TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POTENCIOMÉTRIA DIRETA E TITULAÇÃO POTENCIOMÉTRICA

Por:   •  12/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.714 Palavras (11 Páginas)  •  1.400 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA

LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA

QUÍMICA ANALÍTICA C

POTENCIOMÉTRIA DIRETA E TITULAÇÃO POTENCIOMÉTRICA

Érika de Melo Ramos

Maria Helena Alves Bezerra

Sandy Ingryd da Silva

Serra Talhada, PE

Julho de 2019[pic 2]

[pic 3]

Érika de Melo Ramos

Maria Helena Alves Bezerra

Sandy Ingryd da Silva

POTENCIOMÉTRIA DIRETA E TITULAÇÃO POTENCIOMÉTRICA

Relatório desenvolvido durante o curso de licenciatura em química, na disciplina de Química Analítica C, como a segunda verificação de aprendizagem.

Docente: Dra. Elaine Cristina Lima do Nascimento.

Serra Talhada, PE

Julho de 2019[pic 4][pic 5]


[pic 6][pic 7]

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. OBJETIVO GERAL        6

2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        6

3. MÉTODO EXPERIMENTAL        6

3.1. MATERIAIS        6

3.2. REAGENTES        6

3.3. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS        7

3.3.1. Preparo de 100,0 mL da solução de Ácido Clorídrico (HCl)        7

3.3.2. Preparo de 100,0 mL da solução de Hidróxido de Sódio (NaOH)        7

3.3.3. Potenciométrica direta        7

3.3.4. Titulação potenciométrica        8

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES        8

4.1. Potenciométrica direta        8

4.2. Titulação potenciométrica        9

5.CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        15

1. INTRODUÇÃO

Os métodos potenciométricos de análise se refere as medidas do potencial de células eletroquímicas que ocorre na inexistência de corrente significativa. A técnica potenciométricas vem sendo aplicada desde o século XX com o objetivo de realizar a localização do ponto final em métodos de análise titulométricas, sendo aplicado também para a determinação de concentração de espécies iônicas que são medidas diretamente a partir de eletrodos de membranas seletivas a íons. Os eletrodos se encontra parcialmente livres de interferências e fornecem um meio rápido e adequado de estimativas quantitativas de um amplo número de ânions e cátions significativos (SKOOG, 2006).

Os métodos potenciométricos faz uso de equipamentos simples e de baixo custo, que consiste em um pHmetro ou potenciômetro, onde se encontra acoplado dois eletrodos, sendo um eletrodo de referência, que tem como função manter um potencial fixo, e um eletrodo indicador, que tem como função analisar a atividade do analito, ambos estão inseridos em solução e um dispositivo de medida de potencial (SKOOG, 2006).

A potenciometria se divide em duas, sendo classificado como potenciometria direta e potenciometria indireta. Na potenciometria direta consiste em um método rápido, por meio dela é realizada a medida da atividade do íon ou a determinação da concentração do íon. A técnica de potenciometria direta realiza uma comparação do potencial desenvolvido na célula quando o eletrodo indicador é imerso na solução do analito, em relação ao seu potencial quanto é imerso em diferentes soluções padrões de concentrações conhecidas do analito (SKOOG, 2003). Na potenciometria indireta é realizado a determinação do potencial necessário para atingir o ponto final da reação, por meio do volume utilizado durante a titulação (SKOOG, 2008).

Os métodos de titulações são utilizados quando se tem como objetivo determinar a concentração de uma solução. Onde o titulado reage com a solução de concentração conhecida (titulante). O titulante é adicionado em pequenas volumes até que o titulado alcance seu ponto de viragem (SKOOG, 2008).

Entre os vários tipos de titulações existe a titulações potenciometricas que é outro uso da potenciometria em análises químicas e, assim como na potenciometria direta, o analito participam de uma célula galvânica, só que, neste caso, o que se mede é a variação do potencial em função da adição de pequenos volumes de reagentes (titulante). As titulações potenciometricas baseiam-se nos mesmos princípios dos métodos clássicos de volumetria, só que com uma pequena diferença, enquanto na análise volumétrica clássica a adição do titulante se efetua até se alcance o ponto de viragem da solução, a titulação potenciometrica efetua-se com base no monitoramento da alteração de uma determinada grandeza, neste caso, o potencial de uma semicélula. E as medidas são realizadas durante o processo a titulação (SKOOG, 2003).

O método de titulação potenciometrica apresenta vantagens e desvantagens, dentre as vantagens, está a confiabilidade do método, quando entra em comparação com as titulações que fazem uso de indicadores químicos, apresentando ainda vantagem em relação a potenciometria direta, pois a titulação necessita do uso do volume do titulante, tornando assim a solução praticamente livre de incertezas do potencial de junção, já que o mesmo permanece constante durante a titulação, no entanto para que haja tanta confiabilidade nos resultados é necessário que o titulante possua uma concentração extremamente conhecida, além disso quando comparada com a titulação automatizada, a titulação potenciométrica consomem mais tempo (SKOOG, 2006).

O ponto de equivalência é reconhecido pela mudança rápida do potencial, a qual pode ser observado por meio das leituras do potencial no gráfico em função do volume do titulante adicionado durante o processo de titulação. A solução a ser titulado deve ser agitada ao longo da titulação (SKOOG, 2003).

A curva de uma titulação potenciometrica depende da variação do potencial (ou de pH) nas proximidades do ponto final, onde esse variação acaba dependo de vários fatores, como da concentração de ambas soluções (titulado e titulante). E por sua vez os resultados de precisão e a exatidão acabam interferindo na determinação do ponto final da curva de uma titulação potenciometrica. Existem diversas maneiras para se encontra o ponto final em uma titulação potenciometrica, tais como o método da bissetriz, o método da primeira e da segunda derivadas e o método de Gran (SKOOG, 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (421 Kb)   docx (634.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com