TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica do suco artificial

Por:   •  28/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.200 Palavras (9 Páginas)  •  755 Visualizações

Página 1 de 9

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE PREPARADO SÓLIDO PARA REFRESCO

Ruskaya Christinny Araújo Santos¹ Rejâine da Silva Ribeiro¹ Dayana Rosa de Melo² Joyce Rover Rosa ² Juliana do Nascimento Gomides² Wesley da Silva Borges²

¹ Discentes do curso de Química Bacharelado ILES/ULBRA

²Orientador(es) docentes do curso de Química Bacharelado ILES/ULBRA

Email*ruskayachristinny@outlook.com

RESUMO – O Preparado sólido para refresco esta presente no cotidiano de muitas famílias brasileiras, restaurantes, escolas e fast foods. O objetivo principal da pesquisa foi conhecer a composição, descrever as características da mistura, determinação do pH, acidez titulável, ácido ascórbico e propriedades organolépticas. A metodologia utilizada baseou-se na exploratória qualitativa e quantitativa, tendo como técnicas de pesquisa a bibliográfica e a pesquisa de laboratório. Os conceitos teóricos utilizados foram sobre a química do suco artificial e informações geral ao consumidor. Os principais fatores de consumo deste produto encontrados nesta pesquisa foram: a praticidade de preparo e o baixo custo comercial. Para conservar e tornar os preparados sólidos para refresco visivelmente mais atraentes é adicionados a eles diversos aditivos químicos como: conservantes, corantes, acido cítrico, acido ascórbico, aromatizantes, espessantes, para acentuar o pseudo sabor natural. A relevância do estudo envolve o levantamento de dados das informações rotuladas  e verificar  normativas de comercialização do produto,  uma vez que, o conhecimento sobre alimentos industrializados é importante para garantir a segurança dos consumidores.

PALAVRAS-CHAVE: Ácidos. Aditivos.  Refresco artificial.

INTRODUÇÃO

A mudança no hábito alimentar da população brasileira, ocorrida nas últimas décadas, tem atraído à atenção dos órgãos reguladores e da comunidade científica. Segundo Polônio (2009) a substituição de alimentos in natura por alimentos processados vem contribuindo notavelmente para o empobrecimento da alimentação.

Os hábitos alimentares tende a ajustar ao ritmo acelerado do dia-a-dia, se tornando rápidos e práticos, decorrentes da escassez de tempo para o preparo e consumo. De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (2009) o preparado sólido para refresco estão familiarmente integrados ao dia-a-dia do consumidor brasileiro é um produto bastante acessível, em relação à sua facilidade de preparo, rendimento e preço comercial, predominantemente inferior, se comparado às bebidas prontas para o consumo, como refrigerantes.

É de extrema importância ter conhecimento sobre o que ingerimos. Ler os rótulos dos alimentos e observar suas características organolépticas é muito importante para garantirmos a qualidade do produto comprado. Diante disto questiona-se: O conteúdo das amostras investigadas no estudo corresponde com a informação disposta na embalagem e apresentam padrões de identidade coerentes com o regulamento de órgãos de fiscalização responsáveis?

Testando a hipótese de que as características dos sucos em pó industrializados variam de acordo com o método de formulação e o sabor, espera-se que a analise das características estejam de acordo com a legislação vigente e constar no rótulo do produto.

A fim de verificar a qualidade do produto o objetivo geral da pesquisa foi descrever o comportamento físico-químico do preparado solido para refresco. Especificadamente análise sensorial,  pH, acidez titulavel, composição e consultar os regulamentos dispostos pelo ministério da saúde.

 Para conservar e tornar os preparados sólidos para refresco visivelmente mais atraentes é adicionados a eles diversos aditivos químicos como: conservantes, acidulantes (derivados de ácidos) e corantes para acentuar o falso sabor natural, que, sob o ponto de vista tecnológico, são de grande importância para as indústrias, pois além de aumentarem a estabilidade dos refrescos, fornecem condições essenciais ao seu processamento e industrialização (AQUINO; PHILLIPPI, 2002).  

A importância desta pesquisa é conferir informações e características do produto, uma vez que, produtos industrializados representam risco à saúde humana, e são responsáveis pelo desenvolvimento de alergias e tolerâncias em pessoas, principalmente as que tenham organismos mais sensíveis à ingestão de determinados alimentos que contenham, em sua formulação conservante e substâncias para manter as propriedades organolépticas, como os ácidos e aditivos.  

METODOLOGIA

Para o desenvolvimento desta pesquisa foram utilizados os livros da biblioteca da unidade Instituto Luterano de Ensino Superior, bem como artigos e teses publicadas em sites confiáveis, buscando assim o respaldo teórico científico para a elaboração desta pesquisa.

 Quanto aos objetivos, a pesquisa é caracterizada como exploratória e descritiva por envolver análises, registro e interpretações dos fatos. Quanto à abordagem do problema a pesquisa é quantitativa, uma vez que o objeto de estudo envolve levantamento de dados e também qualitativa, por apresentar finalidades descritivas das propriedades físico-química das amostras.  Portanto, quanto ás técnicas e procedimentos utilizados, a pesquisa é bibliográfica, baseada na consulta de fontes secundárias relativas ao tema e o procedimento experimental é classificado como pesquisa de laboratório, onde na investigação o pesquisador manipula as variáveis e faz os seus controles.

Para objeto de estudo foram selecionadas três amostras do preparado sólido para refresco de duas marcas distintas e três sabores, sendo eles: laranja, abacaxi e limão, sendo avaliado um total de seis amostras. Os produtos são disponíveis no mercado foi adquirido no estabelecimento comercial da cidade de Goiatuba, estado de Goiás.

As análises submetidas no objetivo foram executadas a partir de referencias bibliográficas, disponível na unidade ILES/ULBRA: Química: A Matéria e suas Transformações (BRADY, 2002); Química e Reações Químicas (KOTZ, 2002); Química: um curso universitário (MAHAN, 1995); Aulas Práticas de Química (OLIVEIRA, 1993).

Para realização deste experimento utilizou-se os materiais disponíveis nos laboratórios do Instituto Luterano de Ensino Superior em Itumbiara ILES/ULBRA.

  • Equipamentos: Suporte universal; Medidor de pH; Balança analítica;
  • Materiais: 02 balão volumétrico de 100mL; 02 balão volumétrico 250mL; 02 proveta de 25mL; 02 provetas de 50mL; 02 béquer de 50mL; 02 béquer de 100mL; 01 bureta 50mL; 02 espátulas; 01 bastão de vidro; 03 erlenmeyer de 250mL; 01 pisseta com água destilada; 01 pipeta graduada de 25mL; 01 pipeta volumétrica de 10mL; 01 funil simples; 03 tubos de ensaio; Papel alumínio; copos descartáveis 50mL;
  • Reagentes: Solução padrão de I2 0,03 mol/L; Solução de amido a 1%m/v; Hidróxido de sódio 0,11M; Fenolftaleína 0,2%;

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Através da análise visual, consideramos que o soluto de ambas marcas apresentaram características coerentes com as informações dispostas na embalagem, de acordo com o sabor. A mistura apresentou-se homogênea, saturada (sem formação de corpo de fundo), todavia houve o surgimento de bolhas. Sobre as propriedades organolépticas foi desenvolvida uma pesquisa com o publico, alunos e funcionários do instituto ILES/ULBRA em Itumbiara. Todas as amostras de sucos industrializados adquiridas apresentaram cor, odor, acidez, aspecto e sabor, característicos da fruta. A aparência segundo o publico estava aceitável, classificada como boa e ótima, com viscosidade característica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (172.2 Kb)   docx (65.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com