TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA

Tese: QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  Tese  •  2.394 Palavras (10 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL – FACID

CURSO: BACHARELADO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

BLOCO: I PERÍODO

DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA

PROFESSOR: VICENTE GUALBER

RELATÓRIO

COMPONENTES:

BÁRBARA DE OLIVEIRA

BIANCA DE OLIVEIRA

BRUNA LOUÍSE

LARA RUANNA

NAJA MICKAELLA

NAJIDA MENDES

TERESINA, 07 DE FEVEREIRO DE 2014

INTRODUÇÃO:

O relatório a seguir, mostra o estudo das características de uma vela, assim como o estudos das reações por ela realizados. Este experimento trata-se da combustão e a ideia de mostrar que é necessário haver combustível e comburente para que ela ocorra.

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

REAÇÕES DE COMBUSTÃO

Reações de combustão são transformações que, usualmente, se processam em cadeia com transferência de energia suficiente entre as partículas para manter o curso da reação. Dentre os reagentes envolvidos o mais importante e frequente é o gás oxigênio, chamado de comburente, que ao reagir com inúmeros combustíveis (derivados de petróleo, carvão, madeira, etc), constituem um grupo de reações de combustão fundamentais para a nossa subsistência. Durante a combustão da vela ocorre uma reação de combustão entre a parafina e o oxigênio do ar. A quantidade de oxigênio no ar é aproximadamente 20% e por isso a combustão é incompleta. Nesse caso, devido à falta de oxigênio, parte do carbono não é transformada em CO2 e se forma por isso carbono (grafite). Essas partículas ficam incandescentes e provocam a cor amarelada da chama. Os produtos da combustão incompleta são C, CO, CO2 e H2O. Para simplificar o estudo da queima incompleta, costuma-se dividi-la em: combustão incompleta, com formação de monóxido de carbono, esta reação química pode ser representada pela seguinte equação: C18H38 + 37/2 O2 ----> 18 CO + 19 H2O; combustão incompleta, com formação de carbono: C18H38 + 19/2 O2 ----> 18 C + 19 H2O.

COMBUSTÃO NO COPO

As velas são compostas por parafina, esta substância é um dos produtos do fracionamento do petróleo, dizemos então que a parafina é o combustível. Já o pavio exerce a função de ser queimado para produzir fogo, portanto é a fonte de calor. E como para haver combustão é preciso um comburente, o oxigênio presente no ar exerce esse papel. Mas como ocorre a combustão dentro do copo? Este ambiente não está isolado da atmosfera? É aí que muita gente se engana! Ao colocar o copo sobre a vela, armazenamos uma porção de O2 entre o copo e o suporte. A vela permanece acesa até acabar o oxigênio existente dentro dele, a partir deste instante a vela se apaga.

2. OBJETIVOS:

O objetivo deste relatório é observar as transformações ocorrida pela vela durante o experimento, ao ser acendida e notar as variações que ocorram ao ser tampada pelo béquer .

3. MATERIAIS:

- Béquer

- Balança

- Fósforo

- Vela

- Faca

4. METODOLOGIA:

A princípio analisaram-se as características físicas e organolépticas da vela, observando sua textura lisa, seu tamanho, o aroma que não possuía e nem sabor. Depois acendeu com o auxílio do fósforo e com o passar dos segundos ela mudava gradativamente, a chama no início era amarela e no meio azul e pequena, aos poucos a chama foi aumentando e saindo uma fumaça, o amarelo escureceu e a vela passou a derreter. Ao assoprar levemente a vela a fumaça preta fica mais intensa. Passando o dedo na vela percebeu-se que a chama aumentava e a fumaça também. Ao fim dessas observações cobrimos a vela com um béquer, a chama passou a ficar avermelhada e aos poucos foi se apagando, pois o oxigênio que havia dentro do béquer foi sendo consumido na combustão. Ao retirá-lo, observou que dentro do béquer criou um vapor, devido a variação de temperatura.

5. RESULTADOS E DISCURSSÕES:

No início a vela mede sete centímetros e com o fim do resultado ela mediu seis e meio centímetros. Depois de acesa em cinco minutos há presença de fumaça e a chama é amarela e azul, em segundos a chama muda de cor que apresenta um amarelo mais escuro, e a chama são aumentados. Há um derretimento da vela, aumento da fumaça e a queima do pavil que vai mudando de branco para preto. Se tentar apaga-la há um aumento da fumaça preta. Após colocar o Becker durante dez segundos, vai aquecendo e criando um vapor e a chama fica vermelha,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com