TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica - desenolvimento da tabela periodica

Por:   •  4/3/2016  •  Resenha  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 2

O número de elementos químicos conhecidos pelo homem aumentou com os passar dos séculos, já na antiguidade eram conhecidos 9 elementos: o ouro, a prata, o cobre, o estanho, o chumbo, o mercúrio, o ferro, o carbono e o enxofre. Em particular no século XIX com da química, facilitando ainda mais a tarefa de isolar elementos dos compostos que eles fazem parte (ex: o alumínio encontrado em comumente em combinação com o oxigênio) e aumento bastante o numero de elementos conhecidos, chegando a 63 elementos por volta de 1868. Este conhecimento entretanto consistia-se separado, era necessário uma representação organizada desses elementos, os cientistas então viam-se obrigados a imaginarem gráficos, tabelas ou classificações em que os elementos ficassem reunidos em grupos com propriedades semelhantes. Sabia-se então que:

  • Átomos diferentes tinham propriedades características;
  • Algumas elementos apresentavam semelhanças entre si ;

As semelhanças existiam e por isso os cientistas buscavam apresentar algum tipo de ordem

        A IDEIA DAS TRÍADES

Criada por Johan Döbereiner em 1817, ele notou com a descoberta do bromo que este tinha semelhança com o cloro e o iodo, apresentando a ideia das tríades que tratava-se de agrupar os elementos três a três cujas características seriam parecidas. Por não ter conseguido muitas tríades sua ideia foi refutada.

        O PARAFUSO TELÚRICO

Em 1862, o francês Alexander Chancourtois apresentou um trabalho engenhoso, seria um cilindro pelo qual se traçava uma linha espiral, nela eram dispostos os elementos em ordem crescente de massa e nas linhas verticais estavam os elementos com semelhanças entre si, todavia seu trabalho era muito complexo para visualização e apresentava irregularidade na linha vertical, e incluía compostos e não só elementos.

        A LEI DAS OITAVAS

Em 1864, John A.R. Newlands colocou os elementos em ordem crescente de massas atômicas e verificou que a cada oito elementos (excluindo o hidrogênio) as propriedades se repetiam, por ser musico associou as notas musicais, por isso sua regra ficou conhecida como Lei das oitavas. Sua ideia foi ridicularizada na época mas depois foi percebido que os elementos sim apresentavam periodicidade.

        A TABELA DE MENDELEEV

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (65.6 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com