TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química na cabeça

Resenha: Química na cabeça. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Resenha  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 4

Realizou-se o Projeto Pedagógico com o título “Química na Cabeça”, executado com o auxilio dos alunos do 1º ano “C” do ensino médio da Escola pública Padre Manoel Paiva Neto, situada na Rua 10 S/N localizada no Bairro Jardim Amazonas – no município de Petrolina-Pernambuco.

Com o intuito de intervir nas dificuldades e deficiências diagnosticadas na turma proporcionou aos alunos aulas interativas e práticas tornando o ambiente escolar um espaço agradável no sentido de atrair os alunos nas aulas de Química. Além de mostrar que a Química não é uma coisa complicada, executada somente por químicos especializados e laboratórios com aparelhagem cara e sofisticada. Pelo contrário, ela está sempre presente no nosso dia-a-dia.

O presente trabalho desenvolvido teve por propósito aprimorar tanto o ensino da Química quanto o conhecimento científico de alunos que possuem dificuldades nesta disciplina devido à carência de materiais e ausência de laboratório na escola. O método para a solução do problema foi a aplicação de atividades diferenciadas no processo de ensino-aprendizagem, concatenando a teoria com a prática apoiando-se em materiais comuns no dia-a-dia dos estudantes. O uso da criatividade e a audácia de persistir ensinando a Química, através desta labuta aproximaram o aluno desta tão preciosa ciência.

Proporcionando assim a construção do conhecimento do estudante com novas metodologias de ensino. Foram desenvolvidas aulas experimentais, expositivas, paródias e dinâmica de grupo.

O Projeto foi implantado no segundo semestre do ano de 2010, sob orientação da Professora Luzanilde Oliveira Aguiar, através da disciplina Didática II e elaborado pelas alunas do 4º período do curso Licenciatura Plena em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – Campus Petrolina.

2. MATERIAS E MÉTODOS

A metodologia adotada para a confecção deste trabalho consistiu na execução das seguintes etapas:

2.1. Aplicação de diagnóstico

Visita à instituição envolvida com o projeto: onde foi feito um diagnóstico com os alunos de 1° ano “C” do ensino médio para identificar as dificuldades encontradas pelos mesmos em relação ao aprendizado da química, que compreendeu na aplicação de um questionário com dez perguntas direcionadas ao ensino de química, onde foi possível identificar o nível dos alunos quanto à disciplina. O questionário possuía cinco questões simples com assuntos já ministrado aos alunos e cinco relacionada à interpretação individual de conceitos sobre a disciplina, o livro didático utilizado e como gostariam que fossem ministradas as aulas.

2.2. 1ª Etapa

Materiais:

• Data show

• Notebook

• Pincel

• Apagador

• Giz

• Bola de bilhar

• Papel de oficio A4

• CD/ música

• Pincel

• Fio de cobre

• Baú de madeira

Metodologia

Iniciou-se a 1º etapa com uma dinâmica no ritmo musical no qual os alunos ficaram em circulo, um bauzinho passava de mão em mão com perguntas do assunto modelos atômico e frases incompletas como “o pior cego é aquele que ...”, “você foi premiado”. Quando a música pausava o aluno que estava com o baú na mão respondia, e se não soubesse passava para o grupo, os alunos participavam ativos, foi um momento descontraído e ao mesmo tempo verificou-se que os alunos tinha conhecimento prévio do conteúdo a ser posteriormente abordado. Algumas perguntas eram de múltipla escolha, alguns alunos respondiam mesmo sem saber, ao término da dinâmica o conteúdo foi apresentado em forma de slide com várias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com