TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DA SOJA - RELATÓRIO

Por:   •  16/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.686 Palavras (15 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 15

1-INTRODUÇÃO

2- OBJETIVO

O estagio foi realizado na empresa Sina Indústria de Óleos Vegetais LTDA e teve como principal objetivo o acompanhamento de uma rotina de laboratório, conhecendo todo o processo desenvolvido pela empresa, seus projetos e as analises realizadas no controle de qualidade.

O relatório apresentado relata os processos que envolvem a produção de óleo de soja e gordura hidrogenada de soja e o processo do farelo de soja, e as analises que são feitas para o seu controle de qualidade.

3- HISTORICO DA EMPRESA

A Sina atua no mercado de esmagamento de grãos, seus derivados estão presentes na fabricação de produtos das mais conceituadas marcas alimentícias e químicas, do Brasil e do mundo.

Está presente no dia-a-dia das pessoas, seja na hora de uma refeição gostosa, nas tarefas do lar ou, até mesmo, ajudando a cuidar da sua saúde.

Desde 1971 a Sina caminha a passos firmes e largos, juntamente com os seus parceiros, levando ao consumidor final sempre os melhores produtos.

A sina tem a missão de fornecer produtos com o mais elevado padrão de qualidade que tragam plena satisfação aos nossos clientes.

Novas conquistas são dadas todos os dias pela Sina. Na próxima safra, a empresa contará com mais uma unidade, em Bariri-SP, com duas linhas de produção: uma para esmagar amendoim e milho; e a outra, exclusiva para produção de óleo para biodiesel, através do esmagamento de mamona, pinhão manso e nabo forrageiro.

As unidades atuais também apresentarão novidades: em Bauru será implantada a fábrica de biodiesel, além de outra refinaria. Já em Santo Anastácio, a indústria vai inaugurar sua primeira fábrica de ácido graxo.

Com o crescimento e sucesso nos negócios o grupo assume mais uma unidade.

Localizada em Orlândia/SP, a fábrica é capacitada para a produção de óleos vegetais, farelos, lecitina, gordura vegetal, entre outros.

Utilizando métodos críticos de análise exigidos pelo mercado, a Sina assegura sua presença no processo fabril das marcas mais exigentes, conquistando o consumidor final com excelentes resultados e alcançando sempre o padrão de qualidade desejado pelo mercado.

Através da Sina Export o grupo atua com a marca Sina em diversos países do mundo. Com uma equipe dedicada à exportação atendemos aos diversos e mais exigentes mercados mundiais. Ouvindo seus clientes e implementando os mais críticos padrões de qualidade exigidos mundo afora, a Sina atende com excelência a todos os seus clientes.

4-DESCRIÇÃO DO PROCESSO

[pic 1]

4.1- RECEBIMENTO

Os grãos de soja são entregues a industria através de carros graneleiros por rodovias, ferrovias ou hidrovias e são pesados, amostrados e descarregados nas unidades de recebimento, sendo posteriormente enviados as unidades de limpeza e secagem, (sendo que a secagem só se faz necessária quando o % de H2O for maior que 2%), para estocagem.

A classificação e separação dos grãos são de suma importância nesta fase do processo, onde a amostra homogeneizada é avaliada, determinando-se principalmente seu teor de umidade e classificando os grãos. A Tabela 2 demonstra a especificação básica para o grão.

4.2 LIMPEZA E SECAGEM

        A operação de limpeza é de grande importância porque são removidas impurezas, tais como pedras, vagens e detritos, através de um conjunto de peneiras vibratórias com orifícios de diferentes tamanhos e sucção de ar, objetivando a retirada de cascas de semente; assim, os grãos em bom estado, quando necessário, são conduzidos ao secador, devendo ainda existir sistema magnético para retirada de impurezas metálicas.

        O processo de secagem consiste em insuflar ar quente em contra fluxo do grão, devendo a temperatura não ser superior a 90ºC, sendo controlada através de exaustores que se encarregam de enviar o volume de ar quente suficiente para a operação, depois de cumprida esta etapa, o produto vai para o armazenamento em silos com temperatura e umidade relativa do ar controladas para um melhor acondicionamento do grão.

4.3 ARMAZENAMENTO

        O armazenamento dos grãos, se bem efetuado, garante ao produto qualidade por tempo prolongado, pois estando dentro dos padrões de umidade, (inibindo assim reações enzimáticas) e isento de impurezas, a probabilidade de reações secundaria é muito remota, visto estar a semente protegida pelo seu invólucro e conter um alto índice de antioxidantes naturais para preservar o óleo, porém pequenas alterações na acidez do óleo contido no grão devem ocorrer.

        Quando acorre um alto índice de grãos quebrados e especialmente descontrole de umidade no grão, (acima de 16,00%), pode acorrer o alto aquecimento dos grãos, o que provoca o aparecimento de grãos ardidos, que contém, no seu interior, óleo escuro, com alto índice de oxidados e elevada acidez, bem como um farelo escuro, portanto, o controle de temperatura e umidade nos silos é de vital importância, sendo que os silos são providos de insufladores de ar e tem que ter condições de remanejamento dos grãos, ausência de luz, umidade e condições de carga e descarga facilitadas e controle de temperaturas monitoradas por painéis.

5- PREPARAÇÃO

       Os grãos são quebrados a um quarto de seu tamanho e separadas as cascas, isto é obtido a partir de quebradores munidos de peneiras e sucção, onde as cascas são separadas. É importante, nesta fase, a quebra dos grãos dentro de padrões, para facilidade operacional no extrator e facilidade na remoção das cascas, sendo que podem ser adicionadas posteriormente no farelo após o extrator.

5.1 COZIMENTO

      O cozimento antecede à laminação e tem objetivo tornar a soja plástica e o óleo fluido entre as células para facilitar a operação de laminação, a temperatura, nesta fase, deverá ser ao redor de 75ºC à 80ºC

5.2 LAMINAÇÃO

       A laminação é obtida a partir da passagem da soja através de rolos cilíndricos, onde se buscam laminas de 0,3mm de espessura, provocando, assim, a ruptura das células e uma grande área superficial para o ataque do solvente, laminas de grande espessura provocam alto teor de óleo residual no farelo.

6- EXTRAÇÃO

        O método recomendável para soja é a extração por solvente, sendo o Hexano o mais indicado pela solubilidade do óleo e por suas propriedades, porém apresenta o inconveniente da alta inflamabilidade, devendo, portanto se tomar os devidos cuidados dentro da planta quando em operação ou nas manutenções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (236 Kb)   docx (35.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com