TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Instrumentos de Medida Linear

Por:   •  29/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  1.314 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS – CAMPUS URUAÇU

Karolayne Amábile Brito Borges

INSTRUMENTOS DE MEDIDA LINEAR

Metrologia

Uruaçu, 23 de setembro de 2018.

  1. INTRODUÇÃO

        O termo medição deriva do verbo medir, do latim metīri, que é o ato de medir; isto é, comparar uma quantidade com uma unidade de mesma magnitude com o propósito de ver quantas vezes a primeira está compreendida na segunda. A origem das unidades de medidas e instrumentos de medição está ligada essencialmente à necessidade de comparar, reproduzir e controlar objetos, alimentos etc.; vai desde a construção de casas proporcionais às mais diversas trocas e experimentos.

Primordialmente, as unidades de medidas lineares eram baseadas em partes do corpo humano, uma vez que era algo comum a todos, como o côncavo (distância entre o cotovelo e a ponta do dedo médio), a polegada (largura do dedo polegar), o pé (comprimento do membro indicado), a palma (largura da mão) e a jarda (distância entre o ombro e a ponta do dedo). Porém, ainda que facilitassem muito o trabalho cotidiano, ainda possuíam um grande problema: eram demasiadamente imprecisas, uma vez que cada pessoa possuía o comprimento diferente (embora elas ainda sejam usadas na atualidade, vale ressaltar que todas foram padronizadas de acordo com outras unidades de medida. O côncavo, por exemplo, tem 52,3 centímetros).

O primeiro passo para que as unidades de medidas se tornassem realmente padronizadas ocorreu na França, com o surgimento da unidade de medida toesa. Basicamente, consistia em uma barra de chumbo fixada na parede do Grand Chatelet que possuía cerca de 182,9 cm. Essa medida, no entanto, não era universal e quanto menos duradoura; com o tempo e devido agentes externos, acabou por dilatar-se e desgastar-se, tornando-se também imprecisa.

A confusão entre padrões de medida lineares diferentes e imprecisos começou a caminhar para o fim por volta de 1970, quando o governo francês, novamente, selecionou um comitê composto por cinco cientistas matemáticos afim de criar uma nova unidade de medida universal e que possuísse múltiplos viáveis. Deixando o corpo humano de lado, a comissão decidiu criar uma grandeza baseada na décima milionésima parte da distância do equador ao polo terrestre, com múltiplos e submúltiplos decimais. a qual foi batizada de metro, do grego “o que mede”. Desde então, essa unidade de medida se tornou cada vez mais popular e exata, fazendo parte do Sistema Internacional de Medidas (SI) como unidade de comprimento oficial.

Com efeito, podemos facilmente notar o quão importante as unidades de medidas e instrumentos de medição lineares ou não são para humanidade, sendo necessariamente importante para diversas áreas das exatas, das humanas, das linguagens e das biológicas. Tanto é que hoje temos a metrologia, a ciência que estuda as mais diversas medições.

Com o tempo, é claro, além de ter-se unidades de medidas padronizadas exatas, se fez ainda mais necessário possuir instrumentos que permitissem ao ser humano medir as mais diferentes e variáveis superfícies com igual exatidão. Embora sejam muitos os instrumentos de medição, nos limitaremos aqui a apresentar os lineares de maior importância e presentes mais cotidianamente no ramo da química.

  1. INSTRUMENTOS DE MEDIDA LINEARES
  1. Régua Graduada

[pic 1]

A régua graduada ou articulada é um dos instrumentos de edições mais simples e comuns, consiste em traços da escala do centímetro (o qual é divido em dez partes, cada uma correspondendo a um milimetro) ou polegadas (para o sistema inglês) gravadas, geralmente, em uma lamina de aço-inoxidável. É usada para medições com margem de erro amissível a menor graduação, sendo esta a de 0,5mm ou 1/32”.

  1. Trena

[pic 2]

A trena ou fita métrica também segue a mesma lógica da régua graduada, sendo uma escala composta por unidades de medidas métricas, o centímetro e o milimetro, e, no sistema inglês, de polegadas, sendo assim uma espécie de régua flexível presa a um “estojo” que permite guardá-la. É usada para efetuar maiores medições e pode ser feita de pano, plástico, fibras de vidro ou metal.

  1. Metro Articulado

[pic 3]

Seguindo o mesmo princípio, é um instrumento fabricado de madeira ou alumínio que segue na escala do centímetro ou da polegada. Para usá-lo em uma medição, faz-se necessário colocar o zero em uma das extremidades a se medir; o que corresponder na outra ponta é o resultado final da medição.

 

  1. Paquímetro

O paquímetro é um instrumento de medida linear usado para dimensões internas, externas e de profundidade. Sua estrutura principal é uma régua graduada, como visto acima, com um cursor, o qual permite o livre movimento. É feito normalmente de aço-inoxidável e é usado para a medições mais precisas de matérias ainda mais pequenos. Como legendado na foto a baixo, é composto por: encostos; 2: orelhas; 3: haste de profundidade; 4: escala inferior (graduada em mm); 5: escala superior (graduada em polegadas); 6: nônio ou vernier inferior (mm); 7: nônio ou vernier superior (polegada); e 8: trava.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (247 Kb)   docx (98.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com