TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica isomeria

Por:   •  22/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 5


ISOMERIA

2014

ISOMERIA

Trabalho apresentado pelo acadêmico, para fins de avaliação parcial na disciplina de Química Geral e Orgânica do Curso Superior de ...da..., sob a orientação da professora ....

2014


...

ISOMERIA

Trabalho apresentado pelo acadêmico, para fins de avaliação parcial na disciplina de Química Geral e Orgânica do Curso Superior de...., sob a orientação da professora ...

Aprovado em ................................... de ................................. de 20 .........


Prof. MSc. ...

Universidade


RESUMO

Isomeria é parte da química orgânica que estuda fenômenos onde ocorre fatos de dois ou mais compostos apresentarem a mesma forma molecular e formas estruturais diferentes. Os compostos que assim se caracterizam, são chamados de isômeros, que ainda se subdivide em Isomeria Plana e Isomeria Espacial, que verás a seguir.

Palavras chaves.: Isomeria. Isomeria Plana. Isomeria Espacial.


ABSTRACT

Isomerism is part of organic chemistry studying phenomena occurs where facts of two or more compounds exhibit the same shape and different molecular structural forms . Compounds that so characterized , are called isomers , which is still divided into Isomerism Plana and Space Isomerism , which you will see below.

Keywords .: Isomerism . Isomerism Plana. Space isomerism .


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................5

2. ISOMERIA................................................................................................................6

3. SOMERIA PLANA...................................................................................................6

4. ISOMERIA ESPACIAL.............................................................................................8

4.1 Isomeria Geométrica............................................................................................8

4.2Isomeria Ótica........................................................................................................8

4.2.1 Isomeria óptica e assimetria molecular........................................................10

5. CONCLUSÃO........................................................................................................11
REFERÊNCIA............................................................................................................12


  1. INTRODUÇÃO

O estudo dos isômeros (Iso=mesma, meros=parte) se define pelo acontecimento de compostos diferentes possuírem a mesma quantidade, e os mesmos átomos, mas apresentarem estruturas diferentes. O assunto será dividido em duas partes: plana e espacial.

  1. ISOMERIA

Na substituição de um átomo de hidrogênio do etano por um átomo de cloro, obtém-se uma substância, pois, qualquer que seja o hidrogênio substituído, a estrutura obtida será sempre a mesma:

[pic 1]

Porém, quando se substitui dois átomos de hidrogênio por dois átomos de cloro, obterá duas substâncias diferentes, pois podem ocorrer duas possibilidades:

[pic 2]

  1.   ISOMERIA PLANA

Nesse tipo de isomeria, nota-se a diferença entre os isômeros através do estudo de suas fórmulas estruturais planas. A seguir, vamos estudar os cinco casos de isomeria plana.

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

 

[pic 6][pic 7]

 


[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

Isomeria dinâmica ou tautomeria: esse é um caso particular de isomeria de função, ou seja, quando dois compostos de mesma fórmula molecular e grupos funcionais diferentes coexistem em equilíbrio dinâmico no qual um deles está continuamente se transformando no outro e vice-versa. A tautomeria ocorre somente na fase líquida, em compostos cuja molécula possui um elemento muito eletronegativo, no qual os isômeros coexistem em equilíbrio dinâmico em solução. Os principais casos de tautomeria (tautos = dois de si mesmo) envolvem compostos carbonílicos. Ao preparar uma solução de aldeído acético, uma pequena parte se transforma em etenol, o qual, por sua vez, regenera o aldeído, estabelecendo um equilíbrio químico em que o aldeído, por ser mais estável, está presente em maior concentração.

[pic 11][pic 12][pic 13]


Figura 1. A solução que contém os dois tautômeros é denominada alelotrópica, e ambos os equilíbrios são genericamente denominados cetoenólicos.[pic 14]

  1. ISOMETRIA ESPACIAL

Nesse tipo de isomeria, também chamada de estereoisomeria, a diferença entre os isômeros só é notável pela análise da fórmula estrutural espacial, também chamadas de fórmulas estereoquímicas. Estas, mostram no espaço a distribuição dos átomos constituintes das moléculas. Existem dois tipos de isomeria espacial: geométrica (cis-trans ou Z-E) e óptica.

  1. Isomeria Geométrica

Esta isomeria, chamada de cis-trans ocorre nos alcenos, hidrocarbonetos que contém uma ligação dupla, quando cada um dos átomos de carbono que se ligam pela ligação dupla tem dois ligantes diferentes. Também ocorre nos cicloalcanos, hidrocarbonetos que contém um anel carbônico, quando dois de seus átomos de carbono possui dois ligantes diferentes. Quando dois hidrogênios, um de cada carbono do etileno, são substituídos por dois átomos de cloro, formam-se duas estruturas diferentes com a mesma fórmula molecular: C2H2Cl2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (970.1 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com