TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impacto ambiental através de edificações

Por:   •  9/12/2018  •  Abstract  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

Toda edificação causa impacto ambiental, social e econômico na sociedade. Hoje em dia há uma grande preocupação com isto. Os engenheiros estão procurando usar materiais que ajudam a melhorar esse impacto. Muitos utilizam materiais reciclados ou sustentáveis nas construções. Ao elaborar o projeto, o engenheiro tem que estar atento as normas do  plano diretor e da legislação da região. Para que construa de forma que evite o mínimo de impacto ao ambiente. Sabendo que a área da construção civil é a que mais consome recursos naturais e utiliza energia de forma intensiva, segundo o Conselho Internacional da construção. Para minimizar os impactos causados no ambiente surgiu a construção sustentável. Ela é definida como: “um processo holístico que aspira a restauração e manutenção da harmonia entre os ambientes natural e construído, e a criação de assentamentos que afirmem a dignidade humana e encorajem a equidade econômica”. Esse modelo de construção seguem duas direções. De um lado, os centros de pesquisas em tecnologias alternativas que pregam o resgate de materiais e tecnologias  vernáculas com base no uso da terra, da palha e do bambu e etc. E do outro lado, os  empresários focam em “empreendimentos verdes”.   Porém muitas edificações ditas como verdes, são bem convencionais e só procuram trabalhar  com a redução da energia, através do uso da energia solar fotovoltaica. Mas esse modelo de construção ainda é complicado para nosso país que ainda não acabou com a pobreza e nem com a desigualdade social.

Os governos  municipais podem trabalhar com esses modelos de construção sustentável. Porque  podem dar incentivos  tributários  e  fazer convênios com as  empresas que prestam os serviços de água, esgoto e energia. Entretanto, deve ser baseada na legislação urbanística e no código de edificações da nossa realidade brasileira.

 Hoje quando vai  se fazer uma construção, seja ela qual for, o engenheiro deve analisar vários aspectos urbanísticos, como: Pensar na rua, na população, na flora existente, nos espaços de acessibilidade para as pessoas, o tipo de projeto para cada lugar, o clima, o tipo de coberturas, o tipo de material a ser usado. Além disso, tem que elaborar o projeto baseado nas leis existentes para cada região, afim de não prejudicar  tanto o  meio ambiente. Ao se pensar em tudo isso  a construção civil procurando evitar grandes impactos no meio ambiente, vem usando materiais reciclados nas construções e também reutilizam materiais que sobram nos canteiros das obras. Criando formas de reutilizar as águas usadas. Implantando placa que captam energia solar.

Portanto, devido aos grandes problemas   ambientais que a sociedade vive atualmente, e a grande preocupação em diminuir as toneladas de resíduos produzidos diariamente na construção civil como também na sociedade. Os cientistas criaram meios para diminuí-los, como: A reciclagem, a reutilização de vários materiais, a coleta seletiva, decompostagem. Cabe aos engenheiros criarem projetos de edificações  mais sustentáveis e ter um olhar mais direcionado para esse novo momento que a sociedade esta´vivendo.

 

https://www.aecweb.com.br/cont/n/os-verdadeiros-impactos-da-construcao-civil_2206

Ministério do meio ambiente

Unoesc&ciência (ACSA)

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (30.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com