TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Acadêmico

Por:   •  15/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 4

Aluna: Dejazete Alves da Cunha Ferreira Filha

3. Na tecnologia de concreto, qual a diferença de massa unitária e massa específica de um determinado agregado?

- Massa unitária: Segundo a NBR 7810 a massa unitária é a massa da unidade de “volume aparente” do agregado, isto é, incluindo na medida deste volume os vazios entre os grãos. Para a determinação, basta colocar o material em um recipiente de dimensões previamente conhecidas, medir, retirar a massa do recipiente, fazer a razão entre a massa do material pelo seu volume.

- Massa específica: É definida como a massa do material por unidade de volume, excluindo os poros internos das partículas (vazios). Para medição a NRB estabelece o procedimento do frasco de Chapman, onde uma massa de aproximadamente 500g do material é posto dentro do recipiente, coloca-se água até a marca dos 200mL e são feitas agitações para a água preencher os lugares dos vazios entre partículas, depois é só dividir a massa pelo volume subtraído de 200.

4. Explique o que é o fenômeno de inchamento dos agregados e porque não acontece nos agregados graúdos?

- O inchamento do agregado miúdo, de acordo com a NRB 6467 é definido como a variação de volume aparente do material provocado pela absorção de água livre pelos grãos e que incide sobre a sua massa unitária. Eles têm grande capacidade de retenção de água, por isso, é indispensável na preparação do cimento para o traço do volume. Já o agregado graúdo, até acontece o fenômeno de inchamento, mas a absorção é muito pequena para provocar uma variação significativa na sua massa unitária, pois tanto a água absorve com facilidade como pode ser retirada. 

5. Descreva, de forma sucinta, como é o processo de produção da cal e quais os tipos de cales hidratadas encontradas no mercado?

-  A produção de cal, tem como primeira etapa a mineração, com perfuração e extração de calcário, que é a matéria prima da cal, fazendo o descarte dos materiais que não atendam os interesses comerciais. O calcário é classificado de acordo com as suas especificações granulométricas que, dependendo do material, podem ser direcionados para moagem. Depois, a brita calcária é transportada até os fornos de calcinação para elevar sua temperatura e transformar o calcário em cal virgem. Assim, na moagem, é feita uma classificação granulométrica para cada produto hidratar a cal e direcioná-la para o ensacamento. Por fim, a cal é dividida em porções comerciais (8 – 15 – 20Kg, etc.) onde é estocada ou comercializada.

6. Cite e explicite qual a funcionalidade dos principais ensaios de controle tecnológico do cimento?

- Peneiramento: Consiste em passar uma amostra de cimento para verificar se a sua granulometria atende aos requisitos de uso. Esse ensaio pode identificar se houve infiltração da umidade no saco de cimento.

- Granulometria por difração a laser: Com o auxílio de uma máquina de raio laser, é possível determinar com uma alta precisão as faixas granulométricas do cimento.

- Área superficial Blaine (AS): É feita uma comparação com uma amostra de cimento através do método de permeabilidade ao ar, dependendo dos grãos que compõem a amostra.  

7. Quais os 4 principais compostos potenciais do clínquer e qual a funcionalidade deles?

- Silicato do cálcio 3: Nos clínqueres, pode se apresentar na forma de estruturas polimórficas que modificam diretamente na temperatura de uso de cimento Portland que, quando hidratado, formam os silicatos de cálcio hidratado que ocupam os espaços ocupado pela água.

- Silicato de cálcio 2: Nos clínqueres, pode se apresentar na forma de estruturas polimórficas que modificam diretamente na temperatura do uso de cimento Portland que, quando hidratado formam os silicatos de cálcio hidratado que ocupa os espaços ocupados pela água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com