TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa precisão de vidro

Tese: Pesquisa precisão de vidro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Tese  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 4

Objetivo

Será verificar a precisão das vidrarias em relação às medidas e volumes, mostrando a utilização da proveta, pipeta e bureta.

Introdução

Sendo a Química uma ciência de caráter também experimental, um dos procedimentos mais utilizados em laboratório é a medição.Medir significa determinar, com base em uma escala, a quantidade de alguma grandeza. Muitas vezes, a prática química não exige que sejam realizadas medidas precisas - isso acontece quando o caráter é qualitativo. Outras vezes, no entanto,é necessário saber com exatidão as quantidades (em massa ou volume) das substâncias que estamos utilizando. Para determinarmos a massa, utilizamos balanças que podem ser mais ou menos precisas. Para determinarmos volumes, utilizamos vários recipientes que nos ajudam a realizar medidas, também com diferentes níveis de precisão. O resultado de uma determinada atividade prática depende, muitas vezes, do grau de precisão com que foram realizadas as medidas. Por isso, é importante conhecer os recipientes volumétricos, saber manipulá-los de forma correta, estar ciente dos erros que podem acontecer, e procurar evitá-los.

A pipeta assim como a bureta, erlenmeyer, proveta são chamadas de vidrarias volumétricas ou aparelhos volumétricos.

Os aparelhos volumétricos são instrumentos de medidas exatas, mas como qualquer equipamento, pode apresentar alguns inconvenientes como a aderência do fluido nas paredes internas, ainda que esteja limpo e seco.

Os equipamentos volumétricos são construídos de forma que permitam o máximo escoamento de líquidos e mínima retenção, possuem seu volume corrigido para escoar o volume indicado. O mesmo não ocorre com as vidrarias não volumétricas como Béqueres, cálices graduados. Os aparelhos volumétricos podem ser divididos em:

a) aparelhos calibrados para dar escoamento a determinados volumes. São as pipetas graduadas, buretas.

b) Aparelhos calibrados para conter um volume determinado de líquido.

A medida com vidrarias volumétricas está sujeita a alguns fatores que podem acarretar erros nos procedimentos ou análises, são eles:

c) imperfeita calibração dos aparelhos volumétricos;

d) erros de paralaxe (leitura de menisco)

Utilização de Pipetas Volumétricas e graduadas: Também chamadas de pipeta de transferência, construídas para dar escoamento a determinado volume líquido. São construídas por um tubo de vidro com um bulbo na parte central, e na extremidade há um traço de referência que marca o volume a ser medido. Na outra extremidade há um orifício para o escoamento do líquido cujo diâmetro foi especialmente desenvolvido para que não ocorram os erros mencionados anteriormente.

Uso da Pipeta com pêra de borracha

Nunca devemos pipetar qualquer solução ainda que seja a água com a boca ;

1-Esvazia-se o ar da pêra de borracha; 2- Segurando a pipeta com uma das mãos, e com a outra encaixamos a extremidade da pêra na extremidade superior da pipeta, mantendo-a apertada na mão. 3-Com o dedo indicador, pressione a extremidade livre da pêra; 4-Aos poucos, de forma lenta e gradual, vá diminuído a pressão do dedo indicador; 5-Você observa que o líquido começa a subir; Mantenha a velocidade de diminuição de pressão no dedo indicador até que o volume desejado de líquido ultrapasse um pouco a marca de referência na escala graduada. 6- Rapidamente retire a pêra e imediatamente tampe a extremidade da pipeta com o dedo indicador; 7- O líquido pode descer um pouco e é por esta razão que succionamos o liquido além da marca de referência; 8- Ainda com o dedo indicador vá diminuindo a pressão, o líquido começa a escoar. 9- Para o escoamento encoste a ponta da pipeta na parede do tubo, ou vidraria e deixe escoar de forma lenta. Insista no movimento até que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com