TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PÓS-RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA – PONTO DE EBULIÇÃO E POTO DE FUSÃO

Por:   •  22/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  1.033 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE – CES

UNIDADE ACADÊMICA DE SAÚDE – UAS

BACHARELADO EM FARMÁCIA

QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL

MARCIANO LUCENA

PÓS-RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA – PONTO DE EBULIÇÃO E POTO DE FUSÃO

Arielly Samara Santos Batista – 515120111

César Augusto Costa de Medeiros – 515120522

Iara Luíza Medeiros – 515120471

Maria das Graças Medeiros Morais – 515120229

Cuité – PB

Novembro/2016


I. INTRODUÇÃO

A quantidade de substâncias existentes atualmente é incontável, sejam elas orgânicas ou inorgânicas. Com o tempo foram criadas técnicas que possibilitaram determinar algumas propriedades químicas e físicas dessas substâncias, como é o caso do ponto de fusão e do ponto de ebulição.

Define-se como ponto de fusão a temperatura necessária para acarretar a separação das forças intermoleculares da coesão entre as moléculas ou íons dando origem a uma nova forma (geralmente forma líquida). Considera-se o ponto de fusão um pouco dependente da pressão.

Ponto de ebulição seria a temperatura necessária para gerar a mudança de estado de uma substância que se apresenta no estado líquido e passa para o estado gasoso. Porém, pode ocorrer mudança dessa temperatura de acordo com a altitude do lugar, fazendo com que uma mesma substância apresente pontos de ebulição que não são iguais.

II. OBJETIVO

A aula prática tem como objetivo discutir os conceitos de ponto de fusão e ponto de ebulição, identificar se determinada substância é orgânica ou inorgânica, colocar em prática conceitos vistos anteriormente sobre práticas em laboratório. Também é objetivo, a determinação da pureza da substância de acordo a observação da sua faixa de fusão.

III. RESULTADOS E DISCUSSÃO

III.1 Ponto de fusão: é definido como a temperatura necessária para separar as forças intermoleculares de coesão entre as moléculas ou entre íons, no caso de cristais iônicos das substâncias sólidas, levando a uma nova forma, normalmente líquida. Ponto de ebulição: é a temperatura necessária para a mudança de estado de uma substância líquida para seu estado gasoso. Em altitudes diferentes, uma mesma substância apresenta pontos de ebulição diferentes. Substâncias que estabelecem ligações de hidrogênio (pontes de hidrogênio) possuem o ponto de ebulição extremamente elevado.

III.2 As forças intermoleculares são diretamente proporcionais com as propriedades físicas, ou seja, se uma substância apresenta um alto ponto de ebulição ou fusão, isto implica dizer que maiores serão essas forças intermoleculares, já que estas podem ser reconhecidas de forma que quanto maiores ou mais fortes mais difíceis de serem rompidas. No caso dos compostos orgânicos, estas forças se apresentaram maiores que nos compostos inorgânicos.

III.3 Ao observar a faixa de fusão de uma amostra podemos identificar se a amostra é pura ou é uma mistura. Se for uma faixa de fusão pequena a da amostra, significa dizer que é uma amostra pura, se a faixa de fusão for maior, trata-se de uma mistura.

III.4 O butano apresentará o ponto de ebulição mais alto. Se compararmos duas substâncias como as mesmas forças intermoleculares e mesma massa molecular, a substância que apresentar menor números de ramificações terá seu ponto de ebulição mais alto.

 I.5 Através do ponto de fusão podemos diferenciar uma substância orgânica de uma substância inorgânica. Quanto menor a faixa de fusão da substância mais pura ela é, o que significa dizer que é uma substância orgânica. Assim, a substância inorgânica apresentará um ponto de fusão mais elevado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (127.8 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com