TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pilhas, Baterias e Corrosão

Por:   •  25/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.123 Palavras (9 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 9

Pilhas, baterias, corrosão de metais.

Professora: Eliane

Alunas: Liris Bergamini e Maria Eduarda Oliveira

Colégio: Santa Felicidade

Como se obtém energia das pilhas e baterias:

As pilhas e baterias são capazes de transformar energia química em energia elétrica, por isso elas são geradores elétricos compõem a classe dos geradores químicos. Elas são capazes de manter um ponto de diferença de potencial entre os pontos em que estão ligados (positivos e negativos), a função básica desses dispositivos é aumentar a energia potencial das cargas que os atravessam e são chamadas de fontes eletromotriz.

Os gerados químicos (pilhas e baterias) tornaram possível a produção de cargas elétricas contínuas e uniformes, o que levou os físicos a formularem um novo conceito e uma nova grandeza física que pudesse definir tal propriedade, a força eletromotriz, . A célula é a unidade básica desses geradores químicos.

Para as pilhas, sua utilização em alguns casos exige uma associação em série, em virtude da tensão fornecida não ser suficientemente capaz de suprir a utilização de equipamentos em razão do seu Índice de voltagem, que é de 1,5V para pilhas comuns.

O avanço tecnológico tornou possível a recarga tanto pra pilhas quanto para baterias, dependendo da sua vida útil, bom uso e qualidade.

O processo químico de troca de elétrons se chama oxirredução é a responsável pelo funcionamento e propriedades das baterias e pilhas.

Pilha é um dispositivo constituído unicamente de dois eletrodos e um eletrólito, arranjados de maneira a produzir energia elétrica. Bateria é um conjunto de pilhas agrupadas em série ou paralelo, dependendo da exigência por maior potencial ou corrente.

Importância das pilhas e baterias

para a humanidade:

As pilhas e baterias foram e são muito importantes para a humanidade, pois através delas várias coisas foram criadas, como permitir que estudioso a usassem para seus estudos e experiências, fazer com que aparelhos funcionassem, ter mais avanço na tecnologia, permitir com que aparelhos eletrônicos portáteis existam, sem contar que as pilhas e baterias são um aparelho muito barato e seguro.

Como funcionavam as primeiras pilhas:

A primeira pilha foi criada por volta de 1800, a passou a ser chamada de pilha de volta, pilha galvânico, pilha voltaica e pilha rosário, o esquema da pilha era colocar um disco de cobre por cima de um disco de feltro embebido em uma solução de ácido sulfúrico, e por último um disco de zinco, empilhando ate formar uma coluna. O cobre, o feltro e o zinco tinham um furo no meio e eram enfiados numa haste horizontal, sendo conectados por um fio condutor.

Ds6x

Outro experimento de volta em relação a pilhas foi a "âncora de copos", em que ele colocava duas placas de metais diferentes interligadas por um fio condutor, mas separadas por soluções eletrolíticas.

Atualmente sabemos que o que ocorre em uma pilha, como essas criadas por Volta, é que a eletricidade tem seu fluxo do polo negativo, denominado ânodo, que se oxida, perdendo elétrons para o polo positivo, chamado de cátodo, que se reduz, ganhando elétrons.

Essas pilhas feitas em solução aquosa não são muito usadas hoje em dia, apenas em termos de pesquisa, mas elas foram o princípio que desenvolveu as modernas pilhas que conhecemos hoje como pilhas secas e que são bem mais práticas para usar e transportar, além de fornecer uma corrente elétrica satisfatória por muito mais tempo.

Pilhas atuais

Os componentes de uma pilha atual são:

nodo: o polo da pilha que sofre o processo de oxidação, ou seja, o que perde os elétrons.

Cátodo: o polo da pilha que sofre o processo de redução, ou seja, o que recebe os elétrons (geralmente apresentam uma mistura pastosa com íons capazes de sofrer redução

Condutor de elétrons: é o material pelo qual os elétrons percorrem o caminho do ânodo até o cátodo.

Tipos de pilhas:

Atualmente existem vários tipos diferentes de pilhas, cada uma com o seu funcionamento, algumas delas são:

Pilha comum (de leclanché)

Foi a primeira pilha desenvolvida sem a presença de soluções, é uma pilha capaz de desenvolver uma voltagem em torno de 1,5V.

Ela é muito utilizada em brinquedos e dispositivos eletrônicos.

Pilha alcalina

Essa pilha apresenta o mesmo padrão de estrutura da pilha comum. O diferencial está na composição do ânodo e do cátodo. É capaz de produzir uma voltagem em torno de 1,5V.

E apresenta as mesmas aplicações que a pilha comum.

Pilha de lítio e iodo

Essa pilha, diferente das anteriores, é capaz de produzir uma voltagem de 2,8V.

Ela é utilizada em aparelhos de marca-passo.

Pilha de mercúrio e zinco

Ela é capaz de produzir uma voltagem de cerca de 1.35V. ela é muito utilizada em

Relógios e calculadoras.

Corrosão

Corrosão é um processo de destruição de um certo material, que pode ser superficial, total, parcial ou estrutural.

Oque ocorre quando um material oxida?

Quando um material (geralmente metálico) o processo que ocorre basicamente é que os elétrons são retirados de um átomo, e geralmente a oxidação ocorre em uma área que é chamada de ânodo, que é um eletrodo através do qual a carga elétrica positiva flui para o interior de um dispositivo elétrico polarizado. O balanço elétrico do circuito é restaurado no cátodo quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (558 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com