TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparação de soluções de sólidos

Projeto de pesquisa: Preparação de soluções de sólidos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Nesta experiência trabalhamos com a preparação de soluções a partir de substâncias sólidas. Solução é o nome dado a dispersão cujo tamanho das moléculas dispersas é menor que 1 namometro. As soluções são compostas por moléculas ou íons comuns.Podem envolver sólidos,líquidos ou gases como dispersantes (chamados de solventes-existentes em maior quantidade na solução) e como disperssor (soluto).

Desenvolvimento

Nesta experiência nós preparamos 250 ml hidróxido de sódio 0,1 M.

0,1mol - L 1mol NaOH -40g NaOH=40g

x - 0,25L 0,025- x

x=0,025 mol x=1 grama

Que a partir dos valores calculados, conseguimos seguir com o processo de preparar solução NaOH 0,1 M. Pesamos em um béquer a massa de hidróxido de sódio que era de 1 grama e adicionamos cerca de 50 ml de água destilada. Com a ajuda de um bastão de vidro fomos diluindo o sólido e transferimos a solução para o balão volumétrico. E continuamos a adicionar água destilada a solução até alcançar a marca do menisco.

No procedimento seguinte foi feito o mesmo preparo só que agora foi com ácido oxálico 0,1 M (H2C2O4) que sua massa era de 1,26 gramas para usar com 100 ml. Este experimento nos pesamos a massa necessaria em um béquer e novamente dissolvemos em água destilada só que agora colocamos 10 ml. E em seguida colocamos no balão volumétrico com 100ml e acrescentamos mais água destilada até a marca do menisco.

Já no terceiro e último experimento foi realizado com ácido acético 0,1 M (CH3COOH) concentrado. Ele é praticamente o mesmo processo realizado nos anteriores, colocamos no béquer 1,42 de ácido acético e adicionamos 50ml de água destilada. Dando sequência ao processo colocamos a solução no balão volumétrico e com isso acrescentamos mais água destilada até chegar na marca do menisco. No fim dos três experimentos colocamos as soluções em galões separados com rótulos informando a solução adequada.

Conclusão

A experiência realizada teve o intuito de preparar soluções a partir dos compostos sólidos e líquidos. Fazendo assim, temos o entendimento do que é uma solução e os passos que levam a fazê-la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com