TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Explorando A Tabela Periodica E A Química No Cotidiano: Relato De Experiencia Em Uma Escola Estadual De Guanambi-Ba

Por:   •  17/5/2023  •  Artigo  •  3.133 Palavras (13 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

EXPLORANDO A TABELA PERIODICA E A QUÍMICA NO COTIDIANO: RELATO DE EXPERIENCIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE GUANAMBI-BA

Edneia da Silva Souto[1]

Jardene Rodrigues dos Santos[2]

Fabrício Santos Pereira[3]

Vaniele Souza Ribeiro[4]

Samaia Castro Coelho[5]

RESUMO

Neste trabalho foi utilizada, pelos iniciantes à docência, uma tabela periódica interativa, com o objetivo de abordar o conteúdo de forma dinâmica e atrativa para alunos do ensino médio, possibilitando demonstrar a função dos elementos químicos no cotidiano. Para tanto, utilizou-se uma metodologia descritiva e qualitativa, através da realização de uma oficina online, onde foi abordado o conteúdo com a utilização da tabela periódica interativa. A coleta de dados foi feita por aplicação de questionários pré e pós oficina, com a finalidade de avaliar o aprendizado dos alunos. A metodologia foi aplicada para 15 alunos do ensino médio do Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho e os resultados mostraram que o ensino do conteúdo Tabela periódica, através da realização de uma oficina, utilizando a tabela periódica interativa pode ser uma boa estratégia didática para o ensino e aprendizagem significativa desse conteúdo, possibilitando a contextualização da Química no cotidiano.

Palavras-Chave: Tabela Periódica Interativa. Contextualização Química. Oficina Online.

INTRODUÇÃO

A Química é uma disciplina considerada difícil pela maioria dos alunos do ensino médio, seja pela quantidade de símbolos ou pela irrelevância que esta apresenta na vida dos alunos, os quais não conseguem associar os conteúdos aprendidos com o cotidiano. A Tabela Periódica é um conteúdo de suma importância para o conhecimento dos elementos químicos existentes e de como estes se combinam para formar toda a matéria que conhecemos. Entretanto, na maioria das vezes, o conteúdo é ministrado priorizando-se as propriedades, os conceitos simbólicos e numéricos.

Atkins e Jones enfatizam a importância da Tabela Periódica:

A Tabela Periódica é uma das realizações mais notáveis da química porque ela ajuda a organizar o que de outra forma seria um arranjo confuso de propriedades dos elementos. (ATIKINS e JONES, 2007, p.2)

Para a compreensão da organização de propriedades dos elementos presentes na tabela periódica, acredita-se que a metodologia de ensino tem fundamental importância, uma vez que o professor ao utilizar estratégias didáticas lúdicas e/ou interativas, faz um paralelo entre elementos contidos na tabela periódica com o cotidiano dos alunos, e essa aproximação faz com que estes alunos enxerguem sua utilização na prática.

Nessa perspectiva, salienta-se a importância de se pensar em metodologias de ensino mais atrativas e contextualizadas que ultrapasse o modelo engessado e mecânico, tornando o ensino relevante, participativo e significativo. Nesse contexto, o professor tem fundamental importância na busca de estratégias didáticas que superem a memorização e tornem o ensino da Química mais significativo.

Dentre as estratégias de ensino que pode ser utilizada, a tabela periódica interativa se mostra uma alternativa interessante, pois, na medida que o aluno vai clicando sobre os elementos químicos, aparecem imagens de objetos e alimentos que tem na sua composição átomos desses elementos, que fazem parte do dia a dia do aluno, promovendo benefícios para a o ensino - aprendizagem.

Tendo em vista o exposto, neste trabalho foi realizada uma oficina online, pelos iniciantes à docência, com os alunos do ensino médio em um Colégio estadual do município de Guanambi-BA. Utilizando uma tabela periódica interativa, com o objetivo de contextualizar o conteúdo tabela periódica com o cotidiano do aluno e, com isso, contribuir no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de química.

DESENVOLVIMENTO

O aprendizado de Química costuma ser associado ao aprendizado de conceitos teóricos que nada tem relação com o dia a dia das pessoas. No que tange à tabela periódica, a abordagem do conteúdo passa pela memorização dos elementos químicos, geralmente cobrado em forma de testes, como destacado por Guerra et Al (2013):

A memorização das informações contidas na Tabela Periódica (nome e símbolos dos elementos, tendências periódicas, grupos etc.) é uma prática comum nas aulas de química do Ensino Médio. Aliada à falta de informação sobre a sua utilidade prática na vida cotidiana, o estudo desta ferramenta química tem se tornado árduo e desmotivador para alunos e professores (GUERRA et al, 2013 p. 02).

Fato também abordado nos documentos oficiais como o PCN (2002, p 34). “A memorização indiscriminada de símbolos, fórmulas e nomes de substâncias não contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades desejáveis no Ensino Médio”.  

  A falta de estímulo por parte dos alunos em aprender tabela periódica, em especial os elementos químicos, está associada a forma de como esse conteúdo é apresentado em sala de aula, sem nenhuma contextualização ou relação entre a presença desses elementos em objetos, alimentos presentes no dia a dia desses alunos, o que acaba desencadeando em uma aprendizagem puramente abstrata e enfadonha (CESAR et al, 2015).

Partindo dessa perspectiva, é importante destacar a contextualização no ensino de química como metodologia eficaz que aproxima o aluno dos fatos cotidianos, como afirma Trasse e colaboradores, (2001. p.5). “De fato, os conteúdos abordados deveriam ser apresentados aos alunos de forma que eles percebessem a correlação existente com suas vidas”. O ensino de Química precisa fazer essa ponte entre os conhecimentos dessa área e a vida dos alunos. Se os conhecimentos químicos não se aproximam do cotidiano, os estudantes não compreendem a importância que ela tem na sociedade, o quão ela está presente na vida.

Assim, como afirma Santos e Roseli 1996, apud Guerra et al, (2013):

O aluno deve adquirir conhecimento mínimo de química para poder participar com maior fundamentação na sociedade atual. Assim, o objetivo básico do ensino de química para formar o cidadão compreende a abordagem de informações químicas fundamentais que permitam ao aluno participar ativamente na sociedade. (SANTOS E ROSELI, 1996, p. 28)

Portanto, os alunos poderão compreender a aplicabilidade da Química, em especial a tabela periódica, nos segmentos da sociedade e qual a importância em situações vivenciadas no dia a dia. Ressaltado por Vasconcellos (2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (876.9 Kb)   docx (789.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com