TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Quimica 3 - Teste De Pureza

Exames: Relatório Quimica 3 - Teste De Pureza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  1.276 Palavras (6 Páginas)  •  1.244 Visualizações

Página 1 de 6

1. Introdução

O ponto de fusão define a temperatura a qual uma substância passa do estado sólido ao estado líquido. Esta temperatura é a mesma quando a substância se solidifica, ou seja, passa do estado líquido para o estado sólido. Para uma substância pura, os processos de fusão ou de solidificação ocorrem sempre a uma mesma temperatura, e esta se mantém constante durante todo o processo. Na grande maioria das misturas de duas ou mais substâncias as temperaturas de fusão não se mantêm constantes ao longo da transformação, variando do início até o final da mudança de estado. Isto é possível observar a partir da prática que será realizada, propondo o mentol e o naftaleno a certas temperaturas para observar o seu ponto de fusão, e com isso ter uma conclusão de se os reagentes testados são puros ou contém impurezas.

2. Materiais utilizados

2.1-Material

Capilar de vidro Almofariz com pistilo Termômetro Pasta térmica Aparelho de medida

2.2-Reagentes

Mentol Naftaleno

3. Metodologia

Tritura-se o mentol no almofariz com pistilo, em seguida, utilizando um capilar de vidro recolhe-se uma pequena quantidade da substancia, suficiente para a análise no aparelho de ponto de fusão. Faz-se uso da pasta térmica para lubrificar a ponta do termômetro para que o mesmo não “perca” nenhum contato com a temperatura interna do aparelho após ser inserido no mesmo, nota-se a partir de então, a temperatura que dá início ao ponto de fusão da substância, ou seja, quando a primeira gota de liquido se forma, e a temperatura em que a mesma conclui a “fusão”, quando se torna liquido. O mesmo processo foi realizado com o naftaleno, com o auxilio do capilar de vidro recolheu-se uma pequena quantidade da substancia e introduziu-se no aparelho de medida para análise da primeira e da segunda temperatura.

4. Resultados e discursões

Após realizar todo o preparo com os reagentes mentol e naftaleno para a prática, estes foram postos no aparelho de medida dentro de capilares de vidro para que fosse aferido a temperatura de fusão destes reagentes, com a ajuda do termômetro. Com a prática montada, o aparelho de medida foi ligado contendo apenas o reagente mentol por possuir um ponto de ebulição menor que o do naftaleno. À medida que a temperatura foi aumentando e chegou ao ponto de X °C foi possível ver a primeira gota líquida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com