TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Alcanos, Alcenos, Alcinos

Por:   •  30/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.182 Palavras (9 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 9

ALCANOS

  • INTRODUÇÃO

        Os alcanos são hidrocarbonetos acíclicos saturados, ou seja, formado única e exclusivamente por carbono com ligações sigmas (sp³) e hidrogênio.

        Os alcanos também podem ser chamados de parafinas ou hidrocarbonetos parafínicos, pois são compostos pouco reativos em decorrência das suas moléculas serem apolares. Como consequência disso, as suas reações ocorrem com dificuldade, dessa forma, altas temperaturas, catalisadores, luz ultravioleta, entre outros, fazem-se necessários.

        Desta forma, no cotidiano, os alcanos tem um papel fundamental. O principal alcano que se utiliza dia-a-dia é o metano, também chamado de gás natural. Além do metano, todos os alcanos são combustíveis, por isso muitos deles são usados em nosso cotidiano. Por exemplo, os derivados de petróleo, como a gasolina e o óleo diesel, contêm uma mistura de alcanos, e o isqueiro possui o butano como gás combustível.

  • FÓRMULA GERAL DOS ALCANOS

A fórmula molecular de todos os compostos de alcanos obedecem a seguinte fórmula geral: CnH2n+2.

  • NOMENCLATURA DOS ALCANOS

Em geral, a nomenclatura dos alcanos é dada por:

PREFIXO (quantidade de carbonos) + INFIXO “an” + SUFIXO “o”

De acordo com a IUPAC, as nomenclaturas simples de Alcanos são dadas por:

Número de carbonos

Prefixo

Prefixo + Terminação ANO

1

Met

Metano

2

Et

Etano

3

Prop

Propano

4

But

Butano

5

Pent

Pentano

6

Hex

Hexano

7

Hept

Heptano

8

Oct

Octano

9

Non

Nonano

10

Dec

Decano

        Quando houver ramificações na cadeia, essas devem ser escritas à frente da cadeia principal, utilizando a terminação –IL ou -ILA. A cadeia principal é contada a partir da extremidade mais próxima da ramificação.

[pic 1]

2,2,4-trimetilpentano

        Se houver duas ramificações, deve-se nomeá-las em ordem alfabética

[pic 2]

                        

4-etil-3-metil-heptano

        Quando houver dúvida, a cadeira principal deve ser iniciada a contagem de carbonos mais próxima da ramificação que virá primeiro em ordem alfabética.[pic 3]

        

        

3-etil-4-metil-hexano

        Quando um composto orgânico sofre uma cisão homolítica, isto é, uma ruptura de ligação entre um átomo de carbono e um átomo de hidrogênio da cadeia, na qual cada átomo fica com um elétron da ligação; dizemos que se formou um radical. Assim, um radical orgânico é uma ramificação isolada, que não está ligada à cadeia. Visto isso, tais alcanos recebem a terminação -il ou -ila, no lugar de -ano.

Número de carbonos

Prefixo

Molécula

Radical

Nomenclatura

1

Met

CH4

CH3

Metil ou Metila

2

Et

C2H6

C2H5

Etil ou Etila

3

Prop

C3H8

C3H7

Propil ou Propila

4

But

C4H10

C4H9

Butil ou Butila

5

Pent

C5H12

C5H11

Pentil ou Pentila

  • PROPRIEDADES FÍSICAS DOS ALCANOS
  1. Força Intermolecular dos Alcanos (DIPOLO-DIPOLO)

A maioria das moléculas orgânicas possui um momento dipolo permanente apolares. A Acetona é exemplo dessas moléculas dipolo permanentes, pois o grupo carbonila que contem é altamente polarizado. As atrações dipolo-dipolo forçam as moléculas a se orientarem de modo que a extremidade positiva de uma molécula se direcione para a extremidade negativa da outra.

O momento dipolar é uma propriedade da molécula que resulta da separação de cargas devido às diferenças de eletronegatividades dos átomos envolvidos nas ligações. Não é possível medir o momento dipolar de uma ligação individual dentro de uma molécula. É possível apenas medir momento total da molécula, que é a soma vetorial dos momentos das ligações individuais.

Momento de dipolo elétrico

μ = Q x d

SI: Coulomb.metro

Debye: momento de dipolo originado pela separação de duas cargas de sinais opostos e mesma magnitude (uma unidade eletrostática de carga, 10-10 statCoulomb) separadas por 1 angstrom 1 D = 10-18 statC.cm = 3,33x10-30 C.m.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (220.9 Kb)   docx (107.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com