TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica radiotiva

Por:   •  26/9/2015  •  Exam  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 5

1-TIPOS DE MÚSCULOS

O corpo humano possui 3 tipos de músculos: musculo esquelético, musculo liso e musculo cardíaco. Além disso, os músculos podem ser, por outro lado, classificados em voluntários e involuntários, com base no tipo de controle exercido sobre sua atividade.

As contrações dos músculos voluntários estão normalmente sob ciência do individuo. Porém, sob diversas condições, as contrações dos músculos voluntários não requerem um propósito consciente. Por exemplo, um individuo não tem que pensar na contração dos músculos envolvidos na manutenção da postura. Os músculos voluntários são controlados pela porção do sistema nervoso conhecido como sistema nervoso somático.

As contrações dos músculos involuntários não estão geralmente sob o controle do individuo. Mais propriamente governados pela porção do sistema nervoso conhecida como sistema nervoso autômato, auxiliado por hormônios e outros mecanismos.

1.1-MÚSCULO ESQUELÉTICO

São aqueles músculos, como o nome já se refere, que estão fixado no esqueleto humano. As contrações dos músculos esqueléticos exercem força nos ossos do esqueleto e logo há a geração de movimento. Assim os músculos esqueléticos são responsáveis pelo andar, mexer e entre outros.

A partir de um olhar microscópico, as células musculares esqueléticas exibem bandas transversas e alternadamente claras e escuras, dando-lhes um aspecto estriado. Por isso, os músculos são comumente chamados de músculos estriados.

Vale ressaltar que os músculos esqueléticos são os únicos músculos voluntários do corpo.

Figura 1- musculo esquelético

1.2-MUSCULO LISO

 O musculo liso recebe esse nome pois suas células não apresentam as estriações que são evidentes no esqieletco . É também chamado de musculo visceral, porque é encontrado nas paredes dos órgãos ocos e tubulares como estomago , os intestinos ,e os vasos sanguíneos

O musculo liso é um musculo involuntário e suas contrações governam movimento de materiais através dos sistemas de órgãos  do corpo

Figura 2

1.3-MUSCULO CARDÍACO

É um tipo especializado de musculo que forma a parede do coração. Ele é involuntário, como o musculo liso, e estriado, como o musculo esquelético.

Figura 3

2- DESENVOLVIMENTOS EMBRIONÁRIO DOS MÚSCULOS

Embora todos os músculos sejam formados a partir da mesoderma embrionária, os três tipos de músculos- esquelético, liso e cardíaco-  possuem leves diferenças.

2.1-MUSCULO ESQUELETICO

Com exceção dos musculos dos membros e alguns musculos da cabeça, os musculos esqueléticos desenvolvem-se dos somitos, que são massas embrionárias de células mesodérmicas. Os somitos estão localizados dorsalmente ao longo de ambos os lados do esqueleto axial. Apenas células de uma porção do somito , chamada de miotomo, diferenciam-se em células musculares.

2.2- MUSCULO LISO

Como o tubo digestivo e os órgãos do corpo formam-se no embrião as células mesodérmicas migram até eles a partir de uma fina camada que os envolve. Essas células mesodérmicas se desenvolvem no musculo liso do corpo

2.3 – MUSCULO CARDÍACO

O musculo do coração forma-se de maneira semelhante aquela dos músculos lisos. As células mesodérmicas migram para o coração primitivo e o envolvem enquanto ele ainda esta na forma tubular.

3- ANATOMIA MACROSCOPICA DOS MUSCULOS ESQUELETICOS

Quando se examina os músculos esqueléticos sem o uso de microscópio, se faz uma análise grosseira do mesmo. Assim, é possível verificar certos aspectos individuais dos músculos. Entre eles, temos: coberturas ou envoltórios  de tecido conjuntivo, fixações e a forma de cada musculo.

3.1- ENVOLTORIOS DE TECIDO CONJUNTIVO

Cada musculo é composto de numerosas células musculares individuais, chamadas de fibras musculares. As fibras musculares estão mantidas unidas por delgadas bainhas de membranas de tecido conjuntivo chamadas de fáscias. A fáscia que envolve o musculo é chamada de epmísio. A fáscia também penetra o musculo, separando as fibras musculares em feixes chamados fascículos. Esta fáscia é chamada de perimísio. Extensões muito delgadas de fáscias, chamadas de endomísio envolvem a membrana celular de cada fibra muscular.

Figura 4

3.1-FIXAÇÕES DO MUSCULO ESQUELETICO

Os músculos esqueletico é ancorado ao esqueleto por extensões do endomísio,perimíso e epimísio. Esses tecidos conjuntivos prolongam-se para além da extremidade do musculo e ou se fixam diretamente no periósseo do  osso como se observa na fixação proximal do músculo ou podem se constituir numa forte conexão fibrosa chamada tendão, que então se torna continuo com o periósteo do osso. Os tendões que assume forma de bainhas delgadas e achatadas, são chamados de aponeuroses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (111.4 Kb)   docx (81.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com