TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química Orgânica Relatório

Por:   •  8/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 5

ÍNDICE

OBJECTIVO …………………………………………………………………………. 3

FUNDAMENTO TEORICO …………………………………..…………………….. 3

MATERIAS E REAGENTES ………………...……………………………………… 3

PROCEDIMENTOS ………………………………………………………………..… 4

DISCUSSÃO DOS RESULTADOS …………………………………………………. 5

CONCLUSÃO...…….………...………….…………………………………………….7

BIBLIOGRAFIA ……………………………………………………………..……… 8

OBJECTIVO

A seguinte experiência prática tem como objectivo fazer a análise elementar qualitativa em compostos orgânicos,

FUNDAMENTO TEÓRICO

A análise qualitativa dos elementos de uma amostra desconhecida é de grande importância para sua identificação, fornecendo resultados que irão contribuir com ensaios de caracterização posteriores. Em alguns casos pode fornecer os primeiros indícios para a classificação por solubilidade e dos possíveis grupos funcionais que existem no composto.

Os elementos mais comum  encontrados nos compostos orgânicos são o carbono, o hidrogénio, o oxigénio, o nitrogénio, o enxofre e os halogénios. De acordo com o tipo de elemento que se deseja encontrar, diferentes métodos podem ser empregados.  

Para avaliar se a amostra é de natureza orgânica ou inorgânica pode ser realizado um ensaio directo que constata a presença dos elementos C e H. Neste método, a substância orgânica é queimada na presença de óxido de cobre (CuO) formando dióxido de carbono (CO2), que ao ser colocado em contacto com uma solução de hidróxido de bário (Ca(OH)2), torna a solução turva, confirmando a presença de C, enquanto que gotículas de água são formadas nas paredes do tubo, confirmado a presença de H.

Para verificar a presença de N, S e halogénios em compostos orgânicos, faz-se necessário convertê-los em substâncias inorgânicas ionizáveis, de modo que os ensaios iónicos de análise qualitativa inorgânica possam ser aplicados. O melhor procedimento para essa conversão consiste em fundir o composto orgânico com sódio metálico, este método é chamado de ensaio de Lassaigne.  

MATERIAIS E REAGENTES

  • MATERIAIS 

Tubos de ensaio;

Tubo de vidro em L;

Béquer;

Vidro relógio;

Rolhas de cortiça;

Pinças;

Bico de gás;

Funil;

Papel de filtro;

Conta gota;

Espátula metálica.  

  • REAGENTES

Sódio metálico (Na);

Óxido cúprico (CuO);

Ácido sulfanílico;

Solução de etanol;

Água;

HCl

PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAL

  • EXPERIÊNCIA 1.1-Detecção do carbono e hidrogénio

Colocou – se num tubo de ensaio seco uma mistura de aproximadamente 2,05 g da sacarose (C12H22O11)    1-2g de óxido cúprico finamente pulverizado, adaptou-se à este uma rolha com contendo um tubo dobrado de tal forma que os gases libertados fossem borbulhados abaixo da superfície da água de cal  Contida no segundo tubo de ensaio e aqueceu gradualmente o 1º tubo de ensaio.[pic 1][pic 2]

  • EXPERIÊNCIA I.1 –Fusão com Sódio metálico

Colocou-se num tubo de ensaio seco um pequeno pedaço de sódio metálico e adicionou-se nele aproximadamente 1g de ácido sulfanílico () que caiu directamente no Na sem tocar nas paredes do tubo e aqueceu-se em seguida. Deixou-se esfriar á temperatura ambiente e adicionou-se gota á gota 3ml de adicionou-se em seguida 10 ml de e filtrou-se a solução alcalina quente; os testes a seguir foram executados com a solução filtrada .[pic 3][pic 4][pic 5]

  • EXPERIÊNCIA I.1.1 – Detecção do Nitrogénio

Adicionou-se à 3 ml da solução de fusão com sódio 5 gotas de FeSO4 5%, aqueceu-se até ferver e acidificou-se a mistura com HCl 25%.

  • EXPERIÊNCIA I.1.2 – Detecção do Enxofre
  1. Adicionou-se à 2 ml da solução de fusão com Sódio algumas gotas de ácido acético diluído e em seguida algumas gotas de acetato de chumbo.
  2. Adicionou-se à 2 ml da solução de fusão com Sódio 3 gotas da solução de nitroprussiato de sódio.

DISCUSSÃO E OBSERVAÇÕES

  • EXPERIÊNCIA 1.1 - Detecção do Carbono e Hidrogénio

Ao longo da Experiência notou-se que o gás que passava pelo tubo fazia com que a água de cal borbulhasse. E Observou-se a libertação de um gás  (), através da fumaça o gás percorreu o caminho e chegou ao tubo de ensaio contendo , notou-se que o líquido borbulhou e que nas paredes do 1º tubo foram formadas pequenas gotas, o que caracteriza a formação de água, e assim a presença de;[pic 6][pic 7][pic 8]

Ao aquecer o tubo o cobre é reduzido e qualquer carbono presente é oxidado a CO2, enquanto que o hidrogênio se transforma em água, o CO2 ao borbulhar na solução de água de cal turva a solução formando inicialmente carbonato de cálcio e em seguida volta a ficar transparente ao formar bicarbonato de cálcio solúvel.

24CuO + C12H22O11  24Cu + 12CO2 + 11H2O[pic 9]

CO2 + Ca(OH)2  CaCO3 + H2O[pic 10]

CO2 + CaCO3 + H2O  Ca(HCO3)2[pic 11]

  • EXPERIÊNCIA I.1 –Fusão com Sódio metálico

Ao aquecer o Na metálico com o ácido sulfanílico houve uma fusão completa e a mistura tornou-se preta. Nesta reação os elementos presentes no composto orgânico são todos reduzidos. O nitrogênio é convertido em cianeto de sódio, o enxofre em sulfeto de sódio e o oxigênio em hidróxido de sódio.

C6H7NO3S + Na   NaCN, NaOH, Na2SCRICIÚMA, SETEMBRO DE 2010[pic 12]

Relatório apresentado ao Curso de Engenharia Química da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, solicitado na disciplina de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (171.5 Kb)   docx (556.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com