TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O surgimento de uma reação química

Artigo: O surgimento de uma reação química. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Artigo  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

Reações químicas são transformações que ocorrem com uma ou mais substancias formando uma ou mais substancias novas. Quando ocorre uma transformação na matéria, há diversos fatores que podem indicar se essa transformação é de fato uma reação química, podem ser citados como exemplo, a liberação de calor, mudança de cor, mudança de odor, liberação de gás, formação de um solido, etc.

As reações químicas podem ser classificadas como reações de síntese, onde duas ou mais substancias reagem formando uma nova; reações de decomposição, que ocorrem quando a parti de uma substancia formam-se duas ou mais substancias novas; reações de simples troca, consistem em reações onde há dois reagentes e dois produtos, sendo uma substancia simples e uma composta nos dois casos; reações de dupla troca, consiste em reações onde há dois reagentes e dois produtos, sendo duas substancia compostas nos dois casos.

A ocorrência de uma reação química pode ser prevista com base em que: numa reação de simples troca, entre um metal e um sal, o metal que constitui a substancia simples deve ser mais reativo que o metal constituinte do sal; entre um metal e um acido, o metal que constitui a substancia simples deve ser mais reativo que o hidrogênio constituinte do acido; entre um ametal e um sal, o ametal que constitui a substancia simples deve ser mais reativo que o ametal constituinte do sal; numa reação de dupla troca, um dos produtos deve ser insolúvel ou volátil.

Outra reação química existente é a de Oxirredução, onde há perda e ganho de elétrons na reação. A perda de elétrons de um átomo em uma reação é chamada de Oxidação e o ganho de elétrons, de Redução, o elemento que perde elétrons, ou seja, que sofre a Oxidação é chamado de Agente Redutor e o que ganha, sofre Redução, é chamado de Agente Oxidante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com