TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUimica top

Por:   •  16/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

Volumetria de precipitação, ou titulação por precipitação, é o método da volumetria no qual se utiliza substâncias químicas que reagem entre si e formam duas fases uma liquida e outra sólida e insolúvel no meio reagente, um precipitado, com isso é possível determinar quantitativamente o produto da reação, bem como, qualitativamente quando se analisa as fases separadamente. As reações de precipitação ocorrem quando certos pares de íons de carga oposta se atraem tão fortemente que formam um sólido iônico insolúvel como na reação entre o nitrato de chumbo e o iodeto de potássio, mostrado abaixo:

Pb(NO3)2(aq) + 2KI(aq)      PbI2(s) + 2KNO3(aq)[pic 2]

A seguir mostraremos na prática a titulação por precipitação acontecendo na reação mostrada anteriormente.

Palavras chaves: Volumetria de precipitação, titulação por precipitação.

  1. INTRODUÇÃO

As reações de precipitação têm muitas aplicações. Uma delas é a síntese de um composto. A estratégia é escolher soluções de partida que forneça, ao serem misturadas, um precipitado do composto desejado. Pode-se dessa forma separar o composto insolúvel e a mistura reacional por filtração. Ela também é aplicada na análise química para descobrir as substâncias presentes em uma amostra e a sua quantidade. No experimento a precipitação foi aplicada para sintetizar o iodeto de chumbo e calcular o rendimento da reação.

  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Para realização da prática de Volumetria de precipitação do dia 31/10/2015 foi necessário o uso de alguns materiais e reagentes. Tais como:

.Balão volumétrico de 100 mL;

.Béquer de 50 mL;

.Bureta de 25 mL;

.Pipeta graduada de 10 mL;

.Pipeta volumétrica de 20 mL;

.Erlenmeyer de 125 mL

.Papel filtro

.Pêra;

.Balança;

.Água.

.Iodeto de potássio KI

.Nitrato de chumbo Pb(NO3)2

Começamos preparando a solução de nitrato de chumbo Pb(NO3)2, no qual foram pesados 3,312g do mesmo em um béquer, depois foi adicionado uma quantidade pequena de água para efetuar a solubilização e transferida a solução para um balão volumétrico de 100,0 ml completando de água até o menisco.

A seguir fizemos o preparo do iodeto de potássio KI, onde foram pesados 3,32g em um béquer, adicionado um pouco água para solubilizar, transferido para um balão volumétrico de 100 ml onde foi completado de água até o menisco.

Medimos com uma pipeta volumétrica 20 ml da solução de nitrato de chumbo e transferimos para um erlernmeyer de 125 ml, pegamos a bureta de 25 ml adicionamos um pouco da solução de iodeto de potássio para fazer ambientação e após o descarte do que foi usando para ambientação adicionamos 25 ml da solução KI para iniciarmos a titulação. A titulação foi iniciada abrindo a válvula da bureta e gotejando aos poucos o iodeto de potássio no nitrato de chumbo, quando chegou na marca de ...ml foi observado o início da precipitação formando uma cor amarela, continuamos adicionando o iodeto de potássio até o mesmo chegar ao fim dos 25 ml da bureta.

Após a titulação no que resultou em um liquido de cor amarelo bem forte, passamos para fase de filtração no qual foi utilizado uma folha de papel filtro com massa de 2,056g, onde foi colocada encima de um erlenmeyer e adicionado a solução para início da filtragem, usamos um pouco de agua para que se pudesse aproveitar o máximo da solução e não restar vestígios no erlenmeyer onde a mesma estava, e para facilitar a filtração também.

Terminada a fase de filtragem o papel filtro foi posto em uma placa petri e levado para secadora, como não havia mais tempo a aula foi finalizada e voltamos ao laboratório dois dias depois para efetuar a pesagem do papel, no qual foi constatado o peso de 2,484g, sendo assim 0,428g de Pbl2 foram precipitados.

  1. DISCUSSÕES E RESULTADOS

Podemos notar que a substancia Pbl2 não é totalmente solúvel em agua, pois a mesma apresenta características de uma molécula apolar, ou seja, pouco solúvel, apresentando também uma característica marcante por seu peso e coloração fortes, considerada assim nociva ao meio ambiente devido essas características, por isso foi necessário neutralizar a mesma antes de ser descartada.

  1. CONCLUSÃO

Com este experimento podemos notar que nem toda substancia apresenta uma total solubilidade em água, no que cabe a nós a responsabilidade de tratar certos componentes, exemplo o iodeto de chumbo (PbI2) que é toxico devido ao alto teor de chumbo, com mais cuidado. O descarte indevido deste produto pode gerar grandes danos ao ser humano. Embora a reação aparente uma total solubilidade, o experimento provou totalmente o oposto, ficando assim de aprendizado para todos nós acadêmicos no curso de engenharia química.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (199.8 Kb)   docx (44.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com