TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedades Químicas da Tabela Periódica

Por:   •  13/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

Ao longo do processo de formação da tabela periódica, grandes nomes deixaram sua marca para que hoje fosse possível conhecer tudo do que se conhece. Sabe-se que em somente três séculos, XVII ao XX, foi possível descobrir mais 98 elementos novos. Dentre os pesquisadores destacaram-se Johann W. Döbereiner, Alexander B. de Chancourtois, John A. R. Newlands, Dimitri I. Mendeleyev e Moseley.

Em 1817, o alemão Johann W. Döbereiner agrupou alguns elementos em tríadas, grupos de três elementos com propriedades semelhantes, como por exemplo o lítio, sódio e potássio. Já em 1862, o cientista francês Alexander B. de Chancourtois imaginou o agrupamento dos elementos químicos em um parafuso, conhecido como parafuso telúrico de Chancourtois, tendo como ordem suas massas atômicas, dessa forma se passarmos por uma vertical encontraremos elementos de propriedades semelhantes.

Newlands, por sua vez, em 1864, colocou os elementos químicos em ordem crescente de massas atômicas. Assim as propriedades se repetiam a cada oito elementos, o que se assemelha às notas de uma escala musical. Por fim essa regra ficou conhecida como “Lei das oitavas”.

Por fim, em 1869, Mendeleyev decidiu anotar as propriedades dos elementos químicos em cartões e os pregava na parede de seu laboratório; mudava as posições dos cartões até obter uma sequência de elementos em que se destacasse a semelhança das propriedades. O cientista verificou que havia uma periodicidade das propriedades quando colocadas em ordem crescente de suas massas atômicas, em 12 linhas.

Mendeleyev deixou algumas casas vazias, ele explicava dizendo que no futuro seriam descobertos novos elementos que preencheriam tais lugares vazios. Com o tempo sua ideia foi comprovada com a descoberta de elementos como o gálio (68); em 1879, o escândio (44); e em 1886, o germânio (72). Por tanto pode-se dizer que Mendeleyev preveu a Lei da Periodicidade que diz “Muitas propriedades físicas e químicas dos elementos variam periodicamente na sequência de suas massas atômicas.”

Moseley decidiu dispor os elementos em ordem crescente de número atômico fazendo a lei a periodicidade ganhar um novo enunciado:” Muitas propriedades físicas e químicas dos elementos variam periodicamente na sequência de seus números atômicos.” Dessa forma constituiu-se a Classificação Periódica Moderna.

Conforme tem-se o aumento do número atômico dos elementos dispostos na tabela, encontra-se propriedades que variam periodicamente. Algumas dessas propriedades são: Raio atômico, volume atômico, energia de ionização, afinidade eletrônica, eletronegatividade, eletropositividade, densidade absoluta , temperatura de fusão e temperatura de ebulição.

O raio atômico é a metade da distância entre dois núcleos de uma molécula diatômica simples. Ao descermos em um grupo, os átomos aumentam, porque os átomos têm, nesse sentido, um número crescente de camadas eletrônicas, contudo ao longo dos períodos, os átomos tornam-se menores, isso ocorre pois ao longo de um período o número de elétrons mais internos mantêm-se constante, entretanto a carga nuclear aumenta, aumentando a atração entre o núcleo e os elétrons, diminuindo o raio atômico. Os fatores que agem sobre essa propriedade são o número atômico e as camadas eletrônicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com