TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAL A RELAÇÃO ENTRE O EFEITO ESTUFA E A CHUVA ÁCIDA?

Por:   •  25/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.562 Palavras (11 Páginas)  •  1.533 Visualizações

Página 1 de 11

CAPÍTULO 1 – QUAL A RELAÇÃO ENTRE O EFEITO ESTUFA E A CHUVA ÁCIDA? 

Introdução

        O petróleo pode ocasionar poluição atmosférica? Seu uso no dia a dia pode acarretar algum prejuízo ao ambiente? O resultado das queimas de carvão e de petróleo, poluem o ar, em consequência ocorrem as chuvas ácidas, os gases referente a essa queima podem ser os óxidos de nitrogênio e de enxofre, que também são responsáveis pelo efeito estufa.

        A chuva ácida ocorre nas cidades? Sim pode ocorrer! E acontecem principalmente nas regiões metropolitanas industriais em todo o mundo. Em São Paulo e Rio de Janeiro acorrem precipitações ácidas, onde a Mata Atlântica é a principal área mais afetada. Essas precipitações também estão mais propicias em cidades com grande número de automóveis.

        Como podemos  diminuir a poluição atmosférica? Reflorestando, deixando o carro em casa, reciclando o lixo. Pequenas atitudes grandes mudanças!!!

        Neste capítulo o leitor poderá aprender as formas de poluição atmosférica, como podemos ajudar a diminuir, o que o governo propõem para ajudar nessa diminuição, e entender os principais prejuízos que essa poluição traz ao meio ambiente e ao humano. Agora “vamos em frente”, pois é aprendendo que podemos ajudar a melhorar o nosso ambiente!

1.1 Efeito estufa, seus gases e consequências

        Pra começar devemos saber responder a uma pergunta simples: O que é o Efeito estufa? É um processo que impede que o esfriamento do planeta ocorra, dificultando a preservação da vida Terra.

[pic 1]

Shutterstock ID:56876197

Atualmente o avanço industrial e as ações humanas, tem acelerado a formação desse efeito, fazendo com que a cada ano a temperatura da Terra aumente cada vez mais.

1.1.1- Efeito Estufa 

        O efeito estufa pode ser cientificamente definido como no artigo de Lobato e colaboradores: “O Efeito Estufa é um processo no qual a radiação proveniente do Sol, ao ser absorvida pelos materiais ou substâncias na Terra, é convertida e emitida para a atmosfera na forma de radiação infravermelha. Alguns gases presentes na atmosfera, chamados gases estufa, podem absorver esta radiação infravermelha emitindo calor” (LOBATO, et. al., 2009)

        Quando ocorre naturalmente, o efeito estufa é muito importante para a manutenção da vida, pois mantêm a temperatura estável. Estudos mostram que sem esse efeito o planeta estaria em média 30°C mais frio. A vida terrestre só é viável devido aos gases estufa que controlam a temperatura do planeta. Porém, tudo o que temos em excesso pode ser prejudicial, assim o excesso de alguns dos gases estufa, provenientes em grande parte da queima de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão, da industrialização e das intensas atividades humanas, provocam o fenômeno chamado como “Aquecimento Global” aumentando a cima do que é considerado normal a global do planeta.

[pic 2]

  1. shutterstock 162097454

1.1.2 – Os gases do Efeito Estufa

        Entre os principais gases causadores do efeito estufa estão: CO2 (dióxido de carbono), N2O (óxido nitroso) e CH4 (metano) e o CFC (cloro- flúor–carboneto).

        

        

        No Brasil, a atividade agropecuária e a mudança no uso da terra representam mais de 70 % da emissão dos gases causadores do efeito de estufa (Brasil, 2009). A queima da vegetação natural, e o cultivo do solo, mudam a  dinâmica da matéria orgânica do solo, aumentando a emissão de CO2, CH4 e N2O para a atmosfera, causando o aumento da temperatura consequentemente as mudanças climáticas no globo.

        A grande quantidade de gases do efeito estufa emitidos por indústria e carros, impedem que o calor se dissipe, funcionando como uma camada de proteção segurando o calor na superfície, fazendo o papel realmente de uma estufa. Assim os gases emitidos em todo mundo formam uma camada que impedem que os raios solares sejam refletidos de volta para fora,  retendo o calor, consequentemente aquecendo cada vez mais o planeta.

        A quantidade desses gases na atmosfera veem aumentando no decorrer do tempo devido as ações humanas, por isso cientistas afirmam que o século passado foi o mais quente dos últimos 500 anos. Países extremamente industrializados como Estados Unidos e China, são alguns dos maiores emissores de gases de efeito estufa.

        Se o aumento da emissão de gás carbônico continuar no mesmo ritmo que nos últimos anos, a temperatura da terra aumentara de tal forma que provocara desastres incalculáveis, como inundações por exemplo, que podem ocasionar o desaparecimento das cidades litorâneos; regiões agrícolas poderão se tornar desertos, tempestades, tufões, terremotos entre outros desastres.

Você Sabia….

        O dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2) é emitido, principalmente, pelo uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) nas atividades humanas. Segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima, o CO2 é o principal “culpado” pelo aquecimento global, sendo o gás de maior emissão (aproximadamente 78%) pelos humanos.

        O gás metano (CH4) é produzido pela decomposição da matéria orgânica. É abundante em aterros sanitários, lixões e reservatórios de hidrelétricas, e também pela criação de gado (a pecuária representa 16% das emissões mundiais de gases de efeito estufa) e cultivo de arroz. Também é resultado da produção e distribuição de combustíveis fósseis (gás, petróleo e carvão). Se comparado ao CO2, também é mais perigoso: o metano é mais eficiente na captura de radiação do que o CO2. O impacto comparativo de CH4 sobre a mudança climática é mais de 20 vezes maior do que o CO2, isto é, 1 unidade de metano equivale a 20 unidades de CO2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (338.9 Kb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com