TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem e Formação da Terra “Big Bang”

Por:   •  1/4/2017  •  Resenha  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 4

Origem e formação da Terra

 “big bang”

a) Segundo a teoria Evolucionista, o Universo se originou à partir de "a grande explosão" ou, em inglês, o big-bang, há mais ou menos 15 bilhões de anos.

b) Após a explosão, a temperatura inicial, começou a diminuir, dando origem aos átomos que formam a matéria, a partir dos prótons, elétrons e outras partículas.

c) Primeiro, os átomos se agruparam em nuvens de gases. Cerca de um bilhão de anos depois, as primeiras estrelas e galáxias surgiram.

Formação do sistema solar

a) Há 4,5 bilhões de anos a partir de uma nuvem de gás e poeira que girava ao redor de si mesma. Sob a ação de seu próprio peso, essa nuvem se achatou, transformando-se num disco, em cujo centro formou-se o sol.

b) Dentro do disco formado, iniciou-se um processo de aglomeração de materiais sólidos, que, ao sofrer colisões entre si, deram lugar a corpos cada vez maiores, os outros planetas.

Formação da terra

a) A Terra começou como uma pequena massa, que foi aumentando de volume devido às forças de atração gravitacional atraírem cada vez mais partículas ao seu redor.

b) O aumento de massa levou o interior da Terra a um aumento de pressão e de temperatura. Cerca de 12000°C à aproximadamente 4,5 bilhões de anos atrás.

c) Num determinado momento, inicia-se o resfriamento, devido ao bombardeamento por meteoros (que continham gotículas água em sua constituição) sobre o planeta. Formando-se então a crosta, juntamente com os mares e oceanos.

d) Pelo aquecimento e resfriamento, formaram-se os compostos químicos. Os mais pesados, afundaram-se na massa pastosa, constituindo o núcleo da Terra. Os mais leves permaneceram na superfície e, após consolidação, formaram a crosta terrestre, dando origem às rochas ígneas.

e) As atividades vulcânicas foram responsáveis pela formação dos mares e dos continentes.

f) A força de atração gravitacional da Terra prendeu gases ao seu redor, os quais passaram a compor sua atmosfera primitiva. Inicialmente, tais gases deveriam ser: o hidrogênio (H2), o metano (CH4), a amônia (NH3) e o

vapor d’água. Atualmente, a atmosfera terrestre é formada por gases diferentes, predominando o nitrogênio (N2), o Oxigênio (O2) e o (CO2), gás carbônico.

Composição e estrutura da terra

O planeta Terra compõe-se basicamente de atmosfera, hidrosfera e litosfera.

A atmosfera é a camada gasosa (gases e vapores) que nos envolve. A hidrosfera é o conjunto das massas líquidas (oceanos) e a litosfera é a camada rochosa sendo que a imensa variedade de materiais que a compõe recebe a denominação geral de rocha.

Existem vários tipos de rochas. Os principais tipos, classificados em função de sua origem são: Ígneas ou Magmáticas, Metamórficas e Sedimentares.

A estrutura e formação de minerais e rochas pode ser demonstrada em cinco níveis:

1. Formação dos elementos químicos.

2. Os elementos químicos se organizam em unidades poliédricas iniciais.

3. As unidades poliédricas formadas por átomos organizam a estrutura de um cristal.

4. Os cristais formam os grãos de minerais.

5. Os minerais agrupados formam as rochas.

Composição e estrutura da terra

O planeta Terra compõe-se de atmosfera, hidrosfera e litosfera.

A atmosfera é a camada gasosa (gases e vapores) que nos envolve. A hidrosfera é o conjunto das massas líquidas (oceanos) e a litosfera é a camada rochosa sendo que a imensa variedade de materiais que a compõe recebe a denominação geral de rocha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com