TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE ESTAGIO

Por:   •  23/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.123 Palavras (21 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 21

FACULDADE PITÁGORAS BETIM

GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

RELATÓRIO TÉCNICO:

 ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANÁLISES CLÍNICAS

PHELIPE RODRIGUES COIMBRA

Betim

2º semestre de 2019

RESUMO

 

 

Análises clinicas é uma das áreas mais importantes da saúde, onde são feitos exames para que se possa ter o diagnóstico das doenças. É uma área muito ampla. Fundamental para os médicos, pois é a partir dos resultados, que eles iniciam tratamentos. O laboratório de análises clínicas apresenta papel de grande importância no setor de atendimento à saúde através da realização de ensaios que influenciam diretamente no correto diagnóstico e tratamento das doenças. O principal papel do laboratório é assegurar que os resultados sejam fiéis e consistentes com a real situação clínica dos pacientes e que estes não sejam prejudicados por quaisquer interferências no processo (Chaves, 2010). Os laboratórios de análises clínicas são fundamentados em um processo dinâmico que se inicia na coleta do espécime diagnóstico (amostra biológica obtida adequadamente para fins de diagnóstico laboratorial) e termina com a emissão de um laudo. Didaticamente, o processo pode ser dividido em três fases: pré-analítica, analítica e pós-analítica. A fase pré-analítica consiste na preparação do paciente, coleta, manipulação e armazenamento do espécime diagnóstico, antes da determinação analítica. Ou seja, engloba todas as atividades que precedem o ensaio laboratorial, dentro ou fora do laboratório de análises clínicas. A fase analítica inicia-se com a validação do sistema analítico, através do controle da qualidade interno na amplitude normal e patológica, e se encerra, quando a determinação analítica gera um resultado. Já a fase pós-analítica, inicia-se, após a geração do resultado analítico, quantitativo e/ou qualitativo, sendo finalizada, após a entrega do laudo conforme legislação vigente. Este relatório apresenta os fatores que se devem compreender na atuação do farmacêutico em análises clínicas, tais como coleta de amostras, execução de procedimentos laboratoriais e postura no local de trabalho. Ainda é mostrado como é o funcionamento de todas as tarefas cotidianas que acontecem em um laboratório de análises clínicas.

                           

SUMÁRIO

 

INTRODUÇÃO        4

LABORATÓRIO        5

Exames        5

ETAPAS        5

Fase pré-analítica        5

Tubos X coleta        6

Fase analítica        6

ATIVIDADES DESENVOLOVIDAS PELO PRECETOR        7

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO ALUNO        8

Exame hematológico (hemograma)        8

Esfregaço sanguíneo e coloração        9

Tipagem sanguínea        10

Reticulócitos        11

VHS (Velocidade de Hemossedimentação)        12

VDRL        13

PCR        14

Teste de gravidez Beta – HCG        15

Exame microscópico de urina        15

Cultura de urina e identificação da eficácia do antibiótico        16

Parasitológico de fezes        16

Dosagem de íons        17

Atividade Administrativa        18

Atividade Educativa        18

PROBLEMAS        18

RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS        19

CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

REFERÊNCIAS        21

 

INTRODUÇÃO

 

 A bioquímica é o ramo do laboratório clínico onde os métodos químicos e bioquímicos são aplicados para a identificação de uma doença. Na prática, geralmente utilizam-se, embora não exclusivamente, a pesquisa do sangue, urina e fezes devido à facilidade de obter estas amostras, porém, as análises bioquímicas também podem ser realizadas utilizando-se outros líquidos do organismo, como por exemplo, aspirados do suco gástrico e o líquido cerebrospinal.

Os testes de bioquímica clínica representam mais de um terço de todas as investigações laboratoriais de uma clínica ou de um hospital e seus resultados são usados no diagnóstico e ou no monitoramento do tratamento de doenças.

O laboratório de bioquímica, assim como qualquer outro laboratório de ensino ou pesquisa, abrange um grande número de equipamentos, materiais e reagentes utilizados com freqüência para a realização das atividades de trabalho, por isto, nesse ambiente, são inerentes vários riscos às atividades desenvolvidas, exigindo desta forma, uma atenção especial durante todos os procedimentos.

 Os exames bioquímicos passam por três fases: a pré-analítica, analítica e pós-analítica. Todas elas devem ser realizadas com o máximo de atenção para garantir a eficácia e segurança dos resultados.

 Para a determinação dos resultados de um processo bioquímico é necessário estar atento quanto aos possíveis interferentes, às condições gerais do doseamento e ao estado clínico do paciente para se concluir corretamente o resultado obtido. Existem muitos fatores que contribuem para o sucesso do controle de qualidade, entre eles podemos citar: o procedimento correto durante a coleta das amostras, pureza dos reagentes, padronização correta, aparelhagem utilizada, seleção e limpeza do material utilizado, treinamento técnico pessoal, ambiente e condições de trabalho, cálculos corretos e manutenção de um programa de controle de qualidade.

O estágio em análises clínicas tem como finalidade ampliar e aprimorar os conhecimentos sobre a área de atuação clínica, sobre como realizar as análises, o correto manuseio das informações e dos reagentes fornecidos pelos kits utilizados nos testes, e inclusive a interpretação dos resultados, que muitas vezes são associados aos sintomas clínicos para a conclusão de um diagnóstico.

LABORATÓRIO

Exames

 

Exame laboratorial são testes feitos com um pedido impresso de um médico, realizados em laboratórios de análise clínica, com o objetivo de diagnosticar, confirmar patologias ou feitos apenas para exames de rotina.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.8 Kb)   pdf (194.6 Kb)   docx (168.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com