TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula Teórico Construtivista Conhecimento Socialmente Construído

Por:   •  7/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 2

Vygotsky

Teórico construtivista- conhecimento socialmente construído.

Pedagogia relacional- o conhecimento se dá a partir da interação aluno-professor ou aluno-aluno.

Histórico cultural- inicia-se no processo biológico onde possuímos ferramentas as quais já nascemos (como a memória, atenção), e com isso desenvolvemos o processo complexo, de acordo com a nossa interação com a sociedade e o meio.

Ex: meninas-lobo- por causa da pouca interação do ser com o meio devido ao estado físico dessas pessoas elas apresentam um atraso nesse tipo de desenvolvimento.

Mediação- o que liga o indivíduo com o meio social, sendo o principal a linguagem (simbólico), mediadores físicos (objetos que passam uma certa história).

Interiorização- o processo está fora do indivíduo, então de acordo com o meio em que estamos a gente acaba por interiorizar, absorver e aprender novos conceitos através de nossas interações.

Obs: cada pessoa possui um processo de interiorização especifico, ou seja, esse processo não é universal para todos e com isso deve- se selecionar o melhor meio para cada pessoa.

Linguagem- ao principal meio para uma interação entre indivíduos, permite organizar o pensamento para uma melhor formação de conceitos (pensamentos complexos).

Formação de conceitos- ao se ter um conhecimento prévio de um indivíduo você saberá lidar melhor de acordo com as suas limitações.

ZDP (zona de desenvolvimento proximal) - para Vygotsky testes não são o suficiente para saber a capacidade de um indivíduo, uma vez que esse será seu potencial sozinho (real) sem a ajuda de ninguém, e que com isso não seria possível avaliar como seria a capacidade desse mesmo indivíduo se ele tivesse um acompanhamento ou uma ajuda (potencial).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (32.8 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com