TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE ANÁLISE E DIAGNÓSTICA DE ÁREAS LOGOSTICAS E TRISOL

Projeto de pesquisa: PROJETO DE ANÁLISE E DIAGNÓSTICA DE ÁREAS LOGOSTICAS E TRISOL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.917 Palavras (24 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 24

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

LOGÍSTICA

4º SEMESTRE

JOÃO ARMANDO PAULINO

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM II

PROJETO DE ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DAS ÁREAS DE LOGÍSTICA E SUPRIMENTOS DA TRISOLO

TUTOR EAD: PATRICIA CARDOSO DE PAULA

CATALÃO/GO

2013

PROJETO DE ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DAS ÁREAS DE LOGÍSTICA E SUPRIMENTOS DA TRISOLO

Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem apresentado como exigência parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Logística à Universidade Anhanguera na área de Logística sob a orientação da Tutora Patrícia Cardoso de Paula

JOÃO ARMANDO PAULINO

CATALÃO/GO

Outubro 2013

SUMÁRIO

1. TRISOLO 04

2. CONTEXTO PESQUISADO 05

2.1 Contextualização 05

2.2 Metodologia 05

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 07

3.1 Logística 07

3.2 Administração de Materiais 08

3.3 Operações de Terminais e Armazenagem 09 3.4 Transportes, Distribuição e Seguros 11

3.5 Seguros 12

3.6 Qualidade em Sistemas Logísticos 13

3.7 Logística Internacional 14

4. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS 17

5. REFERÊNCIAS 23

6. ANEXOS 25

Anexo A - Quadro Geral da Organização 25

Anexo B – Questionário 27

1. TRISOLO

A TriSolo tem a sua sede na Av. Raulina Pascoal, 2240 Centro – Catalão – GO. Foi fundada em 1991 pelo seu dirigente,o engenheiro agrônomo Sebastião Rodovalho.

A TriSolo é uma empresa com mais de vinte anos de experiência na comercialização de insumos agrícolas e prestação de serviços para o empresário do campo.

Assume como sua missão ser o elo de ligação entre os grandes fornecedores e o homem do campo.

A sua visão é a de manter os pés no chão e o olho no mercado. O sucesso do agricultor é o sucesso da TriSolo.

Tem como objetivo atuar com profissionalismo na solução dos problemas do agricultor.

Em sua sede própria, localizada em Catalão, com filiais em Ipameri e Campo Alegre-GO, dispõe de equipes treinadas e atualizadas que atendem também as cidades goianas de Caldas Novas, Pires do Rio e a mineira Guarda Mor.

A TriSolo se caracteriza pela parceria que mantém com fornecedores líderes deste setor, pela expertise de seu dirigente frente às lavouras que atende e pela capacidade de sua equipe - formada por engenheiros e técnicos - em avaliar problemas e apontar soluções seguras. Entre os estas parcerias se devem salientar a BAYER, MONSANTO, AMINOAGRO, DOW AGROSCIENCES, GRUPO CAMPO, DECALB e a HERINGER.

Assim, a TriSolo cresce graças à sua tradição de trabalhar com boas marcas, variado estoque, atendimento personalizado e novas tecnologias do plantio à colheita.

Os produtos comercializados pela TriSolo podem ser divididos em seis categorias: Fertilizantes foliares, Fungicidas, Herbicidas, Inseticidas, Sementes DEKALB e Tratamento de sementes. A TriSolo diversifica ainda as suas atividades com filiaisna produção de café irrigado tipo exportação, criação bovina de corte e produção de soja e milho.

2. CONTEXTO PESQUISADO

2.1 Contextualização

Planejar, desenvolver e aplicar uma ferramenta de Análise e Diagnóstico a todas as atividades da TriSolo nos pareceu uma tarefa demasiado vasta, complexa e ambiciosa dada a experiência da equipe e os meios disponíveis. A empresa está em dois estados Brasileiros, Goiás e Minas Gerais, e as suas atividades têm característica bem diversas. O comércio de produtos e o serviço de suporte técnico ao agricultor têm características diferenciadas da nova atividade de produção de produtos agrícolas e pecuários desenvolvida nas fazendas da empresa. Optamos, assim, por delimitar o projeto à atividade principal e mais tradicional da empresa, a comercial e de suporte, assim como restringir geograficamente a pesquisa à sede na cidade de Catalão – GO. Esta restrição da pesquisa à sede tem, no entanto, a vantagem de permitir que as ferramentas e o estudo se possam estender facilmente às outras unidades da atividade escolhida, pois a sede possui todos os departamentos e funções existentes na empresa. Todas as delegações têm as mesmas necessidades e lidam com as mesmas questões, já que o ambiente e o mercado não possuem diferenças significativas. Algumas dessas necessidades são sanadas com os recursos organizacionais da delegação recorrendo, estas à sede para as restantes, cujos departamentos e funções que se encontram mais centralizados.

A empresa não lidadiretamente com a logística internacional. Isso apenas se verifica com as parcerias de insumos, ou seja, a montante na cadeia de suprimentos. Não foram assim consideradas na análise e diagnóstico as questões relacionadas a esse assunto, pois são externas à organização.

2.2 Metodologia

Optamos por quatro metodologias distintas:

O Quadro Geral da Organização, o Questionário, Conversa informal e/ou Entrevista Estruturada e o método de análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, and Threats).

Enviamos o Quadro Geral da Organização, que consta no Anexo A, aos responsáveis pelas áreas. O Quadro Geral da Organização permite recolher as informações que possibilitam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com