TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparação de soluções de líquidos sólidos e líquidos e líquidos

Projeto de pesquisa: Preparação de soluções de líquidos sólidos e líquidos e líquidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.242 Palavras (5 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM

ENGENHARIA CIVIL

ANDERSON MACHADO CRUZ

BRENO PORTELA

IANCA ELEN

KETTENEN ADRENALINA

ADRIANE

PREPARO DILUIÇÃO DE SOLUÇÕES.

SANTARÉM

2014

ANDERSON MACHADO CRUZ

BRENDO PORTELA

IANCA ELEN

KETTENEN ADRENALINA

ADRIANE

DILUIÇÃO DE SOLUÇÕES

SANTARÉM

2014

Introdução

Em Química, solução é o nome dado a dispersões cujo tamanho das moléculas dispersas é menor que 1 nanômetro ou 10 Angstroms = 1 x 10-10 m. A solução ainda pode ser caracterizada por formar um sistema homogêneo, por ser impossível separar o disperso do dispersante através de processos físicos.

As soluções são compostas por moléculas ou íons comuns. Podem envolver sólidos, líquidos ou gases como dispersantes e como dispersos. A solução também pode apresentar-se nesses três estados da matéria.

O estudo das soluções é de extrema importância para a caracterização de muitos fenômenos e processos visualizados no âmbito do laboratório ou até mesmo no cotidiano. É sabido que as soluções estão presentes de várias maneiras bem como a fundamentação de dados, com a finalidade de melhorar o desenvolvimento do conhecimento que já se tem. O estudo das soluções é capaz de evidenciar a composição e estruturas químicas dos elementos que estão presentes no universo.

Aproximadamente 90% das reações químicas acontecem com os reagentes dissolvidos em algum líquido. Muitas das coisas que consumimos também são soluções, indispensáveis para a vida. Daí a importância de entendermos algumas coisas sobre soluções, bem como o mecanismo de dissolução, fundamental em sua caracterização.

Nos últimos séculos, a química vem se tornando cada vez mais importante para nossas vidas e para o planeta, e graças a isso, foi possível a realização de experiências para a criação de novos produtos e desenvolvimento de melhores técnicas para procedimentos atuais.

Objetivos

 Demonstrar cálculos necessários para o preparo de soluções sólido – líquido e líquido – líquido

 Preparar soluções sólido – líquido (m/v) e líquido – líquido (v/v)

 Prepara uma solução diluída a partir de uma solução estoque

Material

 1 – Becker de 50 ou 100 ml

 3 – Balões volumétrico de 50 ml

 1 – Pipeta graduada de 10 ml

 Bastão de vidro

 Pisseta

 Contra gotas

Procedimentos

Para o desenvolvimento da aula pratica de diluição e soluções foram necessário dividir em três partes. A primeira parte definida como parte A, consistia na preparação da solução de HCL 1mol/L a partir de HCL concentrado, onde a densidade e do grau de pureza da solução concentrada de HCL foram encontrados no rotulo do produto comercial a parti do calculo do volume necessário de 50ml de solução 1mol/L de HCL para o preparo;

Sabendo que o acido clorídrico encontra-se no estado físico e liquido e se faz necessário o calculo utilizando a densidade que e de 1,18g/ml para que o volume necessário do preparo da solução seja descoberto como mostra o calculo a seguir:

Após a descoberta do grau da pureza do HCL sendo aproximadamente 37%, precisou-se do calculo do volume real.

Para completa o experimento foi necessário adicionar um pouco de água destilada no balão volumétrico de 50ml, em uma capela pipeta o volume calculado de HCL concentrado com pipeta graduada e transferia para o balão volumétrico e homogeneizar vedar o balão volumétrico e sobre a tampa envolver o papel toalha e agitando o balão, completa o volume do balão volumétrico com agua destilada ate a marca de aferição, veda o balão volumétrico e homogeneizar a solução e identificar a solução preparada com a substancia, sua concentração e data de preparação.

Já na segunda parte definida com parte B consiste na preparação da solução de HCL 0,1mol/L a parti de uma solução 1mol/l. Para essa preparação foi preciso calcular o volume necessário para prepara 50ml de uma solução de 0,1mol/l a parti de uma solução 1mol/l ácido clorídrico.

Após esse calculo foi necessário pipeta o volume calculado da solução estoque em pipeta graduada transferia para o balão volumétrico de 50ml, completa o volume com agua destilada ate a marca da aferição, vedar e homogeneizar a solução e identificar a solução prepara com a substancia, concentração e data de preparação.

Por fim a terceira parte conhecida também como parte C consistiu na preparação da solução de NaOH 1mol/L. o inicio dessa parte a presença do calculo da massa que e necessária para prepara 50ml de uma solução de 1mol/L de hidróxido de sódio como mostra o calculo a seguir.

Como continuidade foi verificado o grau de pureza NaOH e calculado a massa real.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com