TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova FQ

Por:   •  25/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

Resultados e Discussões

No primeiro procedimento, padronização da solução de nitrato de prata pelo método de Mohr, após a adição do indicador cromato de potássio (K2CrO4) a 5% na solução de cloreto de sódio, titulou-se a primeira da triplicata e gastou-se 10,2 mL de AgNO3 até o aparecimento da coloração avermelhada. Na segunda foram necessários 10,3 mL. E na terceira titulação gastou-se 10,2 ml de AgNO3 até a viragem final. O volume gasto na titulação do branco foi de 0,2 mL.

Primeiro calculou-se a molaridade da solução de NaCl com a fórmula  . Para realizar o cálculo da concentração de AgNO3 nas titulações, subtraiu-se o volume gasto na titulação do branco de cada um dos volumes gastos nas titulações e calculou-se a concentração de AgNO3 com a fórmula    .[pic 1][pic 2]

Na primeira titulação obteve-se 0,499 mol.L-1 de concentração de AgNO3 .

Na segunda, obteve-se 0,494 mol.L-1 de concentração de AgNO3.

E na última triplicada, obteve-se 0,499 mol.L-1 de concentração de AgNO3.

Após os cálculos das concentrações com a subtração do volume do branco, fez-se a média aritmética das concentrações de AgNO3, onde o resultado foi de 0,497 mol.L-1.

No segundo procedimento, determinação de cloreto em cloreto de magnésio comercial pelo método de Mohr, foi realizado também em triplicata.

Na primeira titulação gastou-se 1,2 mL da solução de AgNO3 até a viragem, na segunda titulação foram necessários 1,2 mL da solução. E na última titulação gastou-se 1,2 mL da solução.

No método de Mohr, a média foi de 1,2 mL, o desvio padrão foi zero, pois não houve variação na titulação.

No terceiro procedimento, determinação de cloreto em cloreto de magnésio comercial pelo método de Fajans, foi realizado também em triplicata.

Na primeira titulação gastou-se 2,1 mL da solução de AgNO3 até a viragem, na segunda titulação foram necessários 2,0 mL da solução. E na última titulação gastou-se 2,1 mL da solução.

No método de Fajans, a média foi de 2,06 mL, o desvio padrão foi de 0,028 para a 1ª titulação, 0,042 para a 2ª e 0,028 para a última titulação.

Como o ponto final da titulação de Mohr é observado após o aparecimento do precipitado de cromato de prata com cor avermelhado, não foi notado esse precipitado na titulação realizada como também não foi possível determinar o pH da solução. Por isso, não foi possível obter um resultado confiável.

No método de Fajans também não foi notado o precipitado e o pH também não foi medido.

 


 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com