TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO E FERMENTAÇÃO DO ALCOOL A PARTIR DO MILHO

Por:   •  25/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade de Ribeirão Preto

Faculdade de Engenharia

Curso de Engenharia Química

-------

PRODUÇÃO E FERMENTAÇÃO DO ALCOOL A PARTIR DO MILHO

Fermentação alcoólica a partir do milho.

Ribeirão Preto

2018

---------

PRODUÇÃO E FERMENTAÇÃO DO ALCOOL A PARTIR DO MILHO:

Fermentação alcoólica a partir do milho.

Trabalho de Gestão do Conhecimento apresentado ao Curso de Engenharia Química, da Universidade de Ribeirão Preto, como requisito parcial o estudo de Produção e fermentação do álcool a partir do milho.

Orientador (a): --------

Ribeirão Preto

2018

  1. INTRODUÇÃO

O etanol é um álcool composto por um único tipo de molécula, visto que sua principal utilidade é servir de combustível para motores a combustão, no entanto é também está presente em laboratórios de cosméticos, bebidas alcoólicas e produtos de limpeza para desinfetar e esterilizar principalmente na área médica, observando que o etanol quando entra em contato com o ser humano, é necessário ser de uma qualidade de fermentação melhor, assim sendo selecionado alguns frutos e grãos, pois exposto à uma má fermentação uma parte do etanol reage com a levedura e se torna metanol, que por sua vez é um composto extremamente tóxico à vida.

  1. OBJETIVO

Aprender sobre a produção de álcool gerada a partir do milho, influência econômica, ambiental e a o processo de fermentação do amido de milho.

        Conforme Manochio (2016, p. 11) “Produção de bioetanol de cana-de-açúcar, milho e beterraba: Uma comparação dos indicadores tecnológicos, ambientais e econômicos”, cita exatamente sobre o tema abordado, levando em conta sua produção e questões de integridade do solo.

        No entanto no artigo escrito por Milanez et al. (2014, p. 157) “A produção de etanol pela integração do milho-safrinha às usinas de cana-de-açúcar: avaliação ambiental, econômica e sugestões de política”, relata a análise econômica e ambiental, sendo comparada com a cana de açúcar usada em larga escala por industrias.

        Por fim o artigo de Bernardo A. Cinelli, (2012) “Produção de etanol a partir da fermentação simultânea à hidrólise do amido granular de resíduo agroindustrial” da UFRJ, tem seu foco voltado a fermentação do amido e suas vantagens, neste artigo mensura as enzimas envolvidas neste processo (p.16).

 

  1. Conclusão

Os avanços nas pesquisas na área de produção de etanol são de extrema importância para o desenvolvimento da agricultura brasileira que se vê refém da cana-de-açúcar para a produção do álcool, que por sua vez é uma gramínea que agride muito a integridade do solo, sendo possível e vantajoso a produção do etanol a partir do milho, um grão de ótima qualidade de fermentação que gera mínimas quantidades de metanol, sendo possível o consumo em bebidas alcoólicas sem esta toxina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (77.3 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com