TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO AULA EXPERIMENTAL DE TITULAÇÃO

Por:   •  15/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.453 Palavras (10 Páginas)  •  1.413 Visualizações

Página 1 de 10

RELATÓRIO AULA EXPERIMENTAL

 DE TITULAÇÃO

Disciplina: Química geral e experimental I

Passo fundo, junho de 2015

1 Introdução

         A titulação é um método usado para analisar e determinar a concentração de uma solução, por ser uma técnica volumétrica, a medição dos volumes determina a concentração de uma solução utilizando outra solução, ou seja, a quantidade desconhecida de uma substância (titulado), mediante a adição de uma quantidade conhecida de outra substância (titulante), denominada de solução padrão.

O procedimento de titulação proposto pelo professor aos alunos, realizado nas aulas práticas de laboratório, teve como finalidade verificar se a quantidade de titulado era equivalente à quantidade de titulante presente na solução, para essa análise química foi realizada a reação entre ácido-base. Pois quando tem-se uma concentração desconhecida de um ácido, é possível determinar essa quantidade através de uma quantidade de base conhecida, o mesmo acontece quando temos uma quantidade de base desconhecida.

O objetivo desse relatório é descrever, analisar e contextualizar aspectos gerais da titulação, na perspectiva de calcular e demonstrar por meio da prática experimental a importância da padronização de determinada solução, porém é possível observar que no experimento prático nem sempre se obtém um valor exato de substância como nos cálculos teóricos, mas pode ser encontrado um valor aproximado, fazendo com que se obtenha a concentração mais próxima possível.

2 Desenvolvimento

        Para a experiência foram preparadas as soluções de HCl e NaOH, logo após foi feita a padronização dos compostos de NaOH - Hidróxido de Sódio, e HCl - Ácido Clorídrico com a concentração de 0,1 mol/L-1, assim usamos uma quantia determinada de base (NaOH) para encontrar a concentração do ácido (HCl) na solução. O ponto de equivalência da reação é atingido quando o número de mols do ácido se iguala ao número de mols da base. Quando atingimos essa equivalência, ou deixamos a concentração estável, o conteúdo presente no erlenmeyer deixa de ser incolor e passa a ser rosa. Essa cor obtida deve-se ao fato da adição de fenolftaleína na solução. A fenolftaleína é um indicador ácido-base, que em meio ácido fica incolor, e em meio básico se torna rosa.

3  Materiais e reagentes

Para a solução de Hidróxido de Sódio (NaOH) foram utilizados:

-Água destilada, Hidróxido de Sódio, balança semianalítica, béquer, balão volumétrico, funil, bastão de vidro, frasco de plástico para armazenamento da solução.

Para o processo de padronização de NaOH(aq), foram utilizados:

-Solução de hidróxido de sódio, biftalato de potássio, fenolftaleína, bureta, erlenmeyer.

Para o preparo da solução de Ácido Clorídrico (HCl) foram utilizados:

- ácido clorídrico, água destilada, béquer, capela, balão volumétrico, frasco limpo para armazenamento da solução, pipeta, pera de sucção.

Para o processo de padronização de HCl(aq), foram utilizados:

-Solução de ácido clorídrico, pipeta volumétrica, fenolftaleína, bureta, erlenmeyer, solução padronizada de hidróxido de sódio (aq).

4 Métodos de Procedimento

Procedimento 2 – Solução de hidróxido de sódio (NaOH) 0,1 mol/L-1

Neste procedimento, primeiro calculou-se a massa de hidróxido de sódio necessária para preparar 100 mL de solução 0,1 mol.L-1, mediu-se em balança semianalítica diretamente num béquer a massa calculada. Logo, dissolveu-se a massa medida no mínimo de água destilada, e após transferiu-se quantitativamente a solução para um balão volumétrico de 100 mL utilizando funil e bastão de vidro na operação. Lavou-se todo o material utilizado várias vezes com porções de água destilada, e recolheu-se todo o material no balão. Acertou-se o menisco, e por fim transferiu-se a solução preparada para um frasco de plástico limpo e rotulado.

Cálculo da massa

Na = 23               40g -------- 1 mol                           4g -------- 1000mL

O = 16                    x -------- 0,1 mol                            x -------- 100mL

H = 1_                          x = 4g                                              x = 0,4g

   40 g.

Procedimento 3 – Solução de ácido clorídrico (HCl) 0,1 mol/L-1

 Verificou-se a densidade e a concentração do ácido clorídrico constante no frasco para, em seguida, calcular o volume de ácido clorídrico necessário para obter 100 mL da solução á 0,1 mol L-1. Logo, adicionou-se 20 mL de água destilada em um béquer de capacidade de 100 mL. Sob o uso da capela, pipetou-se o volume necessário de ácido clorídrico concentrado, ainda na capela adicionou-se lentamente o ácido no béquer contendo água, cuidando-se para ser nesta ordem, pois caso contrário, em grandes proporções, colocar a água no ácido, pode causar explosão, e então a solução ficou homogeneizada. Em seguida, transferiu-se o conteúdo do béquer para um balão volumétrico com capacidade de 100 mL, corrigiu-se o menisco e por fim, transferiu-se a solução para um frasco limpo e rotulado.  

Cálculo do volume

H = 1                                  36,45g -------- 1 mol                            3,645g -------- 1000mL

Cl = 35,45_                                x -------- 0,1 mol                                     x -------- 100mL

     36,45g                                       x = 3,645g                                              x = 0,3645g

Densidade: 1,18g/mL           1,18 -------- 100%                            0,4366 = 0,3645

Pureza: 37%                                x -------- 37%                                                    V

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (147.8 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com