TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE CURSO DE PSICOLOGIA Disciplina: Processos Psicológicos Básicos I

Por:   •  7/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  954 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE

CURSO DE PSICOLOGIA

Disciplina: Processos Psicológicos Básicos I

Alunas: BRUNA DOS SANTOS ALVES E ALINE SANTOS PESSOTTI DE OLIVEIRA - Matrículas:74059 e 74078 - 1º Período

1 – Explique o que é psicologia cognitiva e qual seria sua tarefa primordial.

A psicologia cognitiva é o estudo dos processos cognitivos (percepção, memória, associação etc.) e como as pessoas percebem, lembram, pensam, ou seja, reagem aos estímulos que lhes foram dados.

2- De forma breve, apresente os principais antecedentes filosóficos da Psicologia Cognitiva.

Os principais antecedentes filosóficos da Psicologia Cognitiva são:

. Racionalismo: A aquisição de conhecimento provém da análise lógica.

. Empirismo: A aquisição de conhecimento se dá por meio da observação e da experiência adquirida no decorrer da vida.

. Estruturalismo: Busca entender a forma da mente, ou seja, sua estrutura através da configuração de seus elementos.

. Funcionalismo: Propõe que se frise mais nos processos do pensamento, no funcionamento destes, como ocorrem e o porquê de ocorrerem.

. Associacionismo: fala sobre como a mente faz analogias, pesquisa sobre como essas associações propiciam a aprendizagem.

.Behaviorismo: abordagem da psicologia que se concentra no comportamento dos seres, baseada nos estímulos recebidos pelo meio e as respostas que são geradas.

. Gestalt: Afirma que se deve olhar para o todo de um fenômeno psicológico para compreendê-lo, pois se decompormos as partes não entenderíamos completamente o comportamento.

3 - Explique quais eram as críticas dos psicólogos cognitivos na década de 1950 às abordagens até então dominantes como o Behaviorismo e a Psicanálise.

Karl Lashley criticou a teoria Behaviorista, considerando que o cérebro não é simplesmente um órgão passivo que reage às eventualidades comportamentais fora do sujeito, mas que esse órgão é um organizador ativo do comportamento. Ele defendia que cadeias associativas como S-R não são capazes de explicar os comportamentos ordenados e, que também o comportamento não é consequência de estímulos do ambiente, mas, expressam as vias pelas quais um organismo realiza um comportamento complexo. Quanto às críticas à Psicanálise, os psicólogos cognitivos criticavam a falta de demonstração laboratorial, porque para eles é importante provar o que se aprende, o que levava os cognitivos a não considerarem a Psicanálise como ciência.

4 - Cite um momento importante da história em que se reuniu grande parte do capital intelectual interessado no estudo sobre mecanismos cerebrais do comportamento. Quais foram as principais discussões abordadas nesse evento.

Um momento importante da história da Psicologia Cognitiva em que se reuniu grande parte do capital intelectual interessado no estudo sobre os mecanismos cerebrais do comportamento, ocorreu em 1948, no Congresso da Califórnia que também ficou conhecido como Simpósio de Hixon. Neste evento, as questões clássicas de discussão foram a forma pelo qual o sistema nervoso central controla o comportamento e a ligação entre cérebro e computador.

5 - É fundamental para uma ciência caracterizar/conceituar seu objeto de estudo e definir como estudá-lo. No entanto, a Psicologia ainda na década de 30 enfrentava uma crise justamente por não ter conseguido estabelecer uma resposta clara e unânime a estas questões. Atualmente com a Revolução Cognitiva ocorrida nos anos 50, a Psicologia Cognitiva retomou os estudos dos processos mentais. Discuta sobre as principais contribuições teóricas para o surgimento da Ciência Cognitiva.

As principais contribuições teóricas para o surgimento da Ciência Cognitiva foram:

. Matemática e Lógica : Alan Turing desenvolveu uma máquina simples, capaz de fazer todo tipo de cálculo concebível e essa demonstração foi primordial para os pesquisadores interessados em máquinas computadoras.

. O modelo neuronal: Warren McCulloch e Walter Pitts, no início dos anos 40, provaram que as manobras de uma célula nervosa e suas junções podiam ser esculpidas em termos de lógica.

. As síndromes neuropsicológicas: As desgraças de guerra propiciaram o estudo das incapacidades cognitivas que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com