TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica Testes experimentais

Tese: Quimica Testes experimentais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Tese  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 4

Lavou-se o tubo na torneira, secando-se o mesmo com papel absorvente acoplado a uma haste comprida. Repetiu-se o experimento por mais duas vezes.

Resultados e discussão

Diálise

Primeiramente montou-se o sistema como descrito no procedimento experimental. Após preencher a membrana com a solução de NaCl e amido, mergulho-se a mesma em uma proveta e em seguida realizou-se os testes apresentado na tabela2.

Tabela2: Testes experimentais realizado na diálise.

Tubos

Amostras

Lugol

AgNO3

Observações

1

1 mL de água destilada

2 gotas

-

Solução caramelo

2

1 mL de água destilada

-

2 gotas

Não ocorre reação

3

1 mL solução de amido

2 gotas

-

Coloração azul intenso

4

1mL solução NaCl

-

2 gotas

Precipitado branco

5

1mL de dialisante (após 15 min.)

2 gotas

-

Solução caramelo

6

1mL de dialisante (após 15 min.)

-

2 gotas

Precipitado branco

7

1mL de dialisante (após 30 min.)

2 gotas

-

Solução caramelo

8

1mL de dialisante (após 30 min.)

-

2 gotas

Precipitado branco

No tubo 1 com água destilada e lugol observou-se a formação de uma solução caramelo, diluída em relação à solução de lugol que possuía coloração um pouco mais escura.

No tubo 2 com água destilada e nitrato de prata observou-se que não ocorre reação, ou seja a solução fica incolor, pois apenas ocorre a diluição da solução de nitrato de prata.

No tubo 3 com amido e lugol observou-se que a solução mudou para coloração azul intenso, sendo que primeiramente a solução de lugol era caramelo. O amido é um polissacarídeo que possui as cadeias D-glicose com as uniões a-glicosidicas tais como aquelas da amilose tendendo a assumir um arranjo em hélice, este arranjo resulta em uma forma compacta da molécula de amilose, mesmo essas moléculas tendo uma massa molecular grande. Como mostra a figura 1.

Figura1: Demonstração do amido, com sua massa molecular grande

Moléculas de alto peso molecular (como a amilose e a amilopectina) podem sofrer reações de complexação, com formação de compostos coloridos. O aprisionamento do iodo dá-se no interior da hélice formada pela amilose. Como a amilopectina não apresenta estrutura helicoidal, devido à presença das ramificações, a interação com o iodo será menor, e a coloração menos intensa. Mostrado a interação na figura 2.

Figura 2: Interação do amido com a amônia

No tubo 4 com uma solução de NaCl e nitrato de prata observou-se a formação de um precipitado branco de cloreto de prata, como mostra a reação:

NaCl(aq) + AgNO3(aq) ↔ AgCl(s) + NaNO3(aq)

Após 15 minutos do procedimento de diálise realizou-se os testes para a solução contida na proveta.

No tubo 5 com 1mL do dialisante e 2 gotas de lugol observou-se uma solução caramelo, comprovando que a solução não apresentava amido.

No tubo 6 com 1mL do dialisante e 2 gotas de nitrato de prata observou-se que há formação de precipitado branco de cloreto de prata, como mostra a reação:

NaCl(aq) + AgNO3(aq) ↔ AgCl(s) + NaNO3(aq)

Após 30 minutos do processo de diálise realizou-se os testes para a solução dialisante.

No tubo 7 com 1mL de dialisante e 2 gotas de lugol observou-se uma solução caramelo, comprovando que a solução não apresentava amido. Observou-se então que após 15 e 30 minutos do processo de diálise, o amido não se difundiu através da membrana devido a seu tamanho ser superior ao tamanho dos poros da membrana permeável.

Comprovou-se que há apenas a difusão do NaCl pela membrana permeável pela precipitação do cloreto de prata no tubo 8.

Difusão e Efusão dos Gases

Para medida da velocidade de difusão dos gases realizou-se em triplicata o procedimento de medir a velocidade de difusão dos gases a partir da reação entre os vapores de amônia e acido clorídrico concentrados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com