TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPRIEDADES QUÍMICAS DOS ÁLCOOIS

Por:   •  13/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.185 Palavras (9 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 9

NOMES

PROPRIEDADES QUÍMICAS DOS ÁLCOOIS

Disciplina:

Professor:

PROPRIEDADES QUÍMICAS DOS ÁLCOOIS

Relatório do Curso de Graduação em Farmácia apresentado à .....

NOMES

PROPRIEDADES QUÍMICAS DOS ÁLCOOIS

Disciplina:

Professor:

PROPRIEDADES QUÍMICAS DOS ÁLCOOIS

Relatório do Curso de Graduação em Farmácia apresentado à .....

Introdução

Os álcoois são substâncias que possuem um grupo hidroxila ligado a um átomo de carbono saturado. Os compostos pertencentes a esta função são muito reativos devido a presença da hidroxila e podem ser classificados como: álcool primário, álcool secundário e álcool terciário, dependendo da quantidade de carbonos nos quais a hidroxila que compõe a função, está ligada.

Esta classificação influencia diretamente na velocidade das reações em que o álcool está presente, e tais grupos possuem suas singularidades, o que torna possível distingui-los dos demais.

Os álcoois podem sofrer oxidação quando expostos a algum agente oxidante, como por exemplo, o dicromato de potássio. Entretanto, o produto da reação dependerá da classificação entre primário, secundário ou terciário. Álcoois primários, quando oxidados, formam aldeídos se a forma de oxidação for branda, ou formam ácidos carboxílicos se a forma de oxidação for enérgica. Isso ocorre pelo fato de aldeídos serem facilmente convertidos a ácidos carboxílicos, dessa forma, para álcoois primários, o resultado dependerá, certamente, da quantidade de energia empregada no processo. Por outro lado, álcoois secundários formam sempre cetonas enquanto álcoois terciários não oxidam.

Outras características como solubilidade e reatividade tornam possível a identificação da função álcool, que por vezes, pode ser diferenciada pela coloração ou pelo odor característico. Em geral, compostos derivados do álcool são muito utilizados cotidianamente, conferindo a este grupo grande relevância comercial.

2. Objetivos

Analisar as características dos álcoois classificando-os entre primário, secundário e terciário, assim como, determinar os resultados das oxidações dos três tipos citados.

3. Experimental

3.1. Materiais e Reagentes

Pipetas (2,5 e 10 mL)

Espátula

Bastão de vidro

Tubos de ensaio (9) e estante

3 tubos de ensaio com tampa

Álcool etílico 96 ºGL

Álcool etílico absoluto

Álcool butílico

Álcool sec-butílico

Álcool tert-butílico

Álcool isoamílico

Ácido clorídrico concentrado

Ácido sulfúrico 6N

Sulfato de cobre anidro

Dicromato de potássio 10%

Permanganato de potássio 0,5%

Reagente de Lucas

3.2 Procedimentos

3.2.1. Ensaio de solubilidade em água:

Em três tubos de ensaio limpos, colocou-se em cada um deles, 6 mL de água. Em seguida, adicionou-se 3 mL de álcool etílico no tubo (1), 3 mL de álcool butílico no tubo (2) e 3 ml de álcool isoamílico no tubo (3). Agitou-se e observou-se.

3.2.2. Teste de Lucas

Em três tubos de ensaio com tampa colocou-se, em cada um, 6 mL do reagente de Lucas. Em seguida, adicionou-se 1 mL de álcool butílico no tubo (4), 1 mL de álcool sec-butílico no tubo (5) e 1 ml de álcool tert-butílico no tubo (6). Fechou-se, agitou-se e deixou-os em repouso durante 5-10 minutos.

3.2.3. Oxidação

a) Oxidação do álcool etílico com solução de permanganato de potássio (em meio ácido):

Em um tubo de ensaio de numero (7) colocou-se 2 mL de solução aquosa de permanganato de potássio 0,5% e adicionou-se 3 mL de acido sulfúrico 6N. Acrescentou-se, logo em seguida, 3 mL de álcool etílico e observou-se mudança de coloração, anotou-se o cheiro característico.

b) Comparação entre a oxidação de álcoois primários, secundários e terciários:

Em um tubo de ensaio de numero (8) colocou-se 3 mL de solução aquosa de dicromato de potássio 10% e adicionou-se 4 gotas de ácido sulfúrico concentrado. Acrescentou-se, em seguida, 3 mL de álcool butílico e agitou-se o tubo. Observou-se á mudança de coloração ou elevação da temperatura. Repetiu-se o teste com o álcool sec-butílico no tubo (9) e álcool tert-butílico no tubo (10).

3.2.4. Verificação da presença de água no álcool etílico (utilizando sulfato de cobra anidro)

Colocou-se 0,5 g de sulfato de cobre anidro em dois tubos de ensaio (11 e 12) e adicionou-se 5 ml de álcool 95% no tubo (11) e 5 mL de álcool

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com