TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedades Químicas do Alcenos

Por:   •  27/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 3

1. TITULO

Propriedades químicas do alcenos, realizado dia 21/05/19.

2. OBJETIVO

Identificação de alcenos

3. RESUMO

Neste experimento realizou-se 2 testes um de Bayer e o outro de bromo com 1-ciclohexano e 2-ciclohexanona onde o teste de Bayer  obteve-se  resultado positivo com 1-ciclohexano. Já o 2-ciclohexanona obteve-se resultado positivo com o teste de bromo.

4. INTRODUÇÃO

Alcenos, alquenos ou olefinas são hidrocarbonetos que possuem cadeia aberta e ligações duplas C=C (ligação π). A presença da ligação dupla nos alcenos cíclicos e acíclicos lhes confere características químicas bem diferentes dos alcanos, tornando-os mais reativos. O termo olefina significa oleoso, pois os alcenos, ao reagirem com halogênios, geram compostos de aspecto gorduroso, do latim oleum = óleo + affinis = afinidade. Quimicamente falando, os alcenos são apolares e insolúveis em água. Em geral, os de cadeia normal de dois a quatro carbonos são gases, de cinco a dezesseis carbonos são líquidos e de dezessete carbonos em diante são sólidos, na temperatura ambiente. Enquanto os alcanos são muito comuns na natureza, os alcenos em geral são sintéticos. Apenas alguns são possíveis de se obter a partir do craqueamento do petróleo, como é o caso do eteno. Industrialmente é possível obter alcenos através da pirólise de alcanos.

[pic 2]

5. MATERIAIS E MÉTODOS

5.1 MATERIAIS UTILIZADOS

  1. Tubos de ensaio

5.2 REAGENTES UTILIZADOS

   1) Água destilada

   2) Sal KMnO4

   3) Br2/ CCl4

5.3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

TESTE DE BAYER

  1. Identificou-se os tubos de ensaio
  2. Dissolveu-se 1 mL de cada amostra e mais 4 Ml de H2O
  3. Adicionou-se 4 gotas do sal KMnO4 e agitou-se e observou-se a cor

TESDE DE BROMO

  1. Identificou-se os tubos de ensaio.
  2. Dissolveu-se 1 ml de cada amostra mais 4 ml de H20
  3. Adicionou-se 4 gotas de Br2/ CCl4 e observou-se a cor.

8. RESULTADOS E DISCUSSÕES

 Com o teste de Bayer a solução de 1-ciclohexano apresentou-se a cor roxo mostrando assim ser um ciclano e obteve-se resultado positivo.

Já a solução 2-ciclohexanona apresentou-se a cor marrom, onde um alceno reage com o permanganato de potássio, dessa forma a sua coloração, inicialmente violeta, fica incolor e há o surgimento de um precipitado marrom (MnO2).

Com o teste de bromo a solução de 1_ciclohexano apresentou-se a cor amarelo e a solução 2_ciclohexanona apresentou-se na cor incolor , As ligações duplas e triplas presentes, respectivamente, nos alquenos e alquinos são responsáveis por descorar a solução de bromo em tetracloreto de carbono, que é avermelhada. Sendo assim dando teste negativo.

8. CONCLUSÃO

Por intermédio do experimento realizado foi possível concluir a eficácia dos teste de Bayer e de Bromo para identificação. Como também na aplicação dos alcenos no eteno costuma ser utilizado como anestésico em intervenções cirúrgicas e no amadurecimento forçado de frutas verdes (essas tomam a cor natural das frutas maduras quando em contato com o gás). Preparação de polietileno, que é um dos plásticos mais importantes na indústria, usado na confecção de sacos e garrafas plásticas, brinquedos, etc. Na produção da borracha sintética, corantes, tecidos sintéticos e, até mesmo, explosivos são obtidos através de alcenos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (132.9 Kb)   docx (317 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com