TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é temperatura

Artigo: O que é temperatura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  Artigo  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 2

O que é temperatura?

Inicialmente antes de explicar qual o efeito da temperatura em uma determinada reação, vou comentar sobre o que é temperatura.

A temperatura é reconhecida como o nível de calor existente no ambiente, resultante, por exemplo, da ação dos raios solares ou nível de calor existente num corpo.

Essa e a minha concepção, mas em termos, mas complicados temperatura é uma grandeza física que mensura a energia cinética média de cada grau de liberdade, de cada uma das partículas de um sistema em equilíbrio térmico.

Uns dois aparelhos, mas usados para medir nossa temperatura corporal é o famoso termômetro, que nos ajuda a saber quando o nível de temperatura esta mais elevado..

Qual o efeito da temperatura sobre uma determinada reação?

De um modo geral, quando maior a temperatura mais rapidamente se processa um determinada reação, isso acontece pois a temperatura esta ligada a agitação das molécula.

Quanto mais calor, mais agitadas ficam as moléculas, ou seja se aumentar a temperatura aumenta o movimento das moléculas, e se as moléculas se movimentam mais ela se chocam mais, e com mais energia, diminuindo a energia de ativação e em consequência, aumenta se o numero de colisões, concluindo portanto a velocidade da reação também aumentara por essa razão.

Exemplo de reação do cotidiano

No nosso dia a dia podemos obsevar um exemplo de reação em que a temperatura influencia, quando estamos cozinhando e aumentamos a chama do fogão ou colocamos o alimento em uma panela de pressão, com isso o alimento ira atingir o grau de cozimento mais rápido.

Pois devido o almento da pressão exerida sobre a superficie do liquido, a sua temperatura de ebuliçao ira tambem aumentar e sera maior em relaçao as panelas comuns.Nessa reaçao vemos tamanha importancia que tem a temperatura para com os alimentos ficarem prontos com mas rapides.

Um aumento na pressão de P1 para P2 reduziu o volume de V1 para V1/2, acelerando a reação devido à aproximação das moléculas.

Na figura acima exemplifica, pois com a diminuição do volume no segundo recipiente, haverá um aumento da pressão intensificando as colisões das moléculas e em consequência ocorrera um aumento na velocidade da reação.

Muitas das vezes quando se deseja acelerar uma reação são empregadas substâncias denominadas catalisadores, que conseguem acelerar as reações, fazendo com que as moléculas reagentes formem novas substâncias com maior facilidade.

Um exemplo de catalisadores são os conversores catalíticos dos automóveis que fazem parte do sistema de escapamento dos veículos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com