TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Modelos, Instrumentos, Medidas

Por:   •  19/8/2022  •  Exam  •  2.349 Palavras (10 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

QUESTÕES AVALIATIVAS

Disciplina

Modelos, Instrumentos, Medidas e Indicadores

Nº 1

Capítulo: 1

Subtítulo: Avaliação de desempenho

Nível: fácil

Avaliar é um ato inerente à condição humana. Tecemos avaliações informais a todo momento, tanto com relação aos outros quanto com relação a nós mesmos [a](DALBEN, 2005).

DALBEN, Â. I. L. de F. Avaliação escolar. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 11, n. 64, jul./ago. 2005.

De acordo com Dalben (2005), as ações avaliativas fazem parte do nosso cotidiano. Desde as situações mais simples até as mais complexas exigem que façamos algum tipo de avaliação. Sabendo disso, responda: qual é a principal função da avaliação? Marque a alternativa que melhor se alinha às ideias do autor.

A

Segundo o autor, a avaliação tem como principal função subsidiar tomadas de decisão.

B

Segundo o autor, a avaliação tem como principal função reduzir conflitos entre as pessoas.

C

Segundo o autor, a avaliação tem como principal função mapear zonas de risco.

D

Segundo o autor, a avaliação tem como principal função reduzir nossa fragilidade diante do outro.

2

Modelos, Instrumentos, Medidas e Indicadores

Capítulo: 1

Subtítulo: Avaliação de desempenho

Nível: Fácil

Contextualização

Na década de 1960, o pesquisador norte-americano chamado James S. Coleman e seus colaboradores buscaram descrever a distribuição diferencial das oportunidades educacionais nos Estados Unidos. Os resultados da pesquisa feita com mais de 500 mil estudantes foram denominados Relatório Coleman.[b]

Enunciado

Os resultados do Relatório Coleman demonstraram que o desempenho escolar dos mais de 500 mil estudantes pesquisados não dependia apenas de seu potencial cognitivo. De qual outra importante variável Coleman afirmou depender o desempenho escolar?

A

O desempenho escolar dependia da realidade social dos alunos.

B

O desempenho escolar dependia do interesse dos professores em ensinar.

C

O desempenho escolar dependia da estrutura familiar dos alunos.

D

O desempenho escolar dependia da forma como as avaliações eram elaboradas.

3

Modelos, Instrumentos, Medidas e Indicadores

Capítulo: 1

Subtítulo:  Avaliação de desempenho

Nível: médio

Contextualização

A avaliação não está alheia ao contexto no qual está inserida, uma vez que o ato avaliativo é permeado e dimensionado pelo contexto social, pelos atores envolvidos e pela prática pedagógica. [c]

Enunciado

Sabendo da necessidade de se considerar o contexto durante a construção de uma avaliação de desempenho, marque a alternativa que melhor define como devem ser estruturadas as tarefas avaliativas.

A

As tarefas devem ser estruturadas de forma a produzir significado para o sujeito, utilizando elementos que façam parte do seu dia a dia, sempre que possível.

B

As tarefas devem ser estruturadas de maneira padronizada, para que o contexto não influencie nos resultados avaliativos.

C

As tarefas devem ser estruturadas com antecedência e revisadas junto aos alunos, facilitando o acerto no momento da prova.

D

As tarefas devem ser estruturadas pelos próprios estudantes, em um movimento de garantia da autonomia da aprendizagem.

4

Modelos, Instrumentos, Medidas e Indicadores

Capítulo: 1

Subtítulo: Um passeio pela história das avaliações de desempenho

Nível: médio

Contextualização

Na era da pedagogia tradicional, entre os séculos XVI e XVIII, predominava a aplicação de exames para verificação do nível de aprendizagem, para ingresso no serviço público e como forma de ascensão social.[d]

Enunciado

Nesse contexto, o ato avaliativo estava distante do propósito de ajustar metodologias ou refletir sobre as práticas de ensino. Marque a alternativa que melhor explica o objetivo das avaliações dessa época.

A

Na era da pedagogia tradicional, avaliar é sinônimo de examinar quanto conhecimento alguém consegue acumular por simples conferência.

B

Na era da pedagogia tradicional, as avaliações tinham como objetivo a distribuição de cargos entre membros da realeza.

C

Na era da pedagogia tradicional, avaliar é sinônimo de status social. Só eram avaliados aqueles considerados mais inteligentes.

D

Na era da pedagogia tradicional, as avaliações tinham como objetivo definir punições e castigos para aqueles que não alcançavam boas notas.

5

Modelos, Instrumentos, Medidas e Indicadores

Capítulo: 1

Subtítulo: Um passeio pela história das avaliações de desempenho

Nível: difícil

Contextualização

No início do século XX os estudos da área da psicologia comportamental estão em franco desenvolvimento e os padrões teóricos e metodológicos ligados à mensuração de habilidades e aptidões caminham para a medição a partir de testes padronizados. Aqui, a área da psicologia passa a construir testes que se propõem a medir inteligência e comportamento humanos. Neste contexto, aqui no Brasil, surge a pedagogia tecnicista[e].

Enunciado

Sabendo que a pedagogia tecnicista foi fortemente influenciada pela psicologia comportamental, responda: qual foi a influência da psicologia comportamental para as avaliações escolares da época?

A

A avaliação escolar passa a ser sobremaneira técnica, pensada em formato de testes ou provas que tinham como objetivo quantificar resultados.

B

A avaliação escolar ganha um caráter humanizado, em que passa a ser considerado o processo de aprendizagem e não somente o resultado.

C

As avaliações escolares ganham respaldo das linhas de pesquisa cognitivistas e passam a ser mais assertivas, conseguindo mensurar inteligência.

D

As avaliações escolares passam a serem elaboradas por psicólogos e demais profissionais capazes de avaliar o contexto escolar.

6

Modelos, Instrumentos, Medidas e Indicadores

Capítulo: 1

Subtítulo: Um passeio pela história das avaliações de desempenho

Nível: difícil

Contextualização

A partir de 1960, a avaliação quantitativa passa a ser questionada e o conceito de avaliação qualitativa passa [f]a ganhar espaço. O método qualitativo de avaliar se propõe que o sujeito seja compreendido em sua complexidade, passando a considerar todo o processo de desenvolvimento da aprendizagem.

Enunciado

Sobre o método qualitativo de se avaliar estudantes, analise as afirmações e marque a única que descreve corretamente um dos objetivos deste tipo de avaliação.

A

Buscar significados para além dos números, mas sem dispensar os métodos quantitativos.

B

Substituir completamente o método quantitativo, que não havia tido sucesso.

C

Avaliar por meio de observação, eliminando as rotinas de provas e exames.

D

Avaliar qualidades dos estudantes, de maneira subjetiva, baseada na psicologia moderna.

7

Modelos, Instrumentos, Medidas e Indicadores

Capítulo:1

Subtítulo: aprendizagem, afetividade e complexidade: aspectos a serem considerados no processo avaliativo

Nível: difícil

Contextualização

Como seres integrais, não podemos aprender somente com o cognitivo. As emoções, os contextos sociais, a história, os sentimentos, sempre são participantes ativos dos processos de aprendizagem e refletem nos resultados das avaliações escolares.

Enunciado

Sabendo que somos seres integrais de características únicas e indissociáveis, marque a alternativa que melhor explica a maneira como aprendemos.

A

Aprendemos de maneira complexa e não linear.

B

Aprendemos com mais facilidade na infância e menos facilidade na vida adulta.

C

Aprendemos com mais facilidade fora da escola do que dentro dela.

D

Aprendemos melhor quando conseguimos nos desconectar do passado.

8

Modelos, Instrumentos, Medidas e Indicadores

Capítulo: 1

Subtítulo: O currículo escolar e sua relação com a avaliação da aprendizagem

Nível: médio

Contextualização

O currículo é um equipamento organizador do processo educativo, uma espécie de norteador daquilo que se espera que seja aprendido pelo conjunto de educandos que se propõem a alcançar determinado grau de formação.[g]

Enunciado

Com base no conceito de currículo exposto, marque a alternativa correta com relação às definições que devem ser feitas pela instituição de ensino no processo de construção do currículo.

A

Deve-se definir o tipo de sujeito se deseja formar; os conteúdos mínimos para a sua formação; os valores e os saberes que precisam ser construídos junto aos estudantes.

B

Deve-se definir a carga horária das disciplinas; a metodologia de aprendizagem; a formação dos professores e o custo aproximado por estudante.

C

Deve-se definir a periodicidade das reuniões de professores; o calendário anual de eventos e a faixa etária dos estudantes.

D

Deve-se definir as atividades extracurriculares; os valores que precisam ser construídos junto aos estudantes e as disciplinas ofertadas.

9

Modelos, Instrumentos, Medidas e Indicadores

Capítulo: 1

Subtítulo: O currículo escolar e sua relação com a avaliação da aprendizagem

nível: difícil

Contextualização

O currículo é aquilo que se planeja, mas também é aquilo que se pratica, pois ele não é inerte, ao contrário disso, o currículo se movimenta e se aprimora ao passo que se dão as relações entre educadores e educandos, de forma que os alunos também são capazes de produzir currículo, na medida em que produzem conhecimento (YOUNG, 2014).  

YOUNG, M. Teoria do currículo: o que é e por que é importante. Cadernos de Pesquisa [on-line], v. 44, n. 151, p. 190-202, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053142851. Acesso em: 03 jul. 2022.

Enunciado

Entendendo que o currículo está em constante movimento e que os alunos também produzem currículo, marque a alternativa que expressa corretamente a relação entre as avaliações de aprendizagem e o currículo escolar.

A

Os resultados das avaliações de aprendizagem servem como base para a construção e para as correções de rota do currículo escolar.

B

As avaliações de aprendizagem fazem parte do currículo e suas datas, metodologias e peso devem estar previstas no currículo escolar.

C

É o currículo quem define a metodologia das avaliações de aprendizagem, portanto, estas devem respeitar a concepção educativa do Estado.

D

Se o currículo é definido pelo Estado e os objetivos de aprendizagem pela escola, as avaliações devem servir para medir a eficácia do programa vigente.

10

Modelos, Instrumentos, Medidas e Indicadores

Capítulo: 1

Subtítulo: O papel da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na construção do currículo escolar

Nível: fácil

Contextualização

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) se constitui em um documento regimental, que estabelece os objetivos gerais da educação no Brasil, desde a educação infantil até o último ano do ensino médio. Portanto, a BNCC não é o currículo em si.

Enunciado

Observando o papel da BNCC como subsídio para a construção dos currículos escolares, responda: O que a BNCC define?

A

A BNCC define as habilidades e conhecimentos que se espera desenvolver junto aos estudantes brasileiros.

B

A BNCC define a carga horária das disciplinas na educação básica, bem como a distribuição destes na grade curricular.

C

A BNCC define o tipo de cidadão e os valores que o Estado espera formar na educação básica.

D

A BNCC define as práticas metodológicas e os desafios de aprendizagem que devem ser propostos na educação básica.

11

Modelos, Instrumentos, Medidas e Indicadores

Capítulo: 1

Subtítulo: políticas internacionais e o currículo escolar

Nível: médio

Contextualização

A escola é um organismo social e sobre esta afirmativa não restam dúvidas. Dessa forma, as instituições escolares são inevitavelmente atravessadas por questões políticas, interesses e objetivos globais. [h]

Enunciado

Os reflexos das diretrizes globais na educação brasileira estão expressos na própria caracterização das competências gerais propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Marque a alternativa que correta com relação aos valores globais expressos na BNCC.

A

As competências gerais expressam valores de igualdade e sustentabilidade alinhados ao Pacto Global.

B

As competências gerais expressam valores morais e religiosos dos países ocidentais membros do Mercosul.

C

As competências gerais expressam valores de igualdade, fraternidade e liberdade, lema da Revolução Francesa.

D

As competências gerais expressam valores de justiça, paz e união, propostos pela Organização das Nações Unidas em 2017.

12

Modelos, Instrumentos, Medidas e Indicadores

Capítulo: 1

Subtítulo: Justiça curricular

Nível: médio

Contextualização

A ideia de justiça curricular surge da necessidade de pensarmos no respeito aos valores culturais e territoriais dos educandos, no sentido de considerar as desigualdades sociais no âmbito dos estudos curriculares.[i]

Enunciado

Para que se possa garantir a justiça curricular, qual o principal aspecto a ser observado na construção do currículo?

A

O contexto no qual os cidadãos estão inseridos.

B

A renda per capita da cidade onde a escola está inserida.

C

O nível de acesso à cultura dos cidadãos.

D

O índice de violência e criminalidade da região.

13

Modelos, Instrumentos, Medidas e Indicadores

Capítulo: 1

Subtítulo: métodos de avaliação do desempenho humano

Nível: difícil

Contextualização

A subjetividade pode ser descrita como “o sistema de significações e sentidos subjetivos em que se organiza a vida psíquica do sujeito e da sociedade, pois subjetividade não é uma organização intrapsíquica que se esgota no indivíduo, mas um sistema aberto e em desenvolvimento que caracteriza também a constituição dos processos sociais” (GONZALEZ REY, 2003, p. 8).

GONZÁLEZ REY, F. Sujeito e subjetividade: uma aproximação histórico-cultural. São Paulo: Pioneira Thomson Leasing, 2003.

Enunciado

Por que, ao longo do processo avaliativo, é preciso se observar e considerar as subjetividades de todos os sujeitos envolvidos?

A

Porque desde a eleição da ferramenta avaliativa até a interpretação dos resultados, estarão presentes os construtos subjetivos inerentes aos seres humanos.

B

Porque a subjetividade do avaliador pode impactar da subjetividade do avaliado gerando inconsistências nas respostas dissertativas.

C

Porque os construtos subjetivos dos seres humanos refletem no meio em que ele vive, assim como os construtos do meio refletem nele.

D

Porque, para a construção de um método avaliativo eficaz, a maturidade subjetiva dos avaliados precisa ser uniforme.

14

Modelos, Instrumentos, Medidas e Indicadores

Capítulo:1

Subtítulo: Avaliação por competências

Nível: médio

Contextualização

Na avaliação por competências, o foco está no processo de aprendizagem e no quanto cada sujeito consegue se aproximar dos objetivos traçados para a sua jornada de desenvolvimento.[j]

Enunciado

Se na avaliação por competências, quais aspectos devem ser avaliados? Marque a alternativa correta.

A

Devem ser avaliados o processo de desenvolvimento emocional, cognitivo, pessoal e interpessoal do sujeito com o conhecimento formal.

B

Devem ser avaliados o processo de desenvolvimento geral, específico e cognitivo do sujeito em relação às competências.

C

Devem ser avaliados os padrões comportamentais que mais se aproximam de cada competência, fazendo uso de perguntas abertas.

D

Devem ser avaliadas as dez competências gerais estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular para a educação básica brasileira.

15

Modelos, Instrumentos, Medidas e Indicadores

Capítulo:1

Subtítulo: Avaliação participativa

Nível: fácil

Contextualização

A avaliação participativa pressupõe que haverá a participação de diversos atores na definição e interpretação do processo avaliativo. Freire, em 1996, já falava sobre o caráter político da educação, no sentido de que o aprendente necessita ser uma figura ativa das decisões sobre sua aprendizagem e ter seu conhecimento e participação valorizados.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Enunciado

Sabendo que o Projeto Político-Pedagógico (PPP) pode ser considerado um instrumento de avaliação participativa, quais atores devem ser envolvidos na construção do PPP?

A

Alunos, professores, familiares e a comunidade em geral.

B

Alunos, professores e o conselho de pais e mestres.

C

Alunos, gestores educacionais e a secretaria de educação da cidade.

D

Alunos, familiares e gestores educacionais.

16

Modelos, Instrumentos, Medidas e Indicadores

Capítulo: 1

Subtítulo: Avaliação com uso de escalas gráficas

Nível: médio

Contextualização

O uso de escalas gráficas para a interpretação dos resultados de avaliações é muito comum em avaliações externas de larga escala, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica no Brasil (Saeb), que analisa o desempenho dos estudantes brasileiros por área do conhecimento. A utilização de escalas gráficas facilita a compilação e interpretação dos dados.

Enunciado

Sabendo que o Saeb levanta dados gerais da educação básica brasileira em todos os níveis de ensino, marque a alternativa correta com relação à importância do Saeb para a educação brasileira.

A

O Saeb compõe índices norteadores para a construção de políticas públicas educacionais.

B

O Saeb define a classificação das escolas brasileiras por índice de rendimento dos alunos.

C

O Saeb classifica escolas públicas e privadas e premia as dez melhores instituições.

D

O Saeb oferece disponibiliza bolsas de iniciação científica para os cem primeiros colocados no exame.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (156.2 Kb)   docx (88.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com