TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUÍMICA VOCÊ GOSTA deles?

Tese: QUÍMICA VOCÊ GOSTA deles?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Tese  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

QUÍMICA

OS SEMELHANTES SE ATRAEM?

Objetivo

Analisar a solubilidade de substâncias de uso doméstico.

Descrição

A solubilidade de substâncias se dá em função de uma afinidade eletrônica existente entre as espécies em um sistema. Essa afinidade eletrônica pode ser expressa na famosa frase: "semelhante dissolve semelhante". Isso quer dizer que substâncias polares se misturam bem com substâncias polares, substâncias apolares se misturam bem com substâncias apolares e substâncias polares não se misturam com substâncias apolares. Quando os elétrons de uma molécula não estão distribuídos uniformemente, a substância é dita como polar. Um exemplo clássico é a água porque os elétrons estão mais próximos do oxigênio que do hidrogênio, pois o primeiro elemento é mais eletronegativo que o segundo. As substâncias em que os elétrons estão distribuídos igualmente por toda moléculas são ditas apolares.

Um cubo de açúcar contém muitas moléculas e elas são mantidas unidas pelas pontes de hidrogênio (imagem à esquerda). Quando um cubo de açúcar dissolve, cada molécula permanece intacta. A molécula estabelece pontes com as moléculas de água (animação piscando em vermelho) e desfaz as pontes com as outras moléculas de açúcar. Por outro lado, o sal em solução transforma-se em íons (imagem à direita), como o cátion Na+ e o ânion Cl-. A solubilidade dessas substâncias só é possível devido à afinidade eletrônica existente entre o soluto (açúcar e o sal) e o solvente (a água).

Existem basicamente dois meios de substância no que diz respeito a polaridade: polares e apolares. O termo "polar" nos dá a idéia de opostos, onde um dado ponto é negativo e o outro é positivo. Isso é resultado da diferença de contribuição na ligação entre elementos químicos diferentes. O mais eletronegativo atrai para perto de si o par de elétrons que estabelece a ligação com o outro átomo. Um exemplo de substância polar é água, considerada um solvente universal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com