TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alcanos Petróleo

Por:   •  22/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.343 Palavras (6 Páginas)  •  721 Visualizações

Página 1 de 6

                [pic 1]

Trabalho de Orgânica I -

obtenção de alcanos a partir do Petróleo

Nomes: Andressa Pontes

              Letícia Dias

              Matheus Tavares

Professor: Júlio Borges

Turma: QUIM 231

                   O petróleo tem sua origem em pequenos seres, vegetais e animas, da orla marítima, que foram soterrados há milhões de anos. Pela ação de microorganismos, da pressão, do calor e do tempo, essa matéria orgânica foi transformada em petróleo.

O petróleo é um líquido escuro, oleoso, formado por milhares de compostos orgânicos, com grande predominância de hidrocarbonetos. Ele é classificado em bases:

  1. Petróleo de base parafínica – Quando predominam os alcanos.
  2. Petróleo de base asfáltica – quando predominam os hidrocarbonetos de massa molecular elevada.
  3. Petróleo de base naftênica – quando, além de alcanos, o petróleo é rico em cicloalcanos.
  4. Petróleo de base aromática – quando, além de alcanos, há até 25% a 30% de hidrocarbonetos aromáticos.

                 O petróleo se encontra em bolsões profundos, pode ser localizado em terra firma ou abaixo do fundo do mar. Para extrair petróleo, primeiramente, é necessário um trabalho de prospecção, a sua localização, que se deve de diversas maneiras, atualmente, com maior tecnologia mais facilmente é feito este processo. Quando um poço é perfurado podem ocorrer três hipóteses que são: um poço de gás natural, um de petróleo e pode jorrar água salgada, logo a perfuração deve ser feita na localização exata para o que se deseja (geralmente, poço de petróleo). O petróleo jorra de forma espontânea devido a pressão do gás natural, então ao diminuir essa pressão, será preciso bombear o petróleo por meio de técnicas mecânicas ou injeção de gás.

                 Depois de todo um processo, ele, vai para a refinaria, passar pela etapa de refino, onde vai sofrer separação e purificação de seus componentes e, esse refino é produzido através de alterações entre pressão e temperatura.

                 As próximas etapas são: cracking ou reforming. O primeiro, é a quebra de moléculas maiores do petróleo em moléculas menores por aquecimento, ou por aquecimento e catalisadores (É um processo de suma importância, pois permite aumentar a quantidade e melhor a qualidade da gasolina produzida). O reforming permite transformar hidrocarbonetos de cadeia normal em hidrocarbonetos ramificados, cíclicos e aromáticos, esse processo é importante para melhorar a qualidade da gasolina, pois hidrocarbonetos ramificados, cíclicos e aromáticos melhoram o desempenho da gasolina nos motores dos automóveis, por exemplo.

                 Um dos produtos mais importantes obtidos no refino de petróleo é a gasolina usada nos automóveis. Normalmente, a gasolina contém alcanos de C6H14 a C10H22, predominando, porém os compostos de fórmula C7H16 E C8H18. O que dá melhor desempenho ao motor de um automóvel é o 2,2,4-trimetil-pentano, vulgarmente chamado isooctano, a ele foi atribuído um índice de octanos, que é a octanagem, igual a 100. E o pior desempenho nos motores a explosão (que é o caso dos automóveis), é o heptano normal, pois a octanagem é igual a 0. Octanagem ou índice de octano é o índice da resistência à detonação de combustíveis usados em motores do Ciclo de Otto, tais como a gasolina. O índice faz relação de equivalência à resistência de detonação de uma mistura percentual de isooctano e heptano normal, por exemplo, quando se diz que uma gasolina tem índice de octanos igual a 70, significa que ela tem um desempenho idêntico ao de uma mistura de 70% de isooctano e 30% de heptano normal. Uma maneira de aumentar a octanagem é adicionar à gasolina os chamados antidetonantes, o mais utilizado atualmente é o éter metilterciobutílico (sigla MTBE do inglês methyl tertbutyl ether)  

                 O isooctano e outras moléculas de hidrocarbonetos ramificados são mais desejáveis do que moléculas de cadeia linear nas gasolinas comerciais.

[pic 2]           [pic 3]

Abaixo, uma tabela que lista os principais compostos da gasolina e suas propriedades de obtenção:

Constituintes

Processo de Obtenção

Faixa de Ebulição (ºC)

Índice de Octano Motor (Clear)

Butano

Destilação e processos de transformação

 -

101

Isopentano

Destilação, processos de transformação, isomerização

27

75

Alcoilada

Alcoilação

40 - 150

90 – 100

Nafta leve de destilação

Destilação

30 – 120

50 – 65

Nafta pesada de destilação

Destilação

90 – 220

40 – 50

Hidrocraqueada

Hidrocraqueamento

40 – 220

80 – 85

Craqueada cataliticamente

Craqueamento catalítico

40 – 220

78 – 80

Polímera

Polimerização de olefinas

60 – 220

80 – 100

Craqueada termicamente

Coqueamento retardo

30 – 150

70 – 76

Reformada

Reforma catalítica

40 – 220

80 - 85

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (216.9 Kb)   docx (119.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com