TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marca

Trabalho Universitário: Marca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2012  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  958 Visualizações

Página 1 de 3

1.1 INTRODUÇÃO

Tem sido muito comum a discussão sobre Gestão de Marcas atualmente nas empresas, existe pouco conhecimento sobre o assunto. Com isso, todos têm opinião, muito se fala, mas pouco se sabe sobre o assunto. Sendo assim, o nível de conhecimento sobre o tema dentro das empresas, tem sido muito desigual. A construção de uma marca em um ambiente competitivo depende da mobilização de todos os colaboradores de uma empresa. Além disso, é necessário que sejam identificados as principais alternativas para o fortalecimento das marcas da empresa.

Após a intensificação do debate sobre a importância das marcas, ocorrida nos Estados Unidos na década de 90, o termo "Brand Equity" passou a fazer parte do cotidiano das organizações. Infelizmente a compreensão do correto significado do termo e o entendimento dos recursos que formam uma marca forte ainda é privilégio de uma minoria. Para empresas que atuam em mercados competitivos, com linha de produtos diversificada ou com várias marcas, o sistema de gerência de produtos e marcas é uma das alternativas organizacionais mais bem sucedidas.

2.1 O QUE É MARCA

Produto e qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para aquisição, consumo, uso ou atenção com o intuito “de satisfazer a um a necessidade ou desejo”.

O produto é algo feito na fábrica; a marca é algo que é comprado pelo consumidor. O produto pode ser copiado pelo concorrente; a marca é única. O produto pode ficar ultrapassado rapidamente; a marca bem sucedida é eterna. A Marca também é a denominação, forma ou desenho que auxilia na identificação de um produto ou empresa.

Uma questão que aflige muitos executivos é a decisão de Sistema de Marcas. São cada vez mais frequentes dúvidas como: devo trabalhar com uma única marca ou várias, em caso de várias marcas com marcas independentes ou endossadas, qual o limite de extensão para a minha marca?

A construção de uma marca forte passa necessariamente pela definição de um posicionamento claro e diferenciado, que deverá orientar todo o processo de construção da marca.

3.1 CRIAÇÃO DE MARCAS FORTES

Marcas sustentáveis que geram um maior valor a longo prazo, tanto para a companhia, quanto para o consumidor e a sociedade.

3.1.2 CRIAR ASSOCIAÇÕES DE MARCAS CAPAZES DE:

• Definir posições de mercado,

• De persistir durante longos períodos de tempo,

• De resistir à concorrência agressiva,

• De gerar interesses a um consumidor cada vez mais saturado, incrédulo e critico.

4.1 OS DESAFIOS DA MARCA:

Antes :

Satisfação = qualidade funcional , preenchimento emocional

Hoje:

Satisfação = auto- realização resultante do processo de compra

Satisfação = rentabilização do custo dispendido/risco tomado

5.1 A GESTÃO DA MARCA

A Marca é a sua identidade perante o mercado. É o seu nome, o termo, o sinal, composto por símbolo ou desenho, uma linguagem visual que tem como objetivo identificar os seus produtos e serviços com o público que anseia por comprá-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com