TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROMOVENDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA CRIAÇÃO E CULTIVO DE UMA HORTA

Por:   •  20/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.129 Palavras (13 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS[pic 1][pic 2]

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS

CURSO LINCENCIATURA EM QUÍMICA

PROMOVENDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA CRIAÇÃO E CULTIVO DE UMA HORTA

Alunas: Bruna Cleumara da Silva - 21553891    

              Brenda Reis Coelho Leocadio – 21553890

              Talita Lopes dos Santos – 21552534

              Nicolle Ingrid dos Santos Nascimento – 21552528

Disciplina: Prática Curricular l

Professor: Dr. Renato Henriques de Souza

Manaus – AM

2016[pic 3]

1. INTRODUÇÃO

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica( DCN), Os sistemas e instituições de ensino devem assumir princípios e objetivos da Educação Ambiental na construção dos Projetos Político- Pedagógicos (PPP) e Planos de Cursos (PC), no caso das instituições de Educação Básica, e na elaboração dos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), nas instituições de Educação Superior; nos materiais didáticos e pedagógicos, na gestão, bem como nos sistemas de avaliação institucional e de desempenho escolar.

A Lei nº 9.795/1999, que dispõe sobre a Educação Ambiental (EA) e institui a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) é bastante explícita e indicativa, não se restringindo a determinar a inclusão da Educação Ambiental na Educação Nacional10. Ela vai além, já definindo diretrizes que, portanto, este CNE não pode deixar de acompanhar. A Educação Ambiental é conceituada como os processos pelos quais o indivíduo e a coletividade constroem conhecimentos, habilidades, atitudes e valores sociais, voltados para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Na sociedade atual se preza muito pelo consumo e isso traz consequências negativas para o meio ambiente e modifica a qualidade de vida das pessoas através de problemas respiratórios com agravamento de enfisema pulmonar e bronquite entre outras doenças. Vários setores da sociedade vêm desencadeando discussões sobre a necessidade de desenvolver ações, programas de sensibilização-conscientização que visem a construção de novos valores e atitudes, ou seja, promover urgentemente a disseminação de um processo educacional, com ações didáticas e pedagógicas voltadas para a sustentabilidade dos recursos naturais (LOZANO & MUCCI, 2005; ABILIO & FLORENTINO, 2008).

A escola precisa elaborar atividades que conscientizem os alunos a preservar o meio ambiente através de propostas interdisciplinares com intuito de formar cidadãos com uma visão diferente sobre a globalização do mundo, a horta suspensa seria a solução para o reaproveitamento de resíduos que deixam de ser descartados no meio ambiente. Ao mesmo tempo, atende na reciclagem de garrafas pet, plantio de hortaliças proporcionando os alunos à possibilidade de produzirem alimentos de forma sustentável e ecológica.

2.Objetivo Geral:

Implantar a horta suspensa na escola com a formação sociocultural incentivando nos alunos à busca da Educação Ambiental.

2.1 Objetivos específicos:

  • Fornecer aos alunos conhecimentos teóricos e práticos sobre a horta;
  • Utilizar a reciclagem com garrafas pet para construir a horta, de forma que o material utilizado seja retirado do meio ambiente;
  • Promover a produção de uma base ecológica;
  • Estimular do trabalho em equipe;
  • Através da horta escolar, produzir as hortaliças necessárias para a complementação da merenda escolar;

Um dos maiores desafios para o ensino de Química é a associação do conhecimento escolar com o cotidiano, geralmente esse vínculo não acontece e acaba gerando nos alunos desprezo pela matéria. O fato de a química estudar fenômenos não a deixa tão atrativa, pois os estudos vêm de origem microscópica, nosso objetivo é construir uma “ponte” entre o aluno e a ciência, aproveitando seu conhecimento cotidiano a teoria a obtida na sala de aula.

Neste projeto pretendemos estimular no aluno a pesquisa científica onde o mesmo plantará e compreenderá os processos e reações químicas envolvidas na plantação de horta como também permitirá que todos estudem sua atuação e vantagens de utilização, permitindo ao aluno ter uma visão ampla da Química e de suas aplicações.

Como utilizaremos a horta para enfatizar conhecimento prático mostraremos aos alunos que a química está presente em nossa alimentação e por essa razão se torna importante o estudo das substâncias que ingerimos diariamente e que Cultivar a própria horta tem inúmeras vantagens, como consumir alimentos frescos, colhidos na hora, livres de produtos químicos pesados, pragas e doenças levando em conta que  trabalhar com a terra tem-se mostrado mais que uma terapia, já que passar algumas horas do dia junto à natureza provoca efeito relaxante e prazeroso. Além disto, é motivo de orgulho poder observar, a cada dia, o fruto de seu trabalho dando resultado positivo.

Entre os mais comuns, fáceis de serem cultivados e manejados, listam-se os seguintes vegetais listados.

Abobrinha (Cucurbita pepo L.), Acelga (Beta vulgaris cicla), Agrião (Nasturtium officinale), Alcachofra (Cynara cardunculus subsp scolymus), Alface (Lactuca sativa), Alho Poró (Allium porrum), Almeirão (Cichorium intybus), Aspargo (Asparagus setaceus), Bardana (Arctium lappa), Batata (Sclanum tuberosum), Berinjela (Solanum melongena), Beterraba (Beta vulgaris), Brócolis (Brassica oleracea), Cebola (Allium Cepa L.), Cenoura (Daucus carota), Chicória (Cichorium endivia), Couve (Brassica oleracea), Couve-flor (Brassica oleracea var. botrytis L.), Ervilha (Pisum sativum), Espinafre (Spinacia oleracea), Fava (Vicia faba), Grão-de-bico (Cicer arietinum L.), Inhame (Colocasia esculenta), Mandioquinha (Arracacia xanthorrhiza), Mostarda (Sinapis alba), Nabo (Brassica rapa L.), Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata Miller), Pepino (Cucumis sativus), Pimentão (Capsicum annuum), Quiabo (Abelmoschus esculentus), Repolho (Brassica oleracea var. Capitata L.), Serralha (Sonchus oleraceus), Taioba (Xanthosoma sagittifolium), Tomates (Solanum lycopersicum), Vagem (Phaseolus vulgaris).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (590.4 Kb)   docx (559.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com