TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Potencial de hidrogênio

Resenha: Potencial de hidrogênio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Resenha  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

pHmetro–

Cuidados com pHmetro – Identificando ÁCIDOS E BASES

Definição:Potencial Hidrogeniônico

"pH" é um termo que expressa a intensidade da condição ácida ou básica de um determinado meio. Representa convencionalmente a acidez ou alcalinidade de uma solução. A escala de pH vai de 1 ( ácido) até 14 ( alcalino), sendo 7 o valor considerado pH neutro.

Princípios do método - O pH é determinado por potenciometria, pela determinação da diferença de potencial entre dois eléctrodos – imersos na amostra a ser analisada, e depende da atividade dos íons de hidrogênio na solução.

Antes do uso, deve-se verificar a limpeza e determinar a sensibilidade do eléctrodo, utilizando-se soluções tampão de referência e, quando aplicável, ajustando-se o equipamento.

Soluções tampão são soluções que atenuam a variação dos valores de pH (ácido ou básico), mantendo-o aproximadamente constante, mesmo com adição de pequenas quantidades de ácidos ou bases.

Se o produto é um sólido ou semissólido, recomenda-se preparar uma solução/dispersão/suspensão aquosa da amostra em uma concentração preestabelecida e determinar o pH da mistura com o eléctrodo apropriado.Em alguns casos, a medição pode ser feita diretamente na amostra. Se o produto é uma loção, creme ou solução, recomenda-se determinar o pH diretamente sobre o meio, imergindo-se o eléctrodo diretamente nele.

Observações-1) O modelo do equipamento e os tipos de eléctrodos a serem utilizados na medição do pH devem ser estabelecidos previamente, levando-se em consideração as características físico-químicas do produto. 2) Normalmente as medidas de pH são realizadas em meio aquoso.

TIPOS DE PHMETRO -1) pHmetro de bolso - Substitui o papel pH e possui compensação automática de temperatura.

2) pHmetro portátil - Utilizado geralmente em indústrias alimentícias, farmacêuticas, químicas, açucareiras, etc. Este tipo de pHmetro é ideal para determinar o pH do material no local da medição evitando assim problemas ou erros por contaminação.

3) pHmetro digital - Mais utilizado em trabalhos de pesquisa e rotina do laboratório, o pHmetro digital possui alta precisão nos resultados.

4) Indicador universal - É uma mistura de indicadores de pH, normalmente em solução ou secos em tiras de papel absorvente, que apresentam distintas cores para cada pH de 1 a 14. Tabelas com cores padrões do produto para os pH medidos são fornecidos com as tiras.

5) pHmetro de bancada - Este tipo de medidor de ph possui 2 canais de entrada. Por ser profissional é projetado para fornecer resultados de laboratório sob condições industriais adversas.

Os usuários são orientados por meio de calibração com avisos gráficos no visor. Estes medidores de pH avançados possuem também um aviso de “Fora de Calibração”, bem como um aviso selecionável pelo usuário “Calibração Time-out “. Este medidor de pH é fornecido com um novo recurso diagnóstico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com