnésia numa balança analítica e transferiu-se a amostra com 50 mL de água destilada para um erlemeyer, repetiu este procedimento para outros dois erlenmeyers.

Adicionou-se posteriormente através de uma pipeta volumétrica, 20 mL da solução de HCl (0,1302 mol.L-1) e 3 gotas do indicador fenolftaleína para cada um dos erlenmeyers. Titulou-se o excesso da solução de HCl com a solução padrão de NaOH (0,0992 mol.L-1) até o aparecimento da coloração rósea.


  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Na determinação da pureza de hidróxido de magnésio contido no leite de magnésia comercial, este é titulado com solução de ácido clorídrico e posteriormente com o excesso de HCl titulou-se com a solução padrão de Hidróxido de sódio. A reação química é descrita a seguir:

Mg(OH)2(s) + 2H+(excesso)          2H2O + Mg2+[pic 1]

H+(que não reagiu) + OH-(titulante)  [pic 2]   H2O

A titulação foi feita em triplicata e ao final do ponto de viragem foi anotado o valor do volume de HCl consumido para efeito de otimização de resultados e realização dos cálculos. Os dados anotados podem ser verificados a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (168.5 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com