TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática experimental: "A cor violeta que desaparece"

Por:   •  18/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  1.896 Visualizações

Página 1 de 2

Projeto PIBID em Química da UESPI

Ínicio

Apresentação

Escolas

Pibidianos

Coordenadores

Publicações

Ações

Notícias

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Prática experimental: "A cor violeta que desaparece"

Objetivo: Detectar, de modo qualitativo, evidências de ocorrência ou não de uma reação química. Aprender os conceitos envolvidos nas reações das substancias e exemplificar com experiências simples que possam ser facilmente compreendidas se ocorre uma reação e como se identificar o tipo de reação.

Materiais:

Água;

Vinagre incolor;

Água oxigenada de 10 volumes;

3 copos;

1 pílula de permanganato de potássio.

Procedimentos:

Para começar, colocou-se a água, o vinagre incolor e a água oxigenada de 10 volumes cada um em um dos três copos que você separou-se. A quantidade de água utilizada deve ser o dobro da dos outros ingredientes. Um exemplo: se utilizar 40 mL de água, use apenas 20 mL de água oxigenada e 20 mL de vinagre.

Em seguida, dissolveu-se o comprimido de permanganato de potássio dentro da água e mexa até que o líquido fique violeta e o comprimido desapareça por completo. Depois, despejou-se o vinagre dentro do copo com a água e mexa bem. Por fim, adicione a água oxigenada e mexa a mistura com uma colher. A cor violeta, aos poucos, vai deixar de existir, dando lugar a um líquido transparente.

Explicação:

As cores que enxergamos dependem muito de como os átomos se arranjam nas moléculas. Nesta experiência, é possível perceber que os mesmos átomos conseguem formar cores completamente diferentes dependendo da forma como se organizam. Na primeira experiência, uma mistura de água com permanganato de potássio, que é violeta, é misturada com vinagre e depois com água oxigenada. O resultado é completamente transparente.

Ao entrar em contato com a água, o permanganato de potássio se dissocia e forma os íons de potássio e permanganato. O primeiro é positivo e o segundo é negativo. Na hora em que o permanganato se mistura com o vinagre e com a água oxigenada, ele perde um oxigênio e vira um íon manganês, que é completamente transparente.

Primeira reação:

2MnO4- + 5H2O2 + 6H+ => 2Mn2+ + 5O2(gás) + 8H2O

Segunda reação

2MnO4- + 3H2O2 => 2MnO2 + 3O2 + 2OH- + 2H2O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com