TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUÍMICA GERAL

Por:   •  5/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 4

O hidrogênio é o elemento mais abundante. Cerca de 89% de todos os átomos do universo são hidrogênio. Esses átomos formaram-se nos primeiros segundos, depois do big bang, o evento que marcou o início do universo. Entretanto, existe muito pouco hidrogênio livre na terra, porque as moléculas de H2 são muitos leves e movem-se com uma velocidade medias tão altas que tendem a escapar da gravidade do nosso planeta. São necessários átomos mais pesados para ancorar os átomos de hidrogênio ao planeta na forma de compostos. A maior parte do hidrogênio da terra está na forma de água, nos oceanos ou presa no interior de minerais e argilas. Hidrogênio é também encontrado juntamente com os hidrocarbonetos que formam os combustíveis fósseis: carvão, petróleo e gás natural. É preciso energia para liberar hidrogênio desses compostos e um dos desafios para desenvolver seu potencial como combustível é produzir o gás usando menos energia do que o que pode ser obtida por sua queima.

O hidrogênio é extraído da água por eletrólise, mas esse processo exige eletricidade que tem de ser gerada. Os químicos estão buscando, atualmente, meios de usar energia solar para obter a reação de decomposição da água, a decomposição fotoquímica da água em seus elementos: Obs. nos EUA, muitos veículos já operam na base de baterias a hidrogênio e postos de abastecimento desse gás foram abertos e muitas cidades, inclusive em Washington, DC.

-Propriedades Físicas o hidrogênio é um gás insípido, incolor e inodoro. Como as moléculas de H2 são pequenas e não polares, elas só podem interagir por forças de London muito fracas. Em consequência, o hidrogênio só condensa a liquido quando resfriado em temperaturas muito baixas (20K em 1 atm).

Obs: O hidrogênio é produzido como subproduto do refino de combustíveis fósseis e pela eletrólise da agua. Ele tem baixa densidade e forças intermoleculares fracas.

-Propriedades Químicas o hidrogênio é incomum, porque pode formar um cátion (H+) e um ânion (H-). Além disso, sua eletronegatividade intermediária (2,2) permite que ele forme ligações covalentes com todos os não metais e metaloides. Como o hidrogênio forma compostos com tantos elementos, ele estará presente em muitos outros compostos que encontrarmos ao estudarmos outros elementos.

Obs: O íon hidreto tem um raio grande e é muito polarizável. Os hidretos são poderosos agentes redutores. O hidrogênio pode formar ligações hidrogênio com os pares de elétrons isolados de elementos muito eletrone gativos.

1. Sobre a reação entre Al e HCl responda a seguir:

a) Descreva a reação.

Primeiramente montamos o Equipamento usou-se uma bureta, proveta, mangueira, agua, balão volumétrico, kitasato e uma bacia. Em seguida dilui-se o ácido clorídrico (HCl) em água destilada, colou-se agua na bacia com a proveta com a boca para baixo cheio de agua e mangueira devidamente encaixada dentro da proveta e no kitasato, encaixou-se também a bureta no kitasato com auxílio de um grampo, dentro do kitasato colocou-se um pedaço de papel alumínio e na bureta o ácido clorídrico diluído. Abriu-se lentamente a torneira da bureta para que o ácido clorídrico caísse e reagisse com o alumínio liberando então gás hidrogênio H2 , e portanto diminuiu-se o volume da água que estava na proveta. Formando a seguinte reação abaixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (145.1 Kb)   docx (294.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com