TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disseminação da Educação Ambiental através do Ensino da Oceanografia

Por:   •  1/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.372 Palavras (6 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 6

Disseminação da Educação Ambiental através do ensino da Oceanografia

F.G.A.Augusto1

1 Graduando em Oceanografia, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 29060-900. E-mail: dimaavila@gmail.com.

[pic 1]

RESUMO

AUGUSTO, F.G.A. 2009. Disseminação da Educação Ambiental através do ensino da Oceanografia. XXI Semana Naciona de Oceanografia. Resumos. pg – pg. Belém, ISBN.

A Oceanografia é uma ciência multidisciplinar que dá atenção aos oceanos e aos ecossistemas que se relacionam com ele. Através desta ciência é possível estimular e promover educação ambiental nas pessoas.  O objetivo deste projeto foi a promover educação ambiental em crianças através do conhecimento, além de um estímulo à pesquisa. Este trabalho consistiu em dar aulas de Oceanografia à alunos do ensino fundamental da Prefeitura de Vitória que participavam do projeto  Associação Brasileira para Altas Habilidades/Superdotados (ABAHSD) desenvolvidas no Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento de Vitória (CEDET-Vitória). Os alunos escolheram os assuntos da área de maior interesse para que fossem explicados. As crianças também pesquisaram em casa sobre os assuntos, produzindo cartazes e apresentando-os aos outros colegas. Para aprofundar os temas tiveram saídas de campo, com o objetivo de ver e reforçar o que havia sido ensinado em sala. Esse projeto mostra que a escola desempenha um grande papel no aprendizado do aluno, pois incentiva-os a pesquisarem e aumentarem o conhecimento naquilo que se tem mais facilidade. No caso da oceanografia, as crianças conseguiram se conscientizar da degradação que acontece cada vez mais no ambiente marinho, e através disto disseminar conhecimento sobre esses assuntos. Pode-se concluir que este trabalho possibilitou uma aprendizagem mútua, dos alunos do projeto, do aluno do curso de Oceanografia e dos pais, professores e outros alunos do ABAHSD.

PALAVRAS CHAVES: ambiente marinho, aprendizagem, conscientização.

 

DISSEMINAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO ENSINO DA OCEANOGRAFIA

INTRODUÇÃO

A Oceanografia é uma ciência interdisciplinar que estuda as características físicas, químicas, geológicas e biológicas dos oceanos, abrangendo também os ecossistemas que interagem com ele, procurando compreender, descrever e prever os processos que ocorrem neste ambiente. Esta ciência pode também ajudar na gestão de recursos marinhos e ambientais (SCHMIEGELOW, 2004).

Já educação ambiental segundo Dias (1992), é um processo através do qual a comunidade e os indivíduos conhecem o meio ambiente, adquirindo conhecimentos, habilidades, valores, experiências e determinação para serem capazes a agirem individual e coletivamente para solucionarem problemas ambientais presentes e futuros. Sato (2003) completa dizendo que esta contribui para que as pessoas entendam as suas relação e responsabilidades com o meio ambiente.

O objetivo deste projeto foi a promover educação ambiental em crianças através do conhecimento, além de um estímulo à pesquisa.

METODOLOGIA

As crianças que participaram deste trabalho foram as que frequentavam o projeto da Associação Brasileira para Altas Habilidades/Superdotados (ABAHSD) desenvolvidas no Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento de Vitória (CEDET-Vitória). Essas crianças eram alunos do ensino fundamental (5ª a 8ª série), da rede de ensino público da Prefeitura de Vitória. As aulas de oceanografia e educação ambiental foram dadas a todos que se interessaram sobre o assunto.

Os alunos tiveram duas horas de aula de oceanografia/educação ambiental por semana durante o semestre letivo 2008/2. Deixou a critério dos alunos, na primeira semana, a escolha dos temas, dentro da Oceanografia, que seriam explicados durante o semestre, agregando estes à Educação Ambiental.

Foram feitas expedições em campo em duas praias da Grande Vitória e uma visita à Escola da Ciência, Biologia, História e Geografia da Prefeitura de Vitória em datas diferentes.

Além disto, foi feita uma apresentação final para todos os alunos, pais e professores que participavam da Associação Brasileira para Altas Habilidades/Superdotados (ABAHSD), fazendo com que as crianças passassem os conhecimentos adquiridos para outras pessoas.

RESULTADOS

Os temas escolhidos na primeira aula pelos alunos foram principalmente de cunho biológico, focando em animais marinhos, como mamíferos, tartarugas marinhas, peixes e ambientes costeiros, como costão rochoso, manguezal, restinga e recifes de coral. Além dos temas serem abordados pelo estudante de oceanografia, os alunos também pesquisavam em casa, produziam cartazes e apresentavam para os colegas.

No campo, os alunos viram na prática o que tinha sido explicado em sala. Na primeira praia visitada, Ilha do Boi (Praia da Direita), foi observado um costão rochoso, mostrando a zonação e os animais e vegetais que vivem neste. O segundo local, Praia de Carapebus, as falésias, a restinga e animais encontrados no local tiveram uma atenção maior. Houve também uma visitação da Escola da Ciência, Biologia, História e Geografia da Prefeitura de Vitória, onde tinha uma maior infra-estrutura com monitores, material educativo, maquetes de ecossistemas marinhos e aquários. Em todas estas saídas procurou-se agregar os conhecimentos em oceanografia com educação ambiental, disseminando e agregando conhecimentos das duas áreas.

[pic 2]

Figura 1. Graduanda de Oceanografia e crianças do projeto em uma aula de campo na Praia de Carapebus.

Por fim, aconteceu uma apresentação aos pais e outros professores, em forma de telejornal, mostrando o que cada um tinha aprendido e tentando conscientizar as pessoas da importância do ambiente marinho. Este telejornal foi gravado com um mês de antecedência, em que cada um falava sobre um tipo de animal marinho e mostrava porque ele deve ser preservado e o que deve ser feito para isto.

[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (209.8 Kb)   docx (833.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com