TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Polietileno verde da marca Braskem

Artigo: Polietileno verde da marca Braskem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Artigo  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O Plástico verde é produzido a partir de etanol da cana de açúcar, sendo totalmente renovável.

A empresa Braskem anunciou a produção do primeiro polietileno a partir do etanol de cana de açúcar certificado mundialmente, utilizando tecnologia avançada desenvolvida no Centro de Tecnologia e Inovação da empresa. A certificação foi feita por um dos principais laboratórios internacionaisatestando que o produto é totalmente renovável.

Existem testes realizadosmostrando que o polietileno obtido da cana de açúcar tem as mesmas propriedades e característicasmuito parecidascom ao plástico comum, fabricado através de derivados do petróleo. Ele também contribui com a redução do efeito estufa. Empresas de outros países querem investir no produto pela aprovação de sua qualidade.

Plástico verde

Teve sua criação em 2007, o polietileno verde da empresa Braskem foi o primeiro a ser feito 100% a partir de fontes renováveis no mundo, com validação do laboratório internacional Beta Analytic.

Em 2010 a Braskem fez com que seu projeto virasse realidade, ao inaugurar sua primeira planta de Eteno Verde e assumiu a liderança mundial na produção de biopolímeros.

A empresa fez um investimento de R$ 500 milhões nesta planta, que produz anualmente 200 mil toneladas de polietileno de etanol de cana-de-açúcar. Na balança sustentável, para cada tonelada de polietileno verde produzido são capturados e fixados até 2,5 toneladas de CO2 da atmosfera.

Localizada no solo gaúcho na cidade de Triunfo, a planta será base para a produção de uma gama variada de grades de PEAD e PEBDL, para atender a alta demanda dos produtos cada vez mais sustentáveis.

Ao decorrer do deste tempo diversos acordos para o fornecimento de polietileno de fonte renovável foram negociados, empresas de diferentes segmentos de várias partes do mundo vem fechando contrato para utilizar o PE Verde em seus produtos. O polietileno é o tipo de plástico mais utilizado no mundo, especialmente pela indústria automotiva, de cosméticos, de embalagens, brinquedos, higiene e limpeza, entre outras. Como o polietileno verde da Braskem possui características e propriedades idênticas às do petróleo, ele possui a mesma versatilidade em suas aplicações.

Este projeto entra agora em fase de detalhes técnicos e econômico, e o início da produção do polietileno verde em grande escala teve seu começo no final de 2009. A nova unidade tem tecnologia moderna e escala competitiva, tento sua meta atingir a produção de até 200 mil toneladas por ano.

A produção de plásticos a partir do etanol se destina a suprir os principais mercados internacionais que exigem produtos com desempenho e qualidade superiores, com destaque para a indústria automobilística, de embalagens, cosméticos e artigos de higiene pessoal.

As avaliações realizadas no inicio do projeto mostraram um grande potencial de crescimento e de valorização do mercado de polímeros verdes. Como essas resinas têm as mesmas propriedades do produto similar retirado da matéria prima não renovável, a indústria de manufaturados plásticos deverá tirar vantagens desse importante desenvolvimento.

Em cada tonelada de polietileno verde produzido pela empresa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com