TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Quimica Teste De Chamas

Artigo: Relatório Quimica Teste De Chamas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  1.036 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

O teste de chamas é um experimento realizado principalmente ao se estudar o conceito do modelo atômico de Rutherford-Böhr, e seus quatro postulados, que afirmam que os átomos possuem regiões especificas disponíveis para acomodar seus elétrons, que se movem de forma circular em volta do núcleo do átomo através da atração “coloumbiana”, em apenas uma órbita, e devido a isso a energia total do elétron permanece constante.

Por meio desse experimento, é possível detectar a presença de alguns íons metálicos, através do espectro eletromagnético, que é o intervalo completo da radiação eletromagnética que contém as ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, raios X, radiação gama, raios violeta e a luz visível ao olho humano. Para cada elemento, essas ondas diferem quanto ao seu comprimento, que modifica o valor da frequência, e também de qual fonte elas originam, e quais instrumentos são utilizados para que se possa captá-las, ou seja, nos mostra o elemento que através da cor da chama.

O teste de chamas é baseado no fato de que, quando certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso da chama, energia em forma de calor), alguns elétrons da camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação.

2. MATERIAIS E PROCEDIMENTOS

Materiais:

- 5 cadinhos;

- Balança de Precisão;

- Espátula para colher a substância;

- Álcool Etílico 70;

- Palito de Fosfóro;

- Amostras de sal de Cálcio, Estrôncio, Bário, Sódio e Potássio.

Procedimentos:

1º Etapa: Foi feita a pesagem das substâncias, colocando-se aproximadamente 0,5g de cada substância, em cada cadinho.

2º Etapa: Todos os cadinhos foram borrifados com o Álcool Etílico.

3º Etapa: Foi colocado fogo nos cinco cadinhos.

4º Etapa: Foram observados, entre 5 a 10 minutos, as cores das chamas, e anotado.

3. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Tabela 1: Relação das cores da chama dos elementos.

Elemento Cálcio Estrôncio Bário Sódio Potássio

Cor Avermelhado Vermelho Laranja Amarelo Lilás

Conforme consta na Tabela 1, foi identificada à chama do elemento Bário cor-de-laranja, porém na literatura consta-se da cor verde. O motivo mais plausível para tal identificação errônea seja devido ao fato de que algumas substâncias emitem a chama de sua cor característica em um intervalo de tempo muito pequeno, passando-se despercebida diante da chama resultando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com