TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que são fontes de energia?

Por:   •  7/8/2022  •  Projeto de pesquisa  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 3

O que são fontes de energia?

As fontes de energia são recursos naturais ou artificiais usados para obter energia, que podem ser renováveis e não renováveis.

No mundo moderno seria impossível viver sem o aproveitamento de fontes de energia, que incluem a luz do sol, o vento, o petróleo, o carvão, energia nuclear e outros.

As fontes de energia também podem ser classificadas como primárias ou secundárias. As fontes de energia primárias são as fontes disponíveis na natureza, antes de serem convertidas ou transformadas, como são os casos dos combustíveis crus, o gás natural é um exemplo, da energia solar, eólica, entre outras. Quando tais fontes são transformadas ou convertidas, essas são classificadas como fontes de energia secundárias, como é o caso da gasolina, eletricidade, gasóleo, vapor etc. 

Fontes de energia não renováveis

Fontes não renováveis são recursos que podem acabar, tendo o esgotamento em longo ou curto prazo. São também consideradas fontes de energia “sujas”, pois a sua utilização provoca danos ao meio ambiente.

São exemplos de fontes não renováveis de energia:

Petróleo: é o combustível fóssil mais conhecido e mais utilizado no mundo. De origem orgânica, ele é formado pela deposição de restos de animais e vegetais em meios marinhos ou terrestres, que, com o passar do tempo geológico, foram soterrados sob diversas camadas de sedimentos e submetidos a elevados níveis de temperatura e pressão.

Carvão Mineral: é um combustível fóssil muito antigo e, atualmente. É formado com base em resíduos orgânicos de vegetais provenientes de grandes florestas soterradas. Por causa do tempo, da pressão, do calor, das bactérias e de outros agentes anaeróbicos, transformou-se em uma massa carbonífera encontrada apenas em bacias sedimentares.

Energia nuclear: Energia produzida em um reator nuclear através da quebra de átomos de Urânio. Essa quebra libera energia que é convertida em eletricidade. Apesar de ser uma fonte de energia cara e considerada perigosa, em função do risco de vazamento da radioatividade, ela possui a vantagem de não emitir poluentes na atmosfera.

Gás natural: geralmente encontrado em jazidas subterrâneas ou produzido a partir de produtos agrícolas (chamado, assim, de biogás), ele é utilizado tanto como combustível para automóveis quanto para geração de energia elétrica.

Fonte de energia renovável

Fontes renováveis são ilimitadas, e jamais se esgotarão. São consideradas fontes de energia alternativas e uma possibilidade de mudar o modelo energético tradicional, pois sua disponibilidade é maior e causam menos impactos negativos no meio ambiente. O uso dessas fontes requer desenvolvimento tecnológico que as viabilize economicamente para que possam ser mais acessíveis à população.

São exemplos de fontes renováveis de energia:

Biomassa: A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção.

Solar: Energia solar é aquela proveniente do Sol. Esta energia é captada por painéis solares, formados por células fotovoltaicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com